7 frases proibidas na hora de fazer networking.
Não é bem assim: por mais que a
sinceridade e a transparência sejam obrigatórias para o sucesso
das suas relações profissionais, falar a primeira coisa que vem à cabeça pode
ser muito perigoso.
De acordo com Marcelo Derossi,
cofundador do Clube do Networking, as palavras têm um impacto decisivo sobre a reputação
de um profissional. “Toda a imagem que você construiu
perante um contato pode ir abaixo por causa de uma frase infeliz”, diz ele.
Quer evitar gafes e mal-entendidos?
Veja abaixo 7 frases que é melhor evitar na hora de fazer networking, na
opinião de Derossi e de Fabrício Barbirato, diretor executivo do IDCE
(Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos):
“Como
é mesmo o seu nome?”
Uma citação célebre do escritor e orador norte-americano Dale Carnegie (1888-1955) diz que o som mais doce do mundo para uma pessoa é o som do seu próprio nome.
Uma citação célebre do escritor e orador norte-americano Dale Carnegie (1888-1955) diz que o som mais doce do mundo para uma pessoa é o som do seu próprio nome.
Esquecer e perguntar novamente à
pessoa como ela se chama, no meio da conversa, é como passar um atestado de
distração e desinteresse na relação, afirma Derossi. Uma dica para gravar o
nome de um conhecido é repeti-lo várias vezes durante o diálogo. Além de
facilitar a memorização, esse hábito fará com que o outro se sinta mais
reconhecido e apreciado.
“Você
consegue me arranjar um emprego?”
A regra mais elementar do networking é investir continuamente nas relações profissionais, e não explorá-las pontualmente em troca de um benefício imediato para você.
A regra mais elementar do networking é investir continuamente nas relações profissionais, e não explorá-las pontualmente em troca de um benefício imediato para você.
Por isso, demonstrar que você só está
conversando com aquela pessoa porque ela pode indicá-lo para uma vaga, por
exemplo, é um certeiro tiro no pé. “Se você soar interesseiro e não trouxer
nenhuma vantagem para a outra pessoa, o contato dificilmente irá evoluir",
diz Barbirato.
“Odeio
minha empresa / meu chefe/ meus colegas”
Frases do tipo também são um péssimo cartão de visitas em sessões de networking. Quem fala mal do próprio empregador ou equipe soa intolerante e agressivo, diz Derossi.
Frases do tipo também são um péssimo cartão de visitas em sessões de networking. Quem fala mal do próprio empregador ou equipe soa intolerante e agressivo, diz Derossi.
Se a outra pessoa está pensando sobre
como seria se vocês trabalhassem juntos, aí se encerram todas as dúvidas: pela
acidez das suas críticas, ela entenderá que o seu forte não é a discrição - e
muito menos a ética.
“O
mercado está cada vez pior”
Por mais que a crise econômica enfrentada pelo país deixe pouco espaço para o entusiasmo, é bom controlar o seu pessimismo em conversas com pares do mercado.
Por mais que a crise econômica enfrentada pelo país deixe pouco espaço para o entusiasmo, é bom controlar o seu pessimismo em conversas com pares do mercado.
Isso porque pessoas que preenchem
encontros profissionais com desabafos e lamentações costumam ficar gravadas na
memória alheia com um rótulo negativo. “Se você só reclama da profissão e do
mercado, vão se lembrar de você como alguém desagradável, queixoso”, explica
Derossi.
“Você
é o máximo”
Segundo Barbirato, distribuir elogios falsos não costuma impulsionar a carreira de ninguém. Em outras palavras, se você acha que a outra pessoa será ingênua o suficiente para acreditar nas suas bajulações, talvez o ingênuo da dupla seja você.
Segundo Barbirato, distribuir elogios falsos não costuma impulsionar a carreira de ninguém. Em outras palavras, se você acha que a outra pessoa será ingênua o suficiente para acreditar nas suas bajulações, talvez o ingênuo da dupla seja você.
Ser cordial e cumprimentar o outro
pelas suas competências não é proibido, mas é sempre bom moderar o tom e ser
sincero.
“Eu
sou o máximo”
Assim como a bajulação, a vaidade tem efeitos nocivos sobre qualquer relação profissional. Ninguém gosta de pessoas narcisistas: falar apenas sobre si mesmo, descrevendo incessantemente as suas realizações, costuma afastar os outros.
Assim como a bajulação, a vaidade tem efeitos nocivos sobre qualquer relação profissional. Ninguém gosta de pessoas narcisistas: falar apenas sobre si mesmo, descrevendo incessantemente as suas realizações, costuma afastar os outros.
“É essencial ser humilde, fazer
perguntas sobre o outro, demonstrar interesse pelas competências dele”, afirma
Derossi. Afinal, o seu contato deve saber quais são as suas habilidades, mas
você também precisa conhecer as dele. Do contrário, não saberão como se ajudar
mutuamente no futuro.
“Podemos
voltar a falar de trabalho?”
Graças ao sangue latino, o brasileiro tende a valorizar muito as relações interpessoais, inclusive quando o assunto é trabalho. Assim, o networking só funciona se houver uma conexão informal e subjetiva com o outro.
Graças ao sangue latino, o brasileiro tende a valorizar muito as relações interpessoais, inclusive quando o assunto é trabalho. Assim, o networking só funciona se houver uma conexão informal e subjetiva com o outro.
Por isso, não é recomendável falar
apenas sobre temas ligados à carreira e “cortar” as digressões do outro.
Contudo, a informalidade não deve tornar o seu discurso vago. Na hora certa,
diz Derossi, será preciso falar com objetividade e clareza sobre as suas
intenções profissionais.
Exame
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