segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Por Alfredo Brites



Conheça 5 'sinais' do corpo que podem ser sintomas de câncer.

 

Por ocasião do Dia Mundial Contra o Câncer, celebrado no ultimo dia 4 deste mês de fevereiro, a American Cancer Society publicou um guia para facilitar o diagnóstico de tumores através do reconhecimento de "sinais" emitidos pelo próprio corpo. Confira:
Fadiga crônica
Um extremo cansaço que não passa mesmo depois de um repouso pode ser um sintoma importante de câncer. Em casos como leucemia, a fadiga pode acontecer bem no começo. Já os casos de câncer de cólon ou estômago podem causar perdas de sangue, o que causa o cansaço.
Perda de peso sem explicação aparente
Perder peso sem saber o motivo pode ser um dos primeiros sintomas de câncer. Tratando-se de cerca quatro quilos ou mais, o emagrecimento pode estar relacionado a câncer de pâncreas, estômago, esôfago ou pulmões.
Dor
Sensações desconfortáveis que não passam nem com tratamentos e medicamentos podem ser um sintoma para cânceres como o de ossos e o de testículos. Uma dor nas costas, por exemplo, pode significar câncer de cólon, reto ou ovários e uma dor de cabeça, pode ser um tumor no cérebro.
Febre
Alta temperatura corporal constante pode ser um sinal de câncer, mas em um estágio mais avançado, quando os tumores já estão mais espalhados. Eventualmente, todos os pacientes da doença terão febre durante o tratamento. Apesar de incomum, é possível ter febre nos estágios iniciais de câncer como leucemia e linfomas.
Mudanças na pele
Algumas mudanças na coloração da pele podem ser sintomas de câncer. Uma pele de aparência escura, avermelhada ou amarelada ao redor dos olhos podem estar relacionados à doença. Além disso, um crescimento muito rápido e excessivo de cabelo e uma coceira incessante também podem sinalizar que alvo está errado. Apesar das dicas, a American Cancer Society ressalta que todo sintoma deve ser acompanhado por um especialista e diagnosticado com exames precisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário