sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Por Alfredo Brites



Cidade eslovena quer instalar fonte de cerveja para atrair turistas.

 

Uma pequena cidade na Eslovênia está avançando no caminho de aprovar a construção de uma fonte com o objetivo de gerar diversão e, de quebra, atrair turistas. Não seria nada muito diferente se não fosse por um simples fator: a fonte não é de água, mas sim de cerveja. O projeto tem ganhado força na pequena cidade de Zalec, localizada próxima à fronteira da Croácia e da Sérvia. O município já é conhecido por suas plantações de lúpulo. Como estratégia de marketing, a iniciativa tem sido descrita como "a primeira fonte de cerveja da Europa".

A fonte - que ainda não tem previsão de abertura - deve trazer uma variedade de cervejas eslovenas ao preço de 6 euros (R$ 27) por 300 ml. Tudo servido em uma caneca comemorativa, segundo relatou o site de notícias esloveno Dnevnik e a BBC.
O maior entrave para a construção da fonte tem partido, porém, dos próprios conselheiros municipais da cidade. Isso porque a fonte custará dos cofres públicos 170 mil euros (R$ 767 mil)  - a outra metade virá de doações privadas. Os conselheiros dizem que esse dinheiro poderia ser gasto de outra forma, como em projetos para a comunidade.

Por outro lado, o prefeito da cidade, Janko Kos, defende que a fonte não sairá barata, mas que se trata de um "projeto de desenvolvimento, um projeto turístico".  Alguns dos conselheiros tentaram sabotar os planos para a fonte no conselho municipal, mas foram vencidos por dois terços de seus colegas. No entanto, ainda não se sabe quando o projeto sairá do papel.
Zalec, uma cidade de 5,1 mil habitantes, fica num vale de plantações de lúpulo na região central da Eslovênia. O lúpulo é um dos principais ingredientes da fabricação da cerveja. De um modo ou de outro, não dá para negar que a fonte seria uma homenagem certeira à cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário