quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Por Alfredo Brites



    Alimentos para evitar antes de dormir .


Ao anoitecer, o corpo vai se preparando para a fase de repouso, aumentando gradativamente a produção de melatonina (hormônio do sono) e diminuindo os processos fisiológicos, como a digestão. Por conta disso, o jantar deve ser mais leve com um intervalo de 2 a 3 horas antes de dormir, para dar tempo hábil para uma boa digestão e ao mesmo tempo não atrapalhar a qualidade do sono.
"Comidas pesadas ou gordurosas, doces e álcool em excesso são alguns dos alimentos, que consumidos à noite, podem ocasionar insônia, pesadelo, sono fragmentado, cansaço no dia seguinte, lapsos de memória, alteração de humor, falta de concentração, além de contribuir para queda da imunidade e alterações metabólicas, como o ganho de peso", alerta a nutricionista Gabriela Pimentel, especialista em Nutrição Clínica Funcional.
Para evitar problemas como estes, conheça os alimentos que prejudicam o seu sono tão precioso e procure ficar longe deles durante à noite.
Carboidratos refinados
Alimentos como pão branco, biscoitos, bolachas, arroz branco, macarrão, massas e produtos à base de farinha de trigo são bastante consumidos à noite devido à sua praticidade. "Porém, são opções que provocam um aumento de açúcar na corrente sanguínea, liberando mais energia, que não será gasta, atrapalhando o momento de relaxamento. Outros pontos negativos são o acúmulo de gordura que esses alimentos proporcionam e uma maior sensação de fome ao acordar", avisa a nutricionista Thais Bufalo Moraes, da Pronto Light.
Bebidas alcoólicas
 Descubra o que evitar para que o jantar ou o lanchinho da noite não acabem virando uma noite de insônia
"Apesar de aparentemente causar sonolência, a ingestão de álcool promove um sono de má qualidade, fragmentado e pode aumentar a ocorrência de roncos", explica a nutricionista Gabriela Pimentel. Vários estudos indicam que o álcool prejudica os estágios do ciclo de sono, principalmente, a fase REM, na qual acontecem os sonhos vívidos e o relaxamento profundo. Como consequência, você se sentirá muito cansado no dia seguinte. A dose ideal é uma taça de vinho 3 horas antes de dormir, evite exceder essa quota.
Carne Vermelha
Por ser rica em gorduras e proteínas, que fazem com que o organismo trabalhe mais para digeri-la, a carne vermelha deve ser consumida preferencialmente no almoço. Caso contrário, você ficará com sensação de estômago pesado e não terá uma boa noite de sono. Aposte nas carnes brancas, como peixe e frango.
Frituras e gorduras
Uma refeição ou lanche noturno ricos em gorduras saturadas e trans, presentes em frituras, fast food, sorvete e embutidos, podem atrapalhar o sono, pois promovem uma digestão mais lenta. Dessa forma o organismo será obrigado a permanecer em constante atividade e isso vai afetar a qualidade do sono. Sem contar que essas calorias são armazenadas no organismo sob a forma de gordura. Ou seja, dá-lhe aumento de peso.
Bebidas com cafeína
Café, refrigerante à base de cola, chá preto, chá verde e mate possuem cafeína, substância que demora apenas 20 minutos para ativar o nosso sistema nervoso e aumentar a liberação de dopamina, precursor da adrenalina e noradrenalina, que promovem dose extra de ânimo. "A cafeína é um estimulante para o nosso cérebro e pode permanecer ativa de 8 a 10 horas em nosso organismo. Por isso deve ser evitada a partir das 16 horas", aconselha a nutricionista Thais Bufalo Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário