terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Por Alfredo Brites



    Saiba o que tem no miojo que você come.

 

A preguiça de preparar um prato elaborado pode ser o convite para comer um dos alimentos campeões em concentração de sal. Enquanto o Ministério da Saúde recomenda o consumo de, no máximo, 2,4g por dia, marcas de miojo entregam entre 1,4g e 2,7g. Colocado não apenas para realçar o sabor, mas também como conservante, o sal, em excesso, pode causar problemas de pressão, retenção de líquidos e insuficiência cardíaca.
O tempero que acompanha o macarrão ainda recebe outros realçadores de sabor — o mais comum é o glutamato monossódico, extraído de algas marinhas. Além dele, o produto contém inosinato dissódico, extraído de alguns peixes. A cor fica por conta dos corantes páprica e caramelo. A receita ainda inclui farinha de arroz, caldo de legumes, tomate, beterraba e cebola em pó, farinha de milho enriquecida com ferro e alho em pó.
Ficar pronto mais rápido tem seu preço e requer diferenças na produção. Antes de ser embalado, os 80 gramas do macarrão são pré-cozidos e pré-fritos em gordura vegetal, em menos de 15 segundos. É o que garante a secagem do alimento. A massa é produzida de forma tradicional, com farinha de trigo, ovos, reguladores de acidez e as vitaminas PP, B1, B2 e B6, além do glúten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário