A moto elétrica italiana que tenta se tornar um novo ícone mundial.
Criada pela montadora italiana
Piaggio, a moto redefiniu o conceito de meio de transporte barato e estiloso
desde o seu lançamento, em 1946. E até hoje ainda é uma referência.
Não é de se espantar, portanto, que o
próximo ícone em matéria de duas rodas também venha da Itália: a Scooter
Elettrico Me, que tem muito em comum com sua antepassada de 70 anos, para além
do design arrojado.
A primeira semelhança entre a Me e a
Vespa é a natureza inovadora de seu processo de montagem. A Piaggio era uma
fabricante de aeronaves (que viu seu patrimônio prejudicado por bombardeios
precisos vindos dos Aliados), e usou seus conhecimentos sobre leveza e solidez
do alumínio para sair do formato “bicicleta motorizada” que era aplicado até
então.
Sem barulho nem poluentes
Esse material revolucionário permite
que o modelo dispense a barra horizontal que marca as outras motocicletas, o
que é bastante conveniente. O condutor também pode dirigir a roda de trás
diretamente, em vez de usar uma correia, o que simplifica o design e a
manutenção do veículo.
O motor da Me é um modelo elétrico de
1,5kW que não libera nem o odor nem o barulho – e nem os poluentes – da Vespa.
Uma bateria de íon-lítio supre a
scooter com energia suficiente para percorrer 80 quilômetros – ou até um pouco
mais no modo “recovery”. Um painel retrofuturista em LED mostra quantos
quilômetros ainda restam. Entre uma utilização e outra, a Me pode ser plugada
diretamente em uma tomada de 220V, ou ter sua bateria removida para ser
recarregada em outro lugar.
Assim como a Vespa, a Me implora para
ser customizada. A empresa por trás dela, o Me Group, está prestes a produzir
revestimentos baratos o suficiente para serem trocados de acordo com o estilo
do condutor – outra coisa que os italianos sempre souberam fazer muito bem.
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