sábado, 7 de novembro de 2015

Por Alfredo Brites



Como pegar no sono: confira 10 maneiras de dormir mais rápido.

 

Nem sempre basta fechar os olhos para conseguir dormir. A insônia costuma ser uma incômoda parceira noturna. E ficar rolando na cama enquanto os ponteiros do relógio se locomovem pode ser um momento angustiante. Mas, o segredo de como pegar no sono, muitas vezes, está em seguir alguns cuidados. 
 Se você tem alguma dificuldade para adormecer, as dicas a seguir podem fazer uma grande diferença na qualidade das suas noites. Se nada funcionar, é aconselhado procurar um profissional para entender melhor o que impede que você tenha uma noite tranquila e restauradora.

 Como pegar no sono
Confira a seguir 10 dicas para dormir mais rápido e ter uma noite agradável:
 1. Exercite-se
 Não é uma questão de se exercitar logo antes de ir dormir, mas sim incluir alguma atividade física no decorrer do dia. O exercício melhora a qualidade do sono, a saúde e ainda deixa o corpo ansioso pelo descanso.
 2. Fique longe de bebidas estimulantes
 Cafeína é conhecida por despertar o organismo, mas o álcool também pode complicar a tranquilidade durante a noite. Evite ao máximo qualquer uma dessas substâncias próximo do horário de dormir.
 3. Não force a barra com a comida
 Comer bastante causa uma certa sonolência, mas fazer isso antes de ir para a cama não é uma boa ideia pela má qualidade do sono que você vai ter. Faça refeições leves durante a noite.

4. Não vá para a cama com fome

 Se comer demais prejudica, não comer nada tem o mesmo efeito. A fome mantém o corpo alerta e não deixa você ter uma boa noite de descanso.
 5. Tome um banho
 Remover as impurezas do corpo com água quente causa uma boa sensação de bem-estar e alivia as tensões, tanto físicas quanto mentais. É um ótimo ritual para se preparar para dormir.
 6. Uma xícara de chá
 Algumas bebidas preparadas com ervas, como camomila, ou frutas, como o maracujá, ajudam a relaxar e acalmar o organismo. São ótimos para se ter por perto quando há alguma dificuldade para dormir.
 7. Relaxe
 Se banhos ou chás não são suficientes, meditação e alguns exercícios de yoga podem ajudar o corpo a começar a desligar das preocupações diurnas e entrar no modo descanso noturno.
 8. Anote o que o preocupa
 Uma espécie de diário é uma ótima ideia para quem precisa acalmar a mente e deixar as preocupações para o dia seguinte. Escreva aquilo que você tem pendente ou o que mais o perturba para pensar novamente naquilo só depois de acordar.
 9. Pro “ninho”
 Uma boa noite de sono depende de um ambiente acolhedor, aconchegante e confortável. Adapte o colchão, os travesseiros e a roupa de cama para o seu gosto para sentir-se o mais tranquilo possível ao deitar na cama.
 10. Use os sentidos
 Aromaterapia e o uso de sons para acalmar o ambiente são também ótimas alternativas para fazer você pegar no sono mais rápido. Experimente!
 Evite ao máximo o relógio
Agora que você já sabe hábitos sobre como pegar no sono mais rapidamente, é preciso evitar outras situações que podem atrapalhar a paz necessária para uma noite bem dormida. 
A American Academy of Sleep Medicine sugere que, depois de colocar a cabeça no travesseiro, você não olhe mais para o relógio. Ficar calculando quanto tempo você vai poder dormir e ansiando pelo momento de se entregar à tranquilidade não contribui para o descanso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário