quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Por Alfredo Brites





                                              TEM CRIANÇA EM CASA?



 

A cozinha é o ambiente doméstico mais temido por pais, especialmente os de crianças bem pequenas ou bebês. A preocupação não é à toa. Segundo a a OMS (Organização Mundial de Saúde), o cômodo é o local da casa com mais ocorrências de acidentes. Não existem cozinhas “blindadas”, ou à prova desses imprevistos, mas é possível torná-las mais seguras desde a sua construção para evitar acidentes domésticos com crianças.
A arquiteta Claudia Alionis, da Cactus Arquitetura, explica que os cuidados vão além da organização de objetos cortantes ou quebráveis fora do alcance dos pequenos.
“Vale levantar parte da mobília também. É bom optar por cantos e quinas mais arredondadas em toda a marcenaria da cozinha e instalar gavetas com corrediças próprias para amortecimento”, ensina.
Ainda na construção, pisos antiderrapantes ou emborrachados – este último é ainda acústico e absorve impactos –, podem entrar na lista de itens de importância.
A ausência de puxadores nas gavetas, assim como a não utilização de vidro nos móveis mais baixos, são escolhas inteligentes, e poupam até os próprios adultos de baterem com as pernas ou com os pés no móvel.
 “Como material, a madeira ainda é uma opção mais segura, apesar de os vidros estarem cada vez mais resistentes, blindados ou temperados”, diz a profissional.
A cozinha contém itens indispensáveis à casa e que são muito perigosos para as crianças, como fogões e fornos. O ideal é escolher eletrodomésticos equipados com válvulas de segurança e sistema que iniba o vazamento de gás a fim de evitar intoxicação por inalação de gás de cozinha. Se possível, instale o forno elétrico, do tipo embutido, em um local mais alto.
Para pais que não podem fazer adaptações citadas acima no cômodo, a ONG Criança Segura, que promove a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos, dá outras dicas para que as crianças frequentem a cozinha sem riscos. Confira:
1 – Fogão: use as bocas de trás e vire o cabo das panelas para o centro do fogão.
2- Fósforos e álcool: Com fogo não se brinca! Mantenha fósforos, isqueiros e álcool fora do alcance das crianças.
3- Comidas e bebidas quentes: Muitas crianças de até 14 anos atendidas em pronto-socorros são vítimas de queimaduras e escaldamentos. Comidas e bebidas quentes devem ficar longe delas.
4- Facas e objetos cortantes: Cuidado com objetos de vidro, cerâmica e facas.
5- Produtos de limpeza: Os produtos de limpeza devem estar trancados e fora do alcance das mãos dos pequenos.
6- Sacos plásticos: Para evitar riscos de sufocação, mantenha sacos plásticos guardados em locais seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário