sábado, 31 de outubro de 2015

Por Alfredo Brites



Alterações hormonais e o processo de envelhecimento.

 

 Estamos ficando mais maduros, isto é um fato! Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, havia 18 milhões de pessoas com 60 anos ou mais e em 2050 a estimativa é de 64 milhões. O processo de envelhecimento é biológico, complexo e progressivo. Ele diminui a função das nossas células e tecidos. Consequentemente, nosso corpo torna-se menos apto à reprodução e à sobrevivência. 
  Desde o século 19, tem-se tentado achar uma “fonte de eterna juventude” através do uso de hormônios. Apesar do processo de envelhecimento ter sido parcialmente decifrado e ser decorrente de uma intrincada acumulação de “defeitos bioquímicos” no organismo, algumas pessoas ainda insistem em vender a ideia de que uma “modulação hormonal” possa ser capaz de impedir que fiquemos velhos, o que não é confirmado. 
 O que pode influir no processo de envelhecimento ? 
 Alguns fatores externos podem influenciar no envelhecimento do organismo, mesmo que o último seja um processo normal. Estresse oxidativo causado por radicais livres; glicosilação não enzimática de proteínas com perda de suas propriedades; alterações no DNA e processos, que dificultam a renovação celular e, consequentemente, o funcionamento dos diferentes tecidos, podem acelerar o envelhecimento do organismo. No entanto, ainda não se sabe quais substâncias ou processos bioquímicos desencadeiam ou revertem esses processos.
 Cada pessoa tem um processo de envelhecimento diferente.



 O processo é individualizado, já que pessoas com a mesma idade cronológica podem parecer mais ou menos idosas quando comparadas entre si. Ou seja, a diminuição nos níveis de alguns hormônios é provavelmente consequência do que causa o processo de envelhecimento. Quando avaliamos um indivíduo do ponto de vista hormonal, devemos estar cientes que alterações podem ser tanto devidas à idade quanto a doenças crônicas, muito comuns á medida que o tempo avança, mesmo que assintomáticas.
  Parece simples, mas na maioria das vezes esta distinção é muito difícil de ser feita, principalmente devido á falta de estudos que definam o que é “normal” para uma determinada faixa etária.
 Alterações hormonais e o processo de envelhecimento 
 1- o único sistema hormonal em que há uma diminuição de função bem definida, abrupta e universal com o envelhecimento é no eixo hipotálamo-hipófise-ovários nas mulheres. É a famosa menopausa.
 2- a produção de hormônio do crescimento, testosterona e do hormônio adrenal DHEA diminui com a idade. Existem valores de referência definidos para as diferentes faixas etárias. Contudo, se estes valores são fisiologicamente ótimos, ainda não sabemos.
 3- alguns outros hormônios como o TSH, que estimula a tireoide, podem sofrer alteração com a idade. Mas estas alterações são menos previsíveis e os valores de referência são pouco definidos. Logo, qualquer alteração, deve ser cuidadosamente avaliada.
 4- alguns hormônios acabam aumentando ou diminuindo com a idade devido a uma diminuição ou aumento da sensibilidade dos tecidos alvos. Ou seja, trata-se apenas de um mecanismo de adaptação.
 Até aqui, podemos perceber que alterações hormonais podem acontecer com o envelhecimento, mas não são necessariamente causas deste processo. Mas a “modulação hormonal” pregada por alguns adeptos da “medicina anti-aging” pode ajudar? Pode fazer mal?
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário