segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Por Alfredo Brites



O que acontece no organismo jovem após nove dias com pouco açúcar.

 

Reduzir o açúcar da dieta pode melhorar o metabolismo, a pressão arterial e os níveis de colesterol em apenas... nove dias. É o que diz um estudo publicado recentemente no periódico científico Obesity.
O trabalho foi realizado com 43 crianças e adolescentes com idade entre 9 e 18 anos. Todos obesos e com pelo menos uma doença crônica. Os pesquisadores do hospital infantil da Universidade da Califórnia, em São Francisco, nos Estados Unidos, reduziram drasticamente o açúcar da alimentação desses voluntários, ao longo de nove dias.
Neste período, a ingestão de açúcares em geral passou de 28% para 10%.
Embora os pacientes não tenham apresentado perda de peso neste período, os pesquisadores afirmaram que a maioria das taxas associadas à saúde metabólica dos pacientes melhorou. A pressão arterial diminuiu em 5mm. Os triglicérides reduziram em 33 pontos. O LDL (colesterol ruim) caiu em 10 pontos. Os níveis de insulina foram reduzidos em um terço.
"Este estudo mostra que o efeito prejudicial do açúcar à saúde metabólica é devido à substância em si e não às suas calorias ou ao aumento de peso", afirmou o pesquisador Robert Lustig, principal autor do estudo, ao jornal britânico The Telegraph.
Apesar das evidências, os resultados foram questionados por alguns pesquisadores. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Naveed Sattar, professor de medicina metabólica na Universidade de Glasgow, na Grã-Bretanha, disse que o estudo não é convincente devido ao seu tamanho e que os resultados não foram estatisticamente controlados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário