quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Por Alfredo Brites



Na luta contra o colesterol, veja quais alimentos ajudam a combater esse mal.

 

- Na luta contra o colesterol alto, novos medicamentos estão surgindo. Entretanto, as principais novidades estão relacionadas aos alimentos. Há uma inversão de papeis. Mocinhos viram vilões e vice-versa. No cardápio, nutricionistas incorporaram mudanças substanciais, reduzindo ou substituindo alimentos que antes eram considerados saudáveis, como arroz, adoçantes, e margarinas. E introduzindo outros, outrora tidos como nocivos, especialmente o ovo.
Dietas básicas emergenciais, como a sugerida pelo Conselho Regional de Nutricionistas, são bem-vindas. Mas médicos alertam que cada caso deve ser estudado individualmente. As dietas devem ser personalizadas, embora os alimentos permitidos e vetados sejam praticamente os mesmos.
Segundo o Ministério da Saúde, a doença, associada a fatores de riscos cardiovasculares, mata 800 mil brasileiros por ano. Especialistas, porém, alertam: a alimentação adequada, aliada a exercícios, é fundamental para a eficácia no combate a um dos mais graves problemas de saúde pública, conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Nutricionistas concordam que o que não pode faltar nos pratos são hortaliças (brócolis, couve-flor, couve, espinafre, salsa, tomate, berinjela e abobrinha); frutas de baixo índice glicêmico (limão, laranja, tangerina, morango, jabuticaba, maracujá, maçã, melão, pera, abacate e coco); grãos e cereais (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico, farelo de aveia, arroz integral e quinoa); nozes e sementes (amendoas, castanha do pará, linhaça, chia, semente de girassol e de gergelim); peixes (sardinha, salmão, atum, cavala e pescada); ovos; ervas e especiarias (chás verde e preto, alho, gengibre, e cúrcuma). 
Os vilões:
Arroz, margarina e adoçantes figuravam na lista de alimentos permitidos em todas as idades. Mas hoje, integram a relação dos proibidões das dietas para evitar o aumento do colesterol.
Ovo já é tido como mocinho
Temido quando se falava em colesterol, o ovo é essencial para o fígado metabolizar e reduzir o LDL. “Coma ovo no café da manhã ou omelete no jantar, com legumes ou salada. Pesquisas atestam: moderado, o ovo não faz o colesterol subir”, diz Tamara Mazaracki.
“Carne vermelha e pele de frango devem continuar sendo evitadas”, diz a nutricionista Bruna Pinheiro.

Soneca durante o dia diminui risco de infarto, diz estudo. 


Um estudo indica que sonecas na hora do almoço diminuem a pressão sanguínea e o risco de infarto ou AVC.
De acordo com o estudo, feito por pesquisadores gregos e apresentado durante congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, dormir por meia hora ou mais durante o dia diminui o risco de ataque cardíaco em até 10%.
Cerca de 400 pessoas com pressão alta participaram da pesquisa.
"Atualmente é um luxo achar tempo para dormir no meio do dia, mas se uma pessoa tem tempo para isso e quer fazer isso, dormir por 30, 40 ou 50 minutos é provavelmente positivo", diz o autor principal do estudo, Manolis Kallistratos.
A pesquisa mostrou que as pessoas com pressão alta que tiravam sestas tinham pressão sanguínea 4% mais baixa quando acordadas e 6% mais baixa quando estavam dormindo, à noite, que a das pessoas que não tiravam sonecas.
Os pesquisadores pretendem fazer mais estudos sobre os efeitos de dormir durante o dia.

Conheça as vantagens de incluir o gengibre na alimentação. 

 


O gengibre é bastante utilizado na medicina tradicional oriental. Por ser rico em vitaminas e minerais, ele está na moda e é incluído em cada vez mais pratos e bebidas. A nutricionista Lillian Barros, autora do blog ‘Santa Melancia’, explicou à ‘New in Town’ os maiores benefícios do gengibre.
1. Em termos nutricionais, o gengibre é rico em minerais como o magnésio e o potássio e vitaminas como a B6.
2. Tem uma ação bactericida, ou seja, impede o crescimento de bactérias. O que faz desta planta um ótimo desintoxicante para o organismo.
3. Também é antioxidante, antifúngico, anti-inflamatório, analgésico e antipirético (diminui a febre).
4. Ajuda na digestão de gorduras e no tratamento de problemas gastrointestinais, como náuseas, vómitos e enjoos.
5. Ajuda a perder peso porque aumenta a temperatura corporal, o que faz com que o organismo seja obrigado “a gastar um pouco mais de energia para estabilizar o seu termostato interno de forma a manter a temperatura”, diz a blogueira.
6. Quando é utilizado em cozidos, “estimula o olfato e o paladar", o que contribui para a “diminuição do uso do sal para temperar os alimentos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário