terça-feira, 4 de agosto de 2015

Por Alfredo Brites



          CUECAS PARA COLORIR

 

Por O Dia
No País em que a crise econômica assombra por todos os lados, Nova Friburgo, na Região Serrana, faz os problemas financeiros virarem sinônimo de incentivo à criatividade. O município que abriga o maior polo de moda íntima do Brasil. Para conseguir atrair mais clientes e, assim, aumentar a produção, tem fábrica de lingerie apostando em novidades que vão desde tecido biodegradável, que demora apenas três anos para decomposição, até cueca para colorir.
Para vender, vale tudo. Até mesmo atravessar o oceano. Na fábrica especializada em peças íntimas sensuais, 40% da produção é vendida para fora do país. “Nossos principais clientes internacionais estão nos Estados Unidos e na Alemanha. O mais curioso é que eles exigem a mesma peça comercializada no Brasil, com modelos bem ousados”, explicou o gerente de vendas da Sensualle, Eric Gouveia Aguiar. Na cartela extensa de clientes da fábrica, também estão Grécia, Austrália, Reino Unido e França.
Com 25 anos de idade, a Suspiro Íntimo não economiza no quesito criatividade. De olho nas tendências do mercado, a fábrica friburguense se prepara para lançar uma cueca inspirada em livros para colorir. “Foram muitos testes até chegar à peça ideal. Apostamos que essa cueca vai cair no gosto dos homens e, principalmente, das mulheres”, aponta Paloma Loretti, estilista da fábrica. A peça, que pode ser lavada normalmente, será vendida junto com três canetas próprias para tecido.

Fisioterapia pode controlar e aliviar sintomas do bruxismo.

 O bruxismo, ato de apertar ou ranger os dentes, tem sintomas bastante desagradáveis, como fortes dores nos músculos da mastigação, pescoço e cabeça, além de alterações no sono e na saúde bucal.  Mas, de uns tempos para cá, a fisioterapia tem sido citada como forma alternativa de lidar com o problema, para relaxar a musculatura da face e melhorar os movimentos da mandíbula.

Apesar de não ter causa específica, fatores psicológicos influenciam muito no aparecimento dessa condição. E é aí que a fisioterapia entra, para aliviar a tensão muscular causada pelo ato de ranger os dentes. “A fisioterapia utiliza técnicas de massagens, auto relaxamento, luz infravermelha, T.E.N.S (método que utiliza corrente elétrica de baixa voltagem com finalidade analgésica), ultrassom ou mesmo calor com compressas quentes no local tensionado”, diz Renato Mussa, Ortodondista da Well Clinic.
Com sessões de fisioterapia desdobramentos do bruxismo – desgaste dental, retrações de gengiva, quebra de dentes, problemas periodontais, movimentações dentárias e problemas musculares e posturais – podem ser aliviados e até evitados.
No entanto, a cooperação de quem sofre com o problema também é muito importante. “Muitas vezes é necessária a mudança de hábitos e comportamentos que exigem um esforço maior do paciente. Um tratamento multidisciplinar, com fisioterapia, psicologia e odontologia, sempre exige muita confiança e vontade de se tratar”, diz Renato.
Já a acupuntura tem como objetivo buscar o equilíbrio do corpo. Para isso, são feitas aplicações de agulhas (estímulos) na pele em pontos específicos de canais energéticos. “Estudos mostram que ela diminui o nível de atividade muscular e reduz os sinais e sintomas dessa doença”, afirma Renato.

Tratamento genético pode melhorar a vida de mulheres com câncer de ovário.


O uso de um tratamento genético para administrar uma proteína que suprime o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos femininos pode melhorar a vida de mulheres com câncer recorrente de ovário, como ficou provado após testes em ratos, diz um estudo publicado nesta segunda-feira pela "PNAS", a publicação oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
Especialistas do Hospital Geral de Massachusetts conseguiram eliminar em ratos o crescimento de tumores de ovário resistentes à quimioterapia. Para isso, as cobaias receberam uma injeção com uma versão modificada de uma proteína, a MIS, imprescindível para o desenvolvimento sexual.
Apesar de nem todos os tumores submetidos aos testes, que se desenvolveram a partir de células enxertadas de pacientes, terem respondido ao tratamento, os pesquisadores também descreveram uma maneira não invasiva de examinar células cancerosas "in vitro".
"Nossas descobertas são importantes porque na atualidade não há opções terapêuticas para os cânceres de ovário recorrentes e resistentes à quimioterapia", comentou David Pepin, autor principal do estudo.
Durante o desenvolvimento embrionário, os tecidos em embriões macho secretam a proteína conhecida como Substância Inibidora de Müller (MIS) para impedir o amadurecimento do canal de Müller, que de outra maneira daria lugar a órgãos reprodutivos femininos.
Apesar de os estudos anteriores terem conseguido demonstrar que a MIS suprimia o crescimento do câncer de ovário ao ter como alvo as células-tronco do câncer que resistem à quimioterapia, não se tinha conseguido produzir, em quantidade suficiente, proteínas de alta qualidade para os testes pré-clínicos.
O estudo atual utiliza uma forma modificada do gene da MIS para gerar uma proteína de alta pureza e eficácia, que se combina com um vetor conhecido como AAV9, para fazê-la chegar à cavidade peritoneal, um lugar onde o câncer de ovário é recorrente.
A eficácia dessa versão modificada da MIS junto ao vetor AAV9 foi testada em ratos que desenvolveram tumores induzidos após o implante de células cancerosas de cinco pacientes.
O resultado foi "uma inibição significativa do crescimento dos tumores que tinham sido gerados com células de três dos cinco pacientes".
"Já que a resposta ao tratamento genético com a MIS não é a mesma para todos os pacientes, será importante analisar, em primeiro lugar, o tumor de cada um para assegurar que responderá" ao tratamento, concluiu Pepin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário