sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Por Alfredo Brites



Ação quer provar domínio público para 'Parabéns para Você'.

Um processo aberto há dois anos tenta provar que a música Happy Birthday to You ( Parabéns para você, em tradução livre) não está submissa a direitos autorais, o que pode levar a famosa canção ao domínio público após a apresentação de um novo documento.
Vários veículos da imprensa especializados como o The Hollywood Reporter publicaram que os advogados dos litigantes, entre eles, a cineasta Jennifer Nelson, apresentaram a nova evidência a um tribunal na Califórnia.
Nelson entrou em 2013 com um processo contra a Warner/Chappell Music, uma divisão da Warner Music, depois que a gravadora cobrou 1,5 mil de dólares (cerca de R$ 5.030) por propriedade intelectual de Happy Birthday to You , que usou em um documentário sobre a famosa canção de aniversário.
A conhecida música foi tirada da canção de finais do século XIX Good Morning to Al l, das irmãs Mildred J. e Patty Smith Hill.
A Warner comprou a pequena empresa que detinha os direitos de Good Morning to All , Birchtree Ltd, e arrecada cerca de 2 milhões de dólares (aproximadamente R$ 6,7 milhões) ao ano por propriedade intelectual pelo uso da famosa canção.
A evidência apresentada agora pelos litigantes é um livro de canções publicado em 1927 que contém a letra de Happy Birthday sem nenhum aviso sobre direitos autorais e que é anterior ao registro de propriedade intelectual da melodia, que foi feito em 1935. Acredita-se que a canção era de domínio público muito antes de ter sido registrada.

Bebê prematuro pode se tornar adulto ansioso no futuro.


De acordo com os pesquisadores, possíveis traumas sofridos durante o parto, períodos em  unidades de tratamento intensivo e superproteção dos pais são fatores que podem interferir na personalidade de crianças prematuras ou que nascem abaixo do peso.
Um bebê que nasce prematuro pode se tornar um adulto introvertido e neurótico, além de enfrentar mais dificuldades nos relacionamentos e na carreira. É o que diz um novo estudo publicado recentemente no periódico científico Archives of Disease in Childhood.
Estudos anteriores já haviam mostrado que crianças prematuras ou que nasceram com peso inferior a 1,5kg correm mais risco de desenvolver um comportamento autista e tendem a apresentar habilidades cognitivas mais baixas, em comparação com aqueles que nasceram no tempo correto ou com mais peso.
Agora, pesquisadores da Universidade de Warwick, na Grã-Bretanha, conseguiram mostrar a associação entre parto prematuro e traços da personalidade. No novo estudo, a personalidade de 200 jovens nascidos prematuramente ou com pouco peso foi comparada com a de outros 197 jovens nascidos no período normal.
Os resultados mostraram que aqueles nascidos prematuramente ou com pouco peso tiveram uma pontuação significativamente mais elevada para os traços de personalidade que indicam tendência a um estado emocional negativo e introversão. Eles também foram mais propensos a relatar níveis mais elevados de comportamentos do espectro autista.
De acordo com os pesquisadores, os traços na personalidade demonstram que, em geral, são pessoas que tendem a se preocupar facilmente, são menos engajadas socialmente, menos interessadas em assumir riscos e com dificuldades de comunicação.
O estudo também descobriu que os pais de crianças prematuras tendem a ser mais ansiosos e preocupados com a criação dos filhos, o que também pode afetar sua personalidade. De acordo com Wolke, analisar estes padrões é importante para garantir que crianças prematuras possam viver a vida plenamente.

Mentes brilhantes são sarcásticas, define estudo.


Gregory House, interpretado pelo ator Hugh Laurie, é um médico sarcástico e bastante criativo para fazer diagnósticos e curar doenças na série americana de televisão "House".
O sarcástico escritor inglês Oscar Wilde (1854-1900) costumava dizer que "sua ironia era perdida com os estúpidos". Um estudo científico comprovou a intuição de Wilde. Segundo a pesquisa do Insead (escola francesa especializada em negócios; uma das mais importantes do mundo nesta área), pessoas sarcásticas são até três vezes mais inteligentes e criativas que aquelas que fazem e recebem comentários diretos e sinceros.
Publicada no periódico Organizational Behavior and Human Decision Processes, a análise revela que o sarcasmo pode ser considerado bastante saudável, pois fazer e entender comentários desse tipo exige que o cérebro faça uma busca por pensamentos abstratos e subjetivos, ação que contribui para o aumento da criatividade.
"Forma superior de pensamento" - Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores realizaram diversas experiências com 300 homens e mulheres. Em uma delas, foram exibidos comentários sarcásticos ou sinceros para os participantes. Depois, cada um deles foi submetido a um teste psicológico para medir a criatividade. Nessa etapa, os componentes da pesquisa visualizaram fotos de uma vela, de uma caixa de pregos e de uma caixa de fósforos. Os objetos estavam em uma mesa ao lado de uma parede.
O desafio dessa fase era o seguinte: os participantes deveriam encontrar uma maneira de prender a vela na parede sem que a cera pingasse na mesa quando o objeto estivesse queimando. A solução para o enigma era esvaziar a caixa de pregos, fixá-la na parede, colocando a vela dentro do caixote. Para os pesquisadores, esse teste exigia muita criatividade, já que é preciso ver além dos instrumentos, ou seja, visualizar outros meios de usá-los que não sejam pela função primária dos itens.
Os resultados mostraram que 75% dos participantes que foram alvo de comentários sarcásticos (e entenderam as observações) encontraram a solução correta para o enigma. Mas apenas 25% daqueles expostos a pontos de vista sinceros acertaram o desafio. Além disso, 64% dos componentes que fizeram observações com sarcasmo também conseguiram acertar.
Para Li Huang, líder do estudo e professora de comportamento organizacional do Insead, "o sarcasmo pode estimular a criatividade, a concepção de ideias e a forma de solucionar problemas. Descobrimos que ele certamente catalisa uma maneira superior de pensamento."
Diversos estudos comprovam que o senso de humor é uma forma de o cérebro resolver situações complexas e paradoxais de maneira inusitada, estimulando a inteligência. Entre as diversas formas de humor estão a ironia e o sarcasmo. De acordo com os pesquisadores franceses, o sarcasmo é um tipo de ironia que permite com que o cérebro se exercite, já que, para entender as declarações, é preciso compreender observações paradoxais, estimulando o pensamento abstrato e a capacidade criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário