quinta-feira, 9 de julho de 2015

Por Alfredo Brites



      Alimentos que envelhecem corpo e pele.



Os alimentos poder ser grandes aliados da saúde. Mas, quando se faz a opção errada, eles podem acelerar o processo de envelhecimento do corpo e fazer com que o organismo não funcione bem como deveria. De quebra, esses problemas são sentidos literalmente na pele, que perde o viço, fica oleosa e com rugas.
Veja alimentos fazem mal ao corpo e procure não fazer do consumo deles um hábito:
Doces
Um pouco de açúcar por dia não vai fazer ninguém envelhecer, mas o hábito de comer muito açúcar, seja em bebidas ou em doces (como aquele brigadeiro de todo dia), é danoso para o corpo e para a pele.
Álcool
Sabe aquela história de que beber uma taça de vinho tinto por dia ajuda a preservar a saúde e vitalidade do coração, prolongando a vida? Procede, mas se você desejar seguir essa recomendação, basta uma taça de vinho, já que não é o álcool contido nele que vai fazer esse processo, e sim o resveratrol, que é o composto que dá a cor para as uvas, além de outros.
Beber álcool em excesso intoxica o fígado, que, por sua vez, tem de trabalhar exaustivamente para metabolizar a substância química sem afetar o resto do corpo.
Gordura
É necessário saber que ninguém vive sem gordura, já que em quantidades certas ela é fundamental para o funcionamento do corpo. Em excesso – principalmente as saturadas - porém, acaba aumentando o colesterol ruim do corpo e se depositando nas artérias. Com isso, o coração sofre ao ter de trabalhar mais para compensar e os problemas cardiovasculares aparecem.
Alimentos processados
Quanto mais alimentos naturais, melhor. Quando a pessoa opta por ingerir alimentos industrializados, como embutidos, o corpo reclama. No começo, silenciosamente. Com a insistência na alimentação errada, aparece a hipertensão, os problemas renais e cardiovasculares. Isso acontece porque eles são carregados de conservantes nocivos à saúde, que podem causar inflamação que envelhecem o corpo e a pele.
Muito sal ou sódio
Uma pessoa poderá dizer que não coloca muito sal na comida, mas é preciso observar também o sódio contido nos alimentos industrializados. Apesar do gosto doce, um biscoito recheado carrega muito sódio. Esse sódio é usado não para salgar, mas para conservar o alimento. Refrigerantes também podem conter sódio, daí a importância sempre de ler rótulos.
Para uma boa saúde, melhor seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde: ingerir até máximo 2000 mg de sódio por dia, o que equivale a 5 gramas de sal (aproximadamente uma colher de chá). Mas cuidado: nada de parar completamente de comer sal. Na quantidade certa ele é importante para o equilíbrio eletrolítico corporal.
Por iG

Internet vicia! Excesso pode causar doenças e depressão.

Você não larga o celular, tecla enquanto dirige ou caminha, fica ansioso quando não pode acessar a rede social e bota a mão no bolso achando que o aparelho vibrou, quando na verdade nada aconteceu? Cuidado, você pode estar viciado em internet. Parece brincadeira, mas o uso excessivo da web pode resultar em doenças graves como depressão , cada vez mais comum.
O chamado estresse digital indica falta de habilidade em lidar com as pressões do cotidiano atual, como a "obrigatoriedade" em estar sempre conectado e de saber logo sobre tudo que se passa no mundo. “Somos bombardeados de novidades e de pressões para usar a internet o tempo todo. Já chegamos em um nível em que um mundo sem internet parece impossível. Mas o problema é quando a falta da web passa a gerar sofrimento intenso”, afirma o médico Hewdy Lobo, psiquiatra do Hospital Lacan.
Sentar à frente de uma tela de computador por cinco horas diárias pode aumentar drasticamente o risco de depressão e insônia, segundo uma nova pesquisa realizada na Chiba Univertsity, no Japão. Estudos anteriores davam conta que o uso excessivo da rede causava sintomas como dor de cabeça, olhos embaralhados e dor nas costas. Mas o novo estudo mostra que há efeitos complicadores para a saúde mental também.
Segundo a mostra, que durou três anos com 25 mil trabalhadores, a maioria reclamou de se sentir depressivo, ansioso e relutante em acordar e ir trabalhar de manhã. Eles ainda reclamaram de sono quebrado, pos acordam muitas vezes durante a noite, "O resultado demonstra que é preciso ficar menos tempo conectado à internet", disse a médica e responsável pela pesquisa, Tetsuya Nakazawa, ao jornal Daily Mail.

O psquiatra Lobo alerta que a falta da internet pode causar reações e efeitos parecidos com aqueles que são encontrados em dependentes químicos.
Uma vez que se estabelece uma doença relacionada com o uso da internet, é necessário que se busque ajuda com profissional especializado, que poderá fazer o diagnóstico adequado e planejar a melhor intervenção para o caso.

Entre em forma com 5 tipos de exercício para emagrecer.


Se você está em busca de um exercício para emagrecer, saiba que existem diversas opções disponíveis atualmente. Fazer atividade física é muito importante para a saúde, já que reduz o risco de obesidade, doenças cardíacas, diabetes e demência, além de combater a depressão. Mas antes de iniciar, é preciso considerar qual o melhor exercício para você.
 Exercício para emagrecer: o que escolher
Antes de buscar um exercício para emagrecer, é preciso procurar algo que você se identifique e não vire uma simples obrigação. Acredite, não são apenas os exercícios da moda que ajudam a diminuir os números da balança.
 5 tipos de exercício para emagrecer
Conheça cinco tipos de exercício para emagrecer e manter a saúde em dia:
 1. Caminhada
 Caminhar é um exercício para emagrecer que exige apenas calçados apropriados. Não é preciso ir à academia para praticar. Trata-se de atividade de baixo impacto, e por isso ideal para pessoas com problemas de saúde, como obesidade e doenças cardíacas.
 A perda calórica depende do peso, mas é possível queimar de cinco a oito calorias por minuto caminhando seis quilômetros por hora – ou entre 225 e 360 ​​calorias em uma caminhada de 45 minutos.
 2. Kettlebell
 Kettlebell é uma aula que utiliza bolas de ferro. Ao contrário dos pesos tradicionais, nelas o peso não é distribuído uniformemente, e seu corpo precisa trabalhar para estabilizar e contrabalançar o peso da bola. É possível queimar até 400 calorias em apenas 20 minutos.
 Além disso, o exercício fortalece o núcleo, melhora o equilíbrio, a postura e trabalha todos os principais grupos musculares.
 3. Natação
 Em intensidade alta, é possível queimar de 400 a 700 calorias por hora praticando esse esporte. A natação é um exercício altamente eficaz para perda de peso e tonificação. É uma das atividades de menor impacto, que fortalece todo o corpo porque trabalha todos os principais grupos musculares.
 4. Andar de bicicleta
 O ciclismo é outro exercício de baixo impacto e ótimo para perder peso. Andar de bicicleta queima de 372 a 1.100 calorias por hora, dependendo do seu peso, da sua velocidade e do terreno em que é praticado. Ao contrário de corrida, o ciclismo não sobrecarrega as articulações. Além disso, é um bom treino cardiovascular.
 5. HIIT
 O treino intervalado de alta intensidade é uma das opções de exercício para emagrecer mais eficazes. São necessários apenas 20 minutos, três vezes por semana, para obter seus incríveis benefícios. Eles incluem queima de grande número de calorias e aceleração do metabolismo.
 Além disso, é possível fazê-lo de várias formas. Esse tipo de treino consiste em períodos curtos, mas intensos, de atividade, seguidos por um período de menor intensidade ou um período de repouso completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário