sábado, 18 de julho de 2015

Por Alfredo Brites



Olhos azuis poderiam indicar uma tendência ao alcoolismo?

Pessoas com olhos azuis poderiam ser mais propensas a se tornarem alcoólatras? Isso é o que parece sugerir um novo estudo.
Pesquisadores de genética da Universidade de Vermont, disse que suas descobertas podem ajudar os médicos a saberem mais sobre as raízes do alcoolismo, bem como outros transtornos psiquiátricos.
Os pesquisadores  construíram um banco de dados genético de mais de 10.000 pessoas. A maioria dos que estão no banco de dados são americanos de cor negra ou europeus. Todos são afetados por pelo menos uma doença mental, mas muitos têm várias desordens, incluindo a depressão, a esquizofrenia e a doença bipolar, juntamente com a dependência do álcool ou de drogas.
Usando o banco de dados, pesquisadores identificaram mais de 1.200 pessoas com ascendência européia que sofriam de dependência do álcool. Uma vez que a equipe reconheceu uma conexão com a cor dos olhos, eles analisaram novamente os dados três vezes, comparando os participantes por idade, sexo e diferenças de origens e locais.
Os pesquisadores descobriram que os americanos europeus com olhos claros tiveram uma maior taxa de dependência de álcool do que aqueles com olhos castanhos escuros. Mas os olhos azuis estavam mais fortemente ligados a esta condição; o estudo foi publicado na edição de julho de 2015 do American Journal of Medical Genetics: Neuropsychiatric Genética (Parte B).
Os pesquisadores observaram mais estudos são necessários para entender por que os olhos de cor clara, particularmente os azuis, estão associados a uma maior incidência de alcoolismo. Mas o estudo não prova uma relação de causa e efeito entre a cor dos olhos e do risco de alcoolismo.

Por que criamos rugas e o que podemos fazer para evitá-las?


 

O problema é que a história nem sempre é precisa. Por que há pessoas que parecem mais velhas e outras mais jovens do que realmente são?
Encontrar a resposta para essa pergunta pode ser a chave para uma aparência mais saudável.
O que diz a ciência? O que faz com que a pele envelheça? É possível fazer algo sem recorrer à cirurgia plástica?

O que causa as rugas?

Epiderme

A epiderme forma a capa exterior da nossa pele: uma barreira física resistente que protege o corpo do mundo ao seu redor.
Em média, o nosso corpo produz uma nova epiderme inteira a cada 60 dias. As células da superfície da pele se descamam, mas são continuamente substituídas por outras novas, que crescem por baixo delas.
À medida que envelhecemos, a renovação da epiderme leva mais tempo, o que torna mais visíveis as marcas da velhice.

Derme

A derme é absolutamente crucial no processo de envelhecimento.
Ela é alimentada por vasos sanguíneos e contém colágeno e fibras elásticas que mantêm a pela jovem tesa, firme e lisa.
A quantidade de colágeno e fibras elásticas na derme diminui com o passar dos anos. Além disso, perdemos a gordura que fica abaixo dos tecidos da pele. O resultado é que a pele perde elasticidade, se afrouxa e começam a surgir os sinais e as rugas. .

·         Colágeno

O colágeno reforça e confere elasticidade à pele. Ele forma uma complexa rede 3D de fibras.
Até mais ou menos os 40 anos, o corpo produz muito colágeno de maneira muito eficiente, mas a partir daí, há uma diminuição crescente.

·         Fibroblastos

Os fibroblastos são como máquinas de produzir colágeno. Nas peles jovens, também ajudam a esticar o colágeno, evitando que a pele perca a sua rigidez e firmeza.
Com o passar dos anos, a produção de colágeno diminui, e as conexões entre os fibroblastos e o colágeno começam a falhar.
O resultado é bastante visível: mais e mais profundas rugas.
Proteja-se do sol
Por que?
Todos temos consciência do risco de queimaduras causadas pelos raios solares, mas esse é apenas um dos perigos que esse astro representa para nossa pele.
A luz do sol contém diferentes tipos de raios UV (ultravioleta) e o efeito desses raios depende de seu comprimento de onda.
As queimaduras são causadas pelos raios UVB (ultravioleta B), que atingem a porção superior da pele, mas não penetram até a epiderme ou a derme.
Os raios UVA possuem comprimento de onda muito maior, daí seu efeito mais profundo: podem degradar o colágeno que é o “adesivo” de nosso corpo. E se o colágeno se debilita na pele, surgem as rugas.
O que fazer?
Simples: use protetor solar. Mas não apenas quando estiver tomando sol.
Por causa de seu comprimento de onda, os raios UVA podem atravessar vidros, o que significa que o envelhecimento de sua pele pode estar se acelerando quando você dirige até o trabalho ou quando está sentado ao lado de uma janela.
Certifique-se que sua marca de protetor solar tenha boa proteção contra raios UVA.
Apenas respirar já nos causa rugas.
Cada vez que respira, uma fração mínima do oxigênio que inspira entra em suas células e ataca seu DNA.
Essas moléculas de oxigênio são conhecidas como radicais (antes radicais livres). O dano que causam, sobretudo aos fibroblastos produtores do colágeno da pele, se acumula no tempo. E provoca rugas.
O que fazer?
Precisamos respirar, então por esse lado não há opção.
Mas pesquisadores estão convencidos da possibilidade de reduzir o dano causado pelos radicais por meio da alimentação correta.
Essas são regras chave a seguir:
Regra 1: Escolha alimentos de cores vibrantes
Tomates, por exemplo, são uma excelente fonte de um poderoso antioxidante chamado licopeno, que dá a cor do tomate e também é bom para prevenir o estresse de oxidação que acelera o envelhecimento.
Regra 2: Aposte em frutas e vegetais com sabor amargo
Vegetais como brócolis e rabanetes são fonte rica de um tipo de antioxidante chamado glucosinolato. Consumir esse tipo de ingrediente pode elevar as defesas naturais da pele.
Regra 3: Coma muitos peixes oleosos, como salmão, atum e sardinha
O ingrediente vital nesses peixes é o ômega 3. Esse ácio graxo minimiza a inflamação nas células da pele, o que também ajuda a desacelerar o estresse de oxidação.
Outros fatores, como fumar, também podem acelerar o envelhecimento da pele.
Controle o açúcar no sangue
Por que?
Pesquisadores que investigam o vínculo entre taxas de açúcar no sangue e envelhecimento da pele descobriram que pessoas com altos níveis de glicose aparentam ser dois anos mais velhos do que são.
O que ocorre? O excesso de açúcar no sangue se associa ao colágeno da pele e faz com ele fique mais quebradiço, o que torna o processo de reparação da pele mais difícil. O resultado? Mais rugas.
O que fazer?
Nada muito drástico.
O açúcar do sangue é produzido naturalmente quando digerimos comida, e é uma parte essencial do processo pelo qual o corpo adquire a energia que precisa para funcionar.
Mas ao praticarmos exercícios de forma regular e cortarmos os carboidratos da alimentação podemos evitar niveis altos de açúcar no sangue e as complicações associadas ao envelhecimento da pele.
Caso tenha uma condição médica anterior, como diabetes, consulte o seu médico.

Cães evitam pessoas que tratam mal seus donos, diz estudo.


Se você tem um cão ou conhece alguém que tenha, já deve ter notado que a maioria dos donos costuma dizer que seus animais de estimação são leais e sociáveis.
No mês passado, usando um teste astuto, cientistas da Universidade de Kyoto, no Japão, demonstraram que cachorros evitam pessoas que estes (os cães) testemunharam ser pouco amigáveis com seus donos.
A experiência foi desenvolvida para testar se cães podem avaliar a interação entre humanos em torno de um determinado objeto.
O resultado mostrou que a maior parte dos animais recusou comida oferecida pelas pessoas que eles viram agindo negativamente com seus donos, como, por exemplo, ignorando-os.

Testemunhas oculares

Durante o teste, os donos tinham que retirar um objeto dentro de um frasco transparente e lacrado, obrigando-os a pedir ajuda a um ator a seu lado. Os cães testemunhavam a cena.
Na primeira fase da experiência, o ator se recusava a ajudar e dava às costas aos donos dos cachorros. Em seguida, outro ator ajuda a segurar o recipiente enquanto o voluntário o abre para pegar o objeto.
Por fim, em um teste de controle, um terceiro ator se voltava para o dono e o observava em sua tentativa, mas não era requisitado.
Em cada uma das situações, uma pessoa neutra se sentava do outro lado do dono e não participava da atividade.
Imediatamente depois de cada experimento, o ator e a outra pessoa ofereciam comida ao cachorro. Os estudiosos perceberam, então, que os animais evitavam o ator pouco prestativo, que não foi simpático com seus donos.
No entanto, eles aceitavam o agrado feito pelo ator que ajudou o dono, pelo ator do grupo de controle e pela pessoa neutra. Mas não apresentaram uma tendência a confiar necessariamente mais no ator prestativo.

Espionagem social

O estudo contou com 54 cães de várias raças e seus donos, e foi publicado na revista Animal Behaviour em junho.
O fato de os animais evitarem alguém que foi negativo com seus donos sugerem que eles podem entender as interações entre terceiros, o que é conhecido como "espionagem social".
Poucos animais não-primatas são capazes de fazer isso.
Outro exemplo interessante do fenômeno é o bodião-limpador (Labroides dimidiatus), um pequeno peixe que se alimenta de parasitas de animais maiores. Já foi comprovado que a espécie prefere ficar perto de peixes "cooperativos" do que de "charlatões" que eles viram remover muco e não parasitas.
O ser humano é o espião social mais prolífico. Frequentemente ajudamos os outros sem procurarmos por um benefício óbvio. Isso facilita com que operemos no que cientistas chamam de "sociedades cooperativas de larga escala".
Em humanos, essa sensibilidade às interações entre outros começa cedo. Bebês de seis meses podem avaliar outras pessoas baseados em seu comportamento social, segundo um estudo, preferindo quem se apresenta como mais prestativo.
Sabe-se que os cães são bastante sensíveis aos atos humanos direcionados a eles, mas ainda se discutia se eles seriam capazes de avaliar interações com terceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário