quarta-feira, 1 de julho de 2015

Por Alfredo Brites



 Qual o segredo do Vietnã para melhorar tanto a qualidade de sua Educação?



 Na primeira participação do país asiático nas provas organizadas pela OCDE, os jovens vietnamitas de 15 anos tiveram pontuações mais altas em leitura, Matemática e Ciências do que muitos estudantes de países desenvolvidos, incluindo Estados Unidos e Grã-Bretanha.
O feito surpreendeu as autoridades do Vietnã e os observadores externos.
Existem três fatores importantes que contribuíram para estes resultados incríveis: um governo comprometido, um plano de estudos bem pensado e um forte investimento nos professores.

Investimentos

O governo do Vietnã vem dedicando tempo e recursos para avaliar os desafios relativos à Educação.

Vietnã e os EUA nos testes internacionais

O Vietnã participou do PISA pela primeira em 2012, ficando na 17ª colocação em Matemática, 8ª em Ciências, 19ª em leitura.
Os Estados Unidos ficaram 36º lugar em Matemática, 28º em Ciências e 23º em leitura.
No ranking global publicado pela OCDE em maio de 2015, baseado apenas em Ciências e Matemática, o Vietnã ficou em 12º lugar enquanto que os Estados Unidos ficaram em 28º lugar.
Neste ranking o Brasil ficou em 60º lugar.
O país criou um plano de Educação de longo prazo e parece estar disposto a destinar o financiamento que for necessário para atingir seus objetivos.
Quase 21% de todos os gastos públicos de 2010 foram dedicados à Educação, uma proporção muito maior do que em qualquer país membro da OCDE - o clube dos países mais desenvolvidos do mundo.
O modelo vietnamita de Educação espera que os estudantes, ao terminar os estudos, não apenas sejam capazes de recitar o que aprenderam, mas também aplicar estes conceitos e práticas em contextos que não sejam familiares.
Nas aulas ministradas no país há um nível impressionante de rigor, com professores que desafiam os estudantes com perguntas difíceis.
Os professores se concentram em ensinar poucas coisas bem e com uma grande coerência, algo que ajuda os estudantes a avançarem.
E os mestres vietnamitas são muito respeitados, tanto na sociedade como em sala de aula.

Foto com biquinho no Tinder? A ciência explica.

 Cientistas sugerem que a escolha de fotos para aplicativos de encontros e a escolha dos parceiros por meio destes aplicativos depende muito mais de instintos primitivos do que de decisões racionais.

E estas decisões instintivas podem ajudar explicar os selfies com biquinhos, as fotos feitas com taças de bebidas caras, e a razão de alguns homens agirem como bobos quando finalmente arrumam parceiros.
Segundo o pai da teoria da evolução, Charles Darwin, humanos, como todas as criaturas, compete por um parceiro adequado.
Na natureza, esta competição ocasionalmente envolve espancamento de adversários, mas grande parte das estratégias envolve algo para impressionar possíveis parceiros.
Algumas aves, morcegos, lagartos e peixes se reúnem para que os machos possam se exibir e as fêmeas possam escolher um namorado com as maiores penas ou qualquer que seja o atrativo exibido pelo animal.
No entanto, não existia algo assim para os humanos até o aparecimento de aplicativos como o Tinder.
Estes aplicativos permitem que a pessoa analise muitos possíveis parceiros de uma vez e tudo o que a pessoa tem para a analisar é uma foto.
Sean Rad, um dos fundadores do Tinder, afirmou recentemente que os usuários do aplicativo "entendem as fotos em um nível profundo". E a ciência parece concordar com esta afirmação.
Cientistas afirmam que humanos são programados para achar que certos traços são atraentes.
Falando diretamente: homens são atraídos pela boa aparência enquanto que as mulheres dão mais  valor a um parceiro com recursos para compartilhar.
E isto parece familiar até nos dias de hoje. Muitos usuários do Tinder falam sobre o número de mulheres fotografadas com uma pose típica: mão no quadril, uma perna dobrada, tudo para aumentar a curvas.
Também existe uma explicação científica para as fotos de mulheres com biquinho, ou, como é chamado em inglês "duck face" (cara de pato, em tradução livre).
Cientistas calculam que homens acham atraentes as mulheres de lábios carnudos e maçãs do rosto altas. Na mente humana estes traços estão ligados à juventude e altos níveis de hormônio feminino, o estrogênio.
Garotas que fazem o biquinho ou que estão sugando um canudo nas fotos estão enviando um sinal evolucionários, dizendo aos homens que elas provavelmente são bem férteis.
Os dados do aplicativo também sugerem que as mulheres são bem mais exigentes nas escolhas do que os homens, e que eles agem de uma forma idiota quando conseguem uma parceira.

Os problemas de saúde causados pelo uso de smartphone e como evitá-los.

 

 O celular é quase um companheiro inseparável, visto por muitos como um bem essencial no dia a dia - mas o que muitas pessoas não sabem é que o uso excessivo deles pode causar danos ao corpo humano.

Se você sente constantes dores de cabeça, um couro cabeludo extremamente sensível ou um incômodo atrás de um olho, a culpa pode estar no uso indevido do smartphone.
Especialistas dizem que são cada vez mais comuns os casos de "text neck" - "pescoço de texto" em tradução livre -, dores na cabeça ligadas a tensões na nuca e no pescoço causadas pelo tempo inclinado em uma posição indevida para visualizar a tela do celular.
Segundo a fisioterapeuta Priya Dasoju, a "pescoço de texto" também pode levar a dores no braço e no ombro.
Esse problema pode se agravar e, em alguns casos, pode levar a uma condição conhecida como nevralgia occipital.
É uma condição neurológica em que os nervos occipitais – que vão do topo da medula espinhal até o couro cabeludo – ficam inflamados ou lesionados. Ela pode ser confundida com dores de cabeça ou enxaqueca.
A dor pode ser intensa, como se o pescoço estivesse "queimando", e começa na base da cabeça, se estendendo por toda a parte superior, no couro cabeludo.
Geralmente, as dores começam na parte de trás da cabeça, no nervo occipital, mas às vezes elas ficam localizadas mais na parte da frente, acima dos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário