sábado, 6 de junho de 2015

Por Alfredo Brites



 Larvas de inseto? 6 pratos bem exóticos da América Latina.


                                            

A diversidade cultural da América Latina gerou pratos milenares e exóticos que ainda hoje são consumidos nos países da região. A variedade dessa gastronomia inclui até roedores, que são comuns na Cordilheira dos Andes e servidos até mesmo em hotéis cinco estrelas.


Conheça a seguir algumas das mais exóticas iguarias regionais:

Caldo de Cardán na Bolívia e  México. 

Popularmente conhecido na Bolívia como "
sopa de pene de toro" (sopa de pênis de touro) por ser feito com o órgão do animal, o prato tem supostos poderes afrodisíacos, é conhecido em todo o país e costuma substituir o café da manhã. O prato existe desde os tempos da colonização espanhola e, no México, é chamado de "Machitos".
"O cuy assado é servido nos dias de festas equatorianas ou, segundo a tradição, para que o homem peça uma mulher em casamento", explica o setor Cultural e de Turismo da embaixada do Equador em Buenos Aires.
No Peru, o prato faz parte dos cardápios dos hotéis cinco estrelas da capital Lima, segundo Carito Castro, da embaixada peruana em Buenos Aires.
O roedor frito é servido desde os tempos do império inca e costuma ser acompanhado com batatas ao forno, por exemplo em Cusco, na região serrana, berço da cultura inca.

Gusanos de Maguey no México. 

É um prato milenar feito da larva da planta de agave e considerado um item sofisticado da cozinha mexicana, diz o especialista em gastronomia e diplomata mexicano Marco Antonio Perez Ruiz.
O gusano, conta ele, cresce na raiz e nas folhas da planta, que é uma espécie de cacto. É servido frito, por exemplo, no taco junto com guacamole.

Chinchulín na Argentina e Uruguai 

A tripa feita com o intestino delgado do bezerro ou da vaca costuma ser servida no início do churrasco na Argentina, no Uruguai, no Chile e em outros países da América Latina, explicam churrasqueiros argentinos.
Churrasqueiros recomendam lavar bem para tirar o amargor e ferver a tripa em água e leite durante uma hora, para que fique macia.
Limão ou "salsa criolla" (molho vinagrete com tomate, cebola e pimentão picados) costumam ser usados para temperar o chinchulín na mesa.

Sopa paraguaia no Paraguai 

Não é uma sopa, mas uma espécie de torta salgada. O prato de raízes guaranis é consumido em todo o país. Para o chef paraguaio Rodolfo Angenscheidt, a "sopa" foi uma criação inesperada da culinária nacional.


Formiga 'Culona' na Colômbia

Tradição indígena que dura mais de 500 anos, segundo a imprensa local, ela é vendida em pacotes nas feiras livres do departamento (Estado) de Santander, na região andina do país.
O inseto é apontado como afrodisíaco. E costuma ser servido como "pasaboca" (lanche ou tira-gosto), principalmente nas casas ou em ocasiões especiais, conta a jornalista Karen Zuñiga, do jornal El Frente, de Santander.
O preparo inclui retirar as patas e asas, ferver as formigas e depois jogá-las na frigideira. Segundo estudo da Universidade Industrial de Santander (UIS), as formigas são saudáveis e contêm pouca gordura.
O jornal El Tiempo, de Bogotá, informa que as formigas "culonas" podem ser comparadas ao caviar europeu ou às trufas brancas da Itália.



Pimenta e gengibre: 10 temperos que ajudam a emagrecer.


1 - Ginseng 

“O ginseng panax mostrou-se útil para perda de peso em ratos, pois pode aumentar os níveis de energia e acelerar o metabolismo. Ele é mais potente do que o ginseng siberiano e, muitas vezes, é mais adequado para os homens, uma vez que tem um efeito muito mais forte no sentido de aumentar a energia.
Para as mulheres, a profissional recomenda o ginseng siberiano, que é classificado como um adaptógeno (que trabalha de acordo com o que o corpo precisa).

2 – Pimenta caiena

A capsaicina é uma substância encontrada em pimentas que confere a sensação de calor e que também ajuda a combater o ganho de peso e obesidade, uma vez que diminui a ingestão de calorias e reduz os níveis de gordura no sangue.

3 - Canela

É mais um reforço na taxa metabólica. “Os estudos também mostram que a canela ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue e melhorar a resistência à insulina em pessoas com diabetes tipo 2”, comentou a nutricionista. Que tal adicionar uma colher de chá da iguaria no mingau ou no chá de ervas?

4 – Pimenta-preta

Contém piperina, que tem efeitos semelhantes aos da capsaicina da pimenta-caiena, conferindo a sensação de calor.

5-Dente-de-leão 



Para muitas pessoas, dente-de-leão é uma erva daninha irritante no jardim, mas as raízes e folhas da planta têm sido utilizadas como medicamentos para o inchaço e distúrbios digestivos.

Dente-de-leão também é nutritivo, fornecendo vitaminas A, C, D e do complexo B, além de níveis elevados de sais minerais, como ferro, magnésio, zinco, potássio, manganês, cobre, colina, cálcio, boro e silício. 


6 - Mostarda



A capsaicina vem à tona mais uma vez com o seu impulso metabólico e ajuda na queima de gordura. Se vai comprar mostarda pronta, apenas certifique-se de que não contenha açúcar, o que poderia prejudicar o controle de peso. 


7 - Cúrcuma/açafrão-da-terra


O tempero amarelo é feito a partir da raiz de cúrcuma. “Seu ingrediente ativo é a curcumina e, embora pesquisas não tenham demonstrado que pode realmente ajudar com perda de peso, acredita-se que pare o crescimento de gordura depois que alguém perdeu peso”, explicou a nutricionista.

8 - Gengibre

Gengibre pode ter os mesmos efeitos termogênicos da capsaicina. “Tente ferver algumas fatias de raiz de gengibre em água fervente para fazer um chá que irá ajudar na digestão. Gengibre em alimentos tem o mesmo efeito”, recomendou a nutricionista.

9 – Cominho

Pessoas em dieta que incorporam sementes de cominho em seus planos alimentares saudáveis perdem mais peso do que aqueles que não o saboreiam.

10 – Cardamomo


Também pode ajudar a queimar gordura ao melhorar o metabolismo, como informou a nutricionista. Auxilia ainda na digestão, reduzindo flatulência e desconforto digestivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário