quinta-feira, 4 de junho de 2015

Por Alfredo Brites



 

Como fazer seu chefe gostar de você

 Eles podem ser muitos, mas ainda não são chefes. A chamada Geração Y (que sucede a Geração X, termo usado para descrever grupos nascidos entre os anos 1960 e 1980) representa hoje a maior faixa etária na força de trabalho dos Estados Unidos. Dentro de uma década, serão 75% dos trabalhadores de todo o mundo.

Nos próximos anos, muitos ainda serão chefiados por alguém de uma geração anterior, que ainda se lembra das televisões sem controle remoto, dos telefones com fio e da máquina de escrever.
Impressionar os gerentes mais velhos e aprender com o feedback deles é fundamental para quem quiser sobreviver no mundo dos negócios daqui a alguns anos.
Aqui estão as sugestões de cinco gurus da área de carreira para os Millenials que estão decolando hoje.

Dan Schwabel, fundador da WorkplaceTrends.com

"Se você quer obter feedbacks e apoio de alguém mais velho e experiente para sua carreira, o primeiro passo é se tornar o melhor profissional possível", afirma Schwabel, cuja empresa analisa tendências do mercado de trabalho e tem sede em Nova York.
Compartilhe os seus pontos fortes e esteja aberto para aprender com os outros.

Katherine LaVelle, diretora administrativa de talento e organização da Accenture Strategy

Para LaVelle, funcionários mais jovens normalmente têm a reputação de não pararem em um só emprego. Mas uma pesquisa realizada este ano pela consultoria Accenture com cerca de 2 mil formandos ou recém-formados americanos mostra que quase 75% deles pretendem permanecer com seus empregadores por pelo menos três anos.
Ela aconselha a encarar qualquer emprego como algo duradouro. "Discuta seus objetivos de longo prazo com seu chefe e pergunte sobre as possibilidades de ascensão dentro da empresa. Diga a ele que você está disposto a investir seu trabalho na companhia e que espera que ela faça o mesmo por você".
Também procure maneiras de investir em você mesmo. Muitas grandes empresas oferecem oportunidades de treinamento e desenvolvimento. "Aproveite essas oportunidades ao máximo", diz LaVelle, que trabalha com a Accenture em Washington.

Tim Elmore, fundador e presidente da Growing Leaders

Tente convidar seu chefe para um café ou um almoço, sugere Elmore, que conta ter feito isso quando tinha 20 e poucos anos e hoje tem uma empresa que forma lideranças entre jovens. "Encontrei meu chefe e discutimos vários assuntos. Eu ouvi e concordei com muitas de suas opiniões, mas também pedi permissão para acrescentar uma ideia aqui ou ali. Com o tempo, conquistei meu direito de fazer sugestões porque demonstrei que era um cara de equipe, leal aos projetos e a ele".

Jayne Mattson, vice-presidente sênior da Keystone Associates

Segundo Mattson, você terá um melhor desempenho se souber a qual o estilo de liderança responde melhor. Desenvolva um relacionamento com seu chefe que ajude nesse processo.
Ofereça-se para ajudar. Ou seja, pergunte se pode assumir mais responsabilidades. Ou, caso seu chefe esteja envolvido em um projeto específico, ofereça-se para se envolver, nem que seja apenas criar uma planilha com prazos e barreiras

Bruce Tulgan, fundador da Rainmaker Thinking e autor de 'Não Tenha Medo de Gerenciar Seu Chefe'

"Cada chefe chega ao escritório com uma bagagem diferente, assim como também são diferentes suas personalidades, estilos, maneiras de se comunicar, hábitos de trabalho, motivações e níveis de competência", afirma Tulgan.
Para estabelecer o melhor relacionamento com cada um, modele sua abordagem para cada um deles. A melhor maneira de saber o que funciona e o que não funciona é mantendo conversas particulares com seus gerentes.


Em nome da produtividade, empresas começam a banir e-mail.

 Uma pesquisa estima que, em média, uma pessoa leva 64 segundos para retomar o que estava fazendo após ler uma mensagem nova. Outros estudos mostraram que isso pode levar a um total de várias horas perdidas por dia.
Como se trata de um atraso na eficiência do escritório e no bem-estar do funcionário, o e-mail agora entrou na mira de corporações ao redor do mundo.
A tendência está se arraigando em vários setores. Na Alemanha, algumas montadoras anunciaram políticas para limitar o uso do e-mail. Nos Estados Unidos, um conhecido colunista do The New York Times escreveu sobre as ferramentas que ele usa com seus editores para substituir a comunicação por e-mail.
Na Grã-Bretanha, a Halton Housing Trust, uma ONG que cuida de pessoas sem moradia e gerencia milhares de casas, decidiu simplesmente extinguir a ferramenta.
Seu diretor-executivo, Nick Atkin, é um crítico feroz do correio eletrônico, apesar de ter admitido recentemente que a iniciativa ainda está longe de ir de vento em popa.
Segundo ele, os desafios de fazer com que seus 280 funcionários parassem de checar sua caixa de entrada constantemente "mostra o quanto as pessoas estão viciadas no e-mail e, sendo assim, têm uma resposta irracional quando se ameaça tirar isso delas".

O que a cor da gravata pode revelar sobre você

Especialistas em moda e estilo afirmam que escolher a cor certa da gravata pode fazer milagres no ambiente de trabalho.
"As cores emitem sinais bastante específicos", afirma o estilista nova-iorquino David Zyla, autor do livro Color Your Style. "O mesmo terno pode ser transformado por diferentes cores de gravatas, cada uma com um impacto e uma mensagem bem distintos."
Se você está tentando decidir que cor de gravata usar para aquela reunião decisiva, eis aqui um rápido guia:

Vermelhos poderosos

Não é por acaso que muitos políticos usam gravatas vermelhas com camisas mais claras e ternos mais escuros.
"A gravata vermelha é a gravata do poder", diz Mark Woodman, analista de tendências que estuda cores.
Mas a tonalidade do vermelho também é importante. A cor de vinho atrai confiança, enquanto gravatas rosadas passam uma mensagem de criatividade e estilo próprio.
Se você estiver liderando um projeto ou quiser transmitir uma imagem de ambição, adote um vermelho vibrante.
Já gravatas estampadas ou foscas, nessa cor, são mais sutis ao evocar o poder.
Ross Znavor, executivo de finanças em Nova York, adota gravatas roxas para reuniões de negócios porque acredita que a cor demonstra autoconfiança e ajuda a criar uma boa primeira impressão.
As gravatas pretas podem não ser muito populares em reuniões de negócios, mas acrescentam um toque de sofisticação em uma festa ou jantar formal.
O verde simboliza muitas coisas, do renascimento à cor do dinheiro. Mas no ambiente de trabalho pode ser chamativo demais.
Já o amarelo é uma escolha tradicional para gravatas em várias partes do mundo. Sinaliza segurança e vitalidade, diz o especialista.
A gravata azul é um coringa que pode ser tirado da manga em qualquer ocasião. Segundo a cor evoca o céu e o oceano, com seus efeitos calmantes.

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