Como fazer seu chefe gostar de você
Como fazer seu chefe gostar de você
Eles podem ser muitos, mas ainda não são chefes. A chamada Geração Y (que sucede a Geração X, termo usado para descrever grupos nascidos entre os anos 1960 e 1980) representa hoje a maior faixa etária na força de trabalho dos Estados Unidos. Dentro de uma década, serão 75% dos trabalhadores de todo o mundo.
Nos próximos anos,
muitos ainda serão chefiados por alguém de uma geração anterior, que ainda se
lembra das televisões sem controle remoto, dos telefones com fio e da máquina
de escrever.
Impressionar os
gerentes mais velhos e aprender com o feedback deles é fundamental para quem
quiser sobreviver no mundo dos negócios daqui a alguns anos.
Aqui estão as
sugestões de cinco gurus da área de carreira para os Millenials que estão
decolando hoje.
Dan Schwabel, fundador da WorkplaceTrends.com
"Se você quer
obter feedbacks e apoio de alguém mais velho e experiente para sua carreira, o
primeiro passo é se tornar o melhor profissional possível", afirma
Schwabel, cuja empresa analisa tendências do mercado de trabalho e tem sede em
Nova York.
Compartilhe os seus
pontos fortes e esteja aberto para aprender com os outros.
Katherine LaVelle, diretora administrativa de talento e organização da Accenture Strategy
Para LaVelle,
funcionários mais jovens normalmente têm a reputação de não pararem em um só
emprego. Mas uma pesquisa realizada este ano pela consultoria Accenture com
cerca de 2 mil formandos ou recém-formados americanos mostra que quase 75%
deles pretendem permanecer com seus empregadores por pelo menos três anos.
Ela aconselha a
encarar qualquer emprego como algo duradouro. "Discuta seus objetivos de
longo prazo com seu chefe e pergunte sobre as possibilidades de ascensão dentro
da empresa. Diga a ele que você está disposto a investir seu trabalho na
companhia e que espera que ela faça o mesmo por você".
Também procure
maneiras de investir em você mesmo. Muitas grandes empresas oferecem
oportunidades de treinamento e desenvolvimento. "Aproveite essas
oportunidades ao máximo", diz LaVelle, que trabalha com a Accenture em Washington.
Tim Elmore, fundador e presidente da Growing Leaders
Tente convidar seu
chefe para um café ou um almoço, sugere Elmore, que conta ter feito isso quando
tinha 20 e poucos anos e hoje tem uma empresa que forma lideranças entre
jovens. "Encontrei meu chefe e discutimos vários assuntos. Eu ouvi e
concordei com muitas de suas opiniões, mas também pedi permissão para
acrescentar uma ideia aqui ou ali. Com o tempo, conquistei meu direito de fazer
sugestões porque demonstrei que era um cara de equipe, leal aos projetos e a
ele".
Jayne Mattson, vice-presidente sênior da Keystone Associates
Segundo Mattson, você
terá um melhor desempenho se souber a qual o estilo de liderança responde
melhor. Desenvolva um relacionamento com seu chefe que ajude nesse processo.
Ofereça-se para
ajudar. Ou seja, pergunte se pode assumir mais responsabilidades. Ou, caso seu
chefe esteja envolvido em um projeto específico, ofereça-se para se envolver,
nem que seja apenas criar uma planilha com prazos e barreiras
Bruce Tulgan, fundador da Rainmaker Thinking e autor de 'Não Tenha Medo de Gerenciar Seu Chefe'
"Cada chefe
chega ao escritório com uma bagagem diferente, assim como também são diferentes
suas personalidades, estilos, maneiras de se comunicar, hábitos de trabalho,
motivações e níveis de competência", afirma Tulgan.
Para estabelecer o
melhor relacionamento com cada um, modele sua abordagem para cada um deles. A
melhor maneira de saber o que funciona e o que não funciona é mantendo
conversas particulares com seus gerentes.
Em nome da produtividade, empresas começam a banir e-mail. |
Uma pesquisa estima
que, em média, uma pessoa leva 64 segundos para retomar o que estava fazendo
após ler uma mensagem nova. Outros estudos mostraram que isso pode levar a um
total de várias horas perdidas por dia.
Como se trata de um
atraso na eficiência do escritório e no bem-estar do funcionário, o e-mail
agora entrou na mira de corporações ao redor do mundo.
A tendência está se
arraigando em vários setores. Na Alemanha, algumas montadoras anunciaram
políticas para limitar o uso do e-mail. Nos Estados Unidos, um conhecido
colunista do The New York Times escreveu sobre as ferramentas que ele
usa com seus editores para substituir a comunicação por e-mail.
Na Grã-Bretanha, a
Halton Housing Trust, uma ONG que cuida de pessoas sem moradia e gerencia
milhares de casas, decidiu simplesmente extinguir a ferramenta.
Seu
diretor-executivo, Nick Atkin, é um crítico feroz do correio eletrônico, apesar
de ter admitido recentemente que a iniciativa ainda está longe de ir de vento
em popa.
Segundo ele, os
desafios de fazer com que seus 280 funcionários parassem de checar sua caixa de
entrada constantemente "mostra o quanto as pessoas estão viciadas no
e-mail e, sendo assim, têm uma resposta irracional quando se ameaça tirar isso
delas".
O que a cor da gravata pode revelar sobre você |
"As cores emitem
sinais bastante específicos", afirma o estilista nova-iorquino David Zyla,
autor do livro Color Your Style. "O mesmo terno pode ser
transformado por diferentes cores de gravatas, cada uma com um impacto e uma
mensagem bem distintos."
Se você está tentando
decidir que cor de gravata usar para aquela reunião decisiva, eis aqui um
rápido guia:
Vermelhos poderosos
Não é por acaso que
muitos políticos usam gravatas vermelhas com camisas mais claras e ternos mais escuros.
"A gravata
vermelha é a gravata do poder", diz Mark Woodman, analista de tendências
que estuda cores.
Mas a tonalidade do
vermelho também é importante. A cor de vinho atrai confiança, enquanto gravatas
rosadas passam uma mensagem de criatividade e estilo próprio.
Se você estiver
liderando um projeto ou quiser transmitir uma imagem de ambição, adote um
vermelho vibrante.
Já gravatas
estampadas ou foscas, nessa cor, são mais sutis ao evocar o poder.
Ross Znavor,
executivo de finanças em Nova York, adota gravatas roxas para reuniões de
negócios porque acredita que a cor demonstra autoconfiança e ajuda a criar uma
boa primeira impressão.
As gravatas pretas
podem não ser muito populares em reuniões de negócios, mas acrescentam um toque
de sofisticação em uma festa ou jantar formal.
O verde simboliza
muitas coisas, do renascimento à cor do dinheiro. Mas no ambiente de trabalho
pode ser chamativo demais.
Já o amarelo é uma
escolha tradicional para gravatas em várias partes do mundo. Sinaliza segurança
e vitalidade, diz o especialista.
A gravata azul é um
coringa que pode ser tirado da manga em qualquer ocasião. Segundo a cor evoca o
céu e o oceano, com seus efeitos calmantes.
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