segunda-feira, 22 de junho de 2015

Por Alfredo Brites



O que saber sobre a recuperação após a extração do siso.

 Ter o dente do siso (terceiro molar) extraído se tornou um rito de passagem no mundo de hoje. Se você ou seu adolescente estão se preparando para extrair o terceiro molar, a recuperação é algo que deve ser planejada.

É importante que se lembre de que a extração do dente do siso é uma cirurgia, muitas vezes exigindo submeter o paciente a anestesia local e até geral. Inchaço na face e pescoço é comum, também hematomas. Bolsas de gelo e analgésicos prescritos pelo dentista ou cirurgião bucomaxilofacial ajudarão, mas se você tiver quaisquer dúvidas ou está preocupado quanto à experiência, contate seu cirurgião.
Enquanto se recupera da cirurgia é importante manter uma dieta leve, líquida, até que comece a sarar. Comidas frias são indicadas, ou à temperatura ambiente, como purê de batatas; comidas quentes não são recomendadas, porque podem remover o coágulo da cavidade e causar infecções. Agora é hora de curtir aqueles milkshakes, pudins e gelatinas. Shakes de proteína também ajudam a ter a nutrição diária exigida com mínimo esforço. Mas se está bebendo shakes e líquidos, assegure-se de beber direto do copo, porque canudos não podem ser usados no pós-operatório até que permitido pelo cirurgião. Fumar também é proibido.
A medida que você se cura da extração do dente do siso, se recuperar é a prioridade número 1. Siga as instruções do cirurgião, compareça às consultas de acompanhamento e confie na instrução do dentista sobre enxaguar da área operada após cada refeição para evitar infecção, caso seja indicado.
terra 
Perfumaria francesa promete trazer de volta fragrância de quem já morreu.



 Katia Apalategui, fundadora da pequena empresa Kalain (uma alusão à palavra calin ou "carinho", em francês) contou à BBC Brasil que a ideia surgiu há sete anos, quando seu pai faleceu por motivos de saúde.
"Algumas pessoas mantém os laços com quem faleceu por meio de fotos ou vídeos. Eu precisava sentir de novo o cheiro do meu pai", afirma.
Foi um longo percurso até tornar o perfume realidade. Katia, que trabalha como corretora de seguros, bateu em inúmeras portas e passou dois anos procurando um laboratório capaz de desenvolver a fragrância até encontrar a Unidade de Química Orgânica e Macromolecular (Urcom) da Universidade do Havre, na Normandia, especializada em moléculas odorantes.
O laboratório universitário desenvolveu uma técnica que permite reproduzir o odor humano a partir de um tecido usado pela pessoa.
"Pegamos a roupa da pessoa e extraímos o cheiro dela, o que representa mais de 50 moléculas, e o reconstituímos sob a forma de um perfume, no álcool, após quatro dias", explica Géraldine Savary, da Urcom.
"O cheiro de cada pessoa varia em função de sua alimentação, de cremes e perfumes que ela utiliza, de possíveis doenças, tudo isso misturado representa uma espécie de assinatura olfativa de cada um", explica Katia.
Em seguida ela, ela encontrou um órgão público, a agência regional de inovação da Alta Normandia, que a ajudou a levantar recursos para viabilizar a iniciativa.
Esse recursos permitiram que o laboratório da universidade, por exemplo, remunerasse um químico formado pela faculdade.
O perfume que reproduz o odor natural de uma pessoa deve custar 560 euros (cerca de R$ 2 mil), segundo Katia, que descreve o produto como um "reconforto olfativo".
Ela diz já ter sido contatada por inúmeras pessoas e distribuidores de países na Europa, Ásia e também dos Estados Unidos.
Uma delas, conta Katia, afirmou querer reproduzir o cheiro do cachorro falecido.
A Kalain trabalhará principalmente com agências funerárias, que oferecerão o perfume a famílias de pessoas falecidas.
Mas Katia quer também comercializar o cheiro de pessoas vivas. Ela vê como possíveis clientes casais de namorados ou casais que por alguma razão, uma viagem por exemplo, fiquem separadas por um tempo.
Apesar do preço, o perfume não pode ser refeito a partir da fragrância original, como um refil.
"Ainda não temos essa tecnologia. Se a pessoa quiser um novo frasco, terá de fornecer uma outra peça de roupa", diz Katia.
Ela diz que o projeto e a criação da empresa permitiu que ela encerrasse seu luto "de maneira positiva".

Brasileiros são  felizes com corpo; México lidera pesquisa.

 Marcas de moda e beleza no México talvez tenham mais sucesso oferecendo produtos que "refinam e mantenham o visual" do que prometendo grandes transformações. Já na Rússia, a estratégia pode ser garantir grandes melhorias na aparência.

É o que conclui uma pesquisa, realizada em 22 países, que investigou o modo como as pessoas avaliam sua própria aparência.
Foi no México que encontrou-se o maior índice de satisfação com a autoimagem (74%), seguido por Turquia (71%), Brasil e Ucrânia (65%), e Espanha, Alemanha e Argentina (62%).
O levantamento, realizado pela consultoria GfK, ouviu 27 mil pessoas de 15 anos ou mais.
Os entrevistados responderam se estavam "completamente satisfeitos", "razoavelmente satisfeitos", "nem satisfeitos nem insatisfeitos", "não tão satisfeitos" ou "totalmente insatisfeitos" com a aparência.
Segundo o relatório, os latino-americanos foram os que responderam mais positivamente sobre como se sentem diante do espelho.
Segundo o relatório, as descobertas são importantes "para que os setores de moda e beleza identifiquem como podem promover melhor a mensagem aos consumidores".
Em países como Japão, Reino Unido e Rússia, o estudo afirma que as pessoas devem responder melhor a estratégias de marketing sobre como "melhorar ou mudar sua aparência", enquanto consumidores no México e na Turquia tendem a responder a ofertas sobre "refinar e manter seu visual".
O Brasil divide o terceiro lugar no ranking global com a Ucrânia.
Aproximadamente sete em cada dez brasileiros (65%) disseram estar satisfeitos com a aparência ─ 22% afirmaram estar "completamente satisfeitos" enquanto que 43% se declararam "razoavelmente satisfeitos".
Já 19% disseram não estar "nem satisfeitos nem insatisfeitos" com o corpo. Uma em cada dez (12%) disse estar "não tão satisfeito" e apenas 4% se declarou "totalmente insatisfeito" com o visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário