quarta-feira, 6 de maio de 2015

Por Alfredo Brites



 

Poligamia faz mal à saúde do coração, diz estudo

 Novo estudo observou a relação entre a presença e a gravidade de doença coronariana com o número de mulheres de cada homem. Foram avaliados 687 maridos encaminhados para o exame de angiografia em cinco hospitais localizados na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos. A idade média dos que participaram da pesquisa era de 59 anos.

Do total, 56% tinham diabetes, 57% hipertensão e 45% história de doença arterial coronariana. Cerca de dois terços eram monogâmicos, 19% eram casados com duas mulheres, 10% com três e 3% tinham quatro esposas.
Segundo os resultados, houve uma relação significativa entre o número de esposas e a presença de doenças cardiovasculares. Entre os que praticavam a poligamia, o risco de sofrer de doenças é quatro vezes maior, em comparação aos que viviam apenas com uma mulher. "A necessidade de sustentar e manter casas separadas multiplica não só os encargos financeiros como também as obrigações emocionais", explica o autor do estudo Amin Daoulah, cardiologista do Hospital King Faisal Specialist, na Arábia Saudita.
A poligamia é praticada principalmente nas regiões norte e oeste da África, Oriente Médio, Ásia Central e sudeste da Ásia.

Veja como usar a folha de louro em benefício da saúde

Terra
A folha de louro é aromática, tradicionalmente utilizada na culinária de todo o mundo e não pode faltar na cozinha dos melhores gourmets. Com sabor forte, é normalmente usada no preparo de carnes, ensopados, caldos e sopas. Mas não é só na comida que a folha do loureiro tem seus dotes. Ela também é uma boa opção por suas propriedades medicinais.
 A folha de louro fornece por volta de 320 calorias por 100 gramas de seu consumo. Rica em carboidratos e fibras, apresenta também gorduras saturadas e polinsaturadas. A pequena folhinha possui ainda vitaminas A, B, C e D, além de ser rica em minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio.

Benefícios da folha de louro para a saúde.

 Na digestão
 Seu forte cheiro estimula a produção de saliva e outras enzimas digestivas, que auxiliam na quebra de partículas de alimentos, promovendo a digestão saudável. É bastante conhecida por combater a azia e inchaço. Um chazinho desta folha também previne a constipação.
 No combate ao câncer
 Compostos anticancerígenos estão presentes na folha do louro, como o ácido cafeico, quercetina, euganol e catequinas, que restringem o metabolismo das células do câncer da leucemia e câncer de mama.
 Para problemas respiratórios
 O chá desta erva é utilizado contra a febre e gripe, e auxilia no alívio do congestionamento nasal. As folhas também têm propriedades antibacterianas, ajudando a combater as bactérias da gripe.
 Para o coração
 A folha de louro contém colesterol zero e é rica em compostos que ajudam o coração como rutina, salicilatos, ácido cafeico e fitonutrientes. Eles reduzem as chances de desenvolver doenças cardíacas coronárias.
 Para diabéticos
 Folhas de louro são úteis no combate ao diabetes tipo 2, pois aumentam a produção de insulina controlando o nível de glicose no corpo.
 Propriedades anti-inflamatórias
 O composto Parthenolide, presente no louro é anti-inflamatório. O óleo extraído pode ser utilizado para aliviar a enxaqueca e artrite.
 Para pele
 A folha de louro contém uma variedade de antioxidantes e de compostos antissépticos considerados benéficos para a pele.
 Outros benefícios
 O chá da folha de louro também é utilizado para manter a menstruação regular e aliviar a cólica. Além disso, reduz pedras nos rins, e também pode ser usado na higiene bucal.
 Como fazer infusão com folha de louro
Para fazer uma infusão das folhas de louro, basta colocar água fervendo sobre um punhado de folhas e deixar em infusão por cerca de dez minutos. Para tempero, use à vontade.
 Entretanto, a folha de louro também tem contraindicações: não pode ser consumida por mulheres grávidas.

Câmara aprova que maus-tratos a cães e gatos vire crime

Projeto de lei que criminaliza condutas praticadas contra a vida, a saúde ou a integridade de cães e gatos foi aprovado pelo plenário da Câmara, na forma de emenda aglutinativa apresentada pelo deputado Lincoln Portela (PR-MG) ao projeto apresentado em 2011, pelo deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP). A matéria será agora encaminhada à apreciação do Senado.
A proposta prevê pena de detenção de um a três anos para quem matar cão ou gato. De acordo com o texto, à exceção será para os casos da pratica de eutanásia. “Não há crime quando o ato tratar de eutanásia, que consiste na abreviação da vida de um animal em processo agônico e irreversível, sem dor e sofrimento, de forma controlada e assistida”, diz o texto.
Ainda de acordo com o projeto, se o crime for cometido para controle populacional ou com a finalidade de controle zoonótico, a pena será de detenção de um a três anos. Nesse caso, ela será aplicada quando não houver comprovação de enfermidade infectocontagiosa que não responda a tratamento. Aumenta-se em um terço a pena se o crime for cometido com emprego de veneno, fogo, asfixia, espancamento, arrastadura, tortura ou outro meio cruel.
O texto também estabelece pena de detenção de três meses a um ano, nos casos de abandono de cão ou gato.
O projeto também estabelece que as penas serão aplicadas em dobro quando na execução do crime participem mais de duas pessoas, ou quando cometido pelo proprietário ou responsável pelo animal, não sendo esta hipótese já condição para a infração.
O texto também diz que o abandono de cão ou de gato provocará a detenção de três meses a um ano. O projeto define como abandono deixar o animal de sua propriedade, posse ou guarda, desamparado e entregue à própria sorte em locais públicos ou propriedades privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário