terça-feira, 26 de maio de 2015

Por Alfredo Brites


Einstein foi mais importante que Jesus, diz pesquisa. Será?


 

 

 



Albert Einstein foi considerado o maior "herói" de todos os tempos, segundo uma pesquisa realizada com mais de sete mil estudantes universitários no mundo e publicada pela Plos One.
O cientista da Teoria da Relatividade foi considerado mais importante que Madre Teresa de Calcutá, Mahatma Gandhi, Martin Luther King e Edward Newton. Jesus Cristo ficou apenas na sexta colocação da pesquisa, que entrevistou estudantes de 37 países em todos os continentes.
Além dos citados, entraram na lista dos 10 mais importantes Nelson Mandela, Thomas Edison, Abraham Lincoln e Buda.
Já por outro lado, entre as personalidades mais negativas da história da humanidade, a liderança ficou com o nazista Adolf Hitler. Ele foi seguido de perto por Osama bin Laden, Saddam Hussein, George W. Bush, Josef Stálin, Mao Tsé-Tung, Vladimir Lenin, Gengis Khan, Saladino, Qin Shihuang e Napoleão Bonaparte.

A ciência acha os machos inúteis. Uma nova pesquisa explica por que eles existem

 ÉpocaVocê pode não gostar do que eu vou dizer, mas fique sabendo: os machos não são muito úteis. Pelo menos, não do ponto de vista da ciência. Por anos, os biólogos tentaram entender como a evolução, conhecida por buscar a eficiência quando o assunto é reprodução, permitiu a existência de machos em tantas espécies.

É por meio do sexo que a maioria dos seres multicelulares se reproduz. Mas sexo é um jeito meio inseguro de ter filhos: o problema mais óbvio desse tipo de reprodução é que nem todos os filhotes gerados são fêmeas, o que significa que nem todos poderão gerar filhotes futuramente. Em tese, são mais eficientes as espécies em que todos os indivíduos são fêmeas assexuadas, por que todas elas são capazes de ter filhos. Além disso, em muitas espécies, o único papel dos machos na reprodução é prover o espermatozoide.

Uma nova pesquisa, desenvolvida pela
Universidade de East Anglia, na Austrália, tenta reabilitar o papel do sexo masculino na natureza. De acordo com o trabalho, publicado no periódico Nature, os machos são úteis por causa de um fenômeno chamado “seleção sexual”. Essa seleção ocorre quando os machos competem por uma fêmea, ou quando a fêmea escolhe, entre os machos à disposição, aquele mais bonito e saudável.

Essa competição e esse processo de escolha são importantes por que criam um funil: somente os machos mais aptos e saudáveis fazem sexo e têm filhos. De acordo com os pesquisadores, a seleção sexual melhora a saúde da espécie ao longo das gerações e protege contra a extinção – mesmo no caso de espécies com poucos membros, em que a variabilidade genética é pequena.

Cientistas têm novas descobertas sobre por que dormimos.


BBC BRASIL
Dormir é essencial para nossas vidas. Mas, se pararmos para pensar, o sono é uma coisa estranha. No final de cada dia, ficamos inconscientes e paralisados. Dormir tornava nossos ancestrais vulneráveis a ataques por animais selvagens, por exemplo. Então, esse processo arriscado, universal entre mamíferos e outros grupos no reino animal, deve oferecer algum tipo de vantagem em termos evolutivos.
Recentemente, pesquisas nessa área trouxeram revelações fascinantes sobre por que dormimos e o que acontece quando o fazemos.
Por que dormimos?
Os cientistas não sabem ao certo. Em linhas gerais, pesquisadores acreditam que dormimos para permitir que nossos corpos, e especialmente nossos cérebros, possam se recuperar. Recentemente, especialistas conseguiram descobrir alguns dos processos que o sono envolve.
Durante o dia, novas experiências vividas fazem com que células no cérebro construam conexões com outras partes do cérebro. Quando dormimos, parece que conexões importantes são fortalecidas e outras, não importantes, são reduzidas.
O sono também é uma oportunidade importante para que dejetos sejam eliminados do cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário