quarta-feira, 20 de maio de 2015

Por Alfredo Brites


Tome cuidado ao descartar lâmpadas fluorescentes!


 Você já sabe que as lâmpadas fluorescentes, aquelas branquinhas, economizam o dobro de energia e podem durar até 15 vezes mais do que as incandescentes. Mas se uma lâmpada fluorescente quebrar, todo cuidado é pouco! O prejuízo é grande para a saúde e para o meio ambiente. Se você jogar os pedaços da lâmpada no lixo comum pode contaminar as pessoas, os animais, o solo e a água.

A lâmpada fluorescente tem uma série de elementos químicos. O cádmio causa tosse, falta de ar, inflamação no sistema respiratório e pode até matar! O mercúrio provoca insônia, falta de memória, lesões no sistema nervoso e fraqueza nos músculos. O chumbo pode provocar náusea, confusão mental e perda de memória.
Se alguma lâmpada quebrar, se afaste e deixe o local ventilado por pelo menos 15 minutos. Junte os cacos e leve até uma loja que comercialize lâmpadas, pois lá é obrigatório que haja um ponto de coleta.

Dieta para gestante: conheça os alimentos permitidos.

ig
Você sabe como seguir uma dieta para gestante? Quem está grávida deve ter bastante atenção ao que come porque isso é a fonte de nutrientes do bebê ao longo da gestação. Esse é o motivo pelo qual especialistas indicam que as futuras mamães devem optar por comidas e bebidas saudáveis, auxiliando assim o desenvolvimento sadio do feto.
 O que é indispensável em uma dieta para gestante?
Ácido fólico
 O ácido fólico é uma vitamina B fundamental, que previne o nascimento do bebê com defeitos no cérebro ou na espinha.
  Os alimentos indicados para quem quer obter mais ácido fólico são: feijão e lentilha seca, ovos, manteiga de amendoim, nozes e vegetais de folhas verdes escuras.
 Cálcio
 Trata-se de um mineral indispensável na dieta para gestante, já que é importante para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes do bebê. Caso a grávida não faça a ingestão da quantidade correta desse mineral, ele será extraído das reservas dos ossos da própria gestante.
 Os principais alimentos para a obtenção de cálcio são: peixe, nozes, ovos, manteiga de amendoim, iogurte, pudim, queijo.
 Ferro
 Você sabe que a baixa quantidade de ferro no organismo é capaz de causar anemia. É justamente para evitá-la que as mulheres devem incluir o ferro na dieta para gestante. Vale lembrar que é através do sangue que o bebê recebe oxigênio ao longo da gestação.
 Os melhores alimentos para incluir ferro na dieta são os seguintes: frutas cítricas, pães com cereais, frutas secas, carne vermelha magra ou carne de aves, ovos.
 Proteína
 A proteína é importante em uma dieta para gestante porque é responsável, principalmente, pela construção dos órgãos do bebê. As melhores fontes de proteína são carnes magras, feijão, aves, produtos de soja, leite, sorvete, queijo cottage.
 

Feijão azuki ajuda a regular o excesso de açúcar no sangue

Terra
Um dos pratos mais saborosos e populares entre os brasileiros pode ter variações que poucos imaginam. O quase sagrado feijão que todos os dias está à mesa pode ser repleto de novos sabores e benefícios. Você já experimentou o feijão azuki?
 Trata-se de uma leguminosa originária do Japão e muito consumida nos países orientais e também no Canadá, nos Estados Unidos e até na Argentina. Para o Brasil, esse feijão foi trazido pelos imigrantes japoneses.

Razões para experimentar o feijão azuki

Entre os inúmeros benefícios do feijão azuki  para a saúde, destaca-se a capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue, como explica a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Anhanguera de São Paulo, unidade Santo André, Maria de Souza Carvalho Rossi.
 Se compararmos a composição nutricional do feijão azuki com o feijão carioca, o azuki possui um maior teor de proteínas, carboidratos, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco, vitamina A, D, ácido fólico e vitaminas do complexo B.
 O seu teor de fibras é um pouco menor, quando comparado ao feijão carioca, mas ainda assim apresenta bons índices para a composição nutricional dessa leguminosa.
 Além disso, o feijão azuki apresenta um teor importante de compostos bioativos, como as pró-antocianidinas. 
Os compostos bioativos estão concentrados principalmente na casca vermelha do feijão, que pode ser preparado da mesma forma que o feijão tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário