sábado, 2 de maio de 2015

Por Alfredo Brites



 
Do tamanho de cabeça de alfinete, menor Bíblia do mundo é exposta.
   BBC
Nano-Bíblia hebraica com 1,2 milhão de caracteres gravada em chip pode ser lida se texto for ampliado em 10 mil vezes.
Uma cópia da Bíblia hebraica do tamanho de uma cabeça de alfinete está sendo exposta no Museu de Israel em Jerusalém.
A chamada nano-Bíblia - a menor versão do livro religioso no mundo - contém 1,2 milhão de caracteres esculpidos em um chip envolto em ouro.
"Escrito" com raios de íon por engenheiros do Technion (Instituto Israelense de Tecnologia), em Haifa, o "livro" está sendo exposto por ocasião do 50º aniversário do museu.
"Se você ampliar as letras em pelo menos dez mil vezes, poderá ler os caracteres", diz Adolfo Roitman, um dos curadores do museu,
A versão tecnológica se encontra na seção do museu chamada Templo do Livro, que abriga também os Manuscritos do Mar Morto, as mais antigas escrituras da Bíblia já encontradas.

Xixi contra manchas no rosto? Descubra como funciona


As espinhas, as acnes e as manchas no rosto podem afetar a autoestima das mulheres. Se você sofre com isso, entenda que as causas dessas inimigas indesejadas variam, bem como as opções de tratamento. Mas você já imaginou usar o xixi no rosto para atenuar problemas de pele?
 A tendência começou em 2015, no Reino Unido. A repórter Rebecca Reid, do jornal Telegraph, decidiu passar sua própria urina em cravos e espinhas, para posteriormente redigir um artigo. Isso porque, devido à quantidade de ureia presente em sua composição, o xixi supostamente seria capaz de hidratar e esfoliar a pele.

O que causa as manchas no rosto?

As pessoas podem ter manchas no rosto por diversos fatores. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Fluminense (SBD-FL), a exposição ao sol sem proteção é uma das causas para o aparecimento de manchas.
 Entretanto, as manchas de tom amarronzado na pele, conhecidas como melasmas, não possuem causa exata. 
A predisposição genética, o nível de exposição solar, variações hormonais (como ocorre na gravidez, por exemplo) e uso de anticoncepcionais influenciam no surgimento das manchas. Esses fatores podem estimular as células da pele a produzirem melanina em excesso, ocasionando os melasmas.
 Em relação ao xixi, não se pode afirmar que ele é ineficaz. Mas por não ser um tratamento reconhecido pela sociedade médica, dificilmente é o mais indicado. Além disso, a urina possui uma concentração de 5% de uréia, enquanto os produtos específicos para a pele contêm até 15%: ou seja, são bem mais eficazes.
 Há, ainda, a questão higiênica. Apesar de conter ureia, o xixi ainda possui outras substâncias que podem ter efeitos piores para a pele.
 

Pepsi venderá refrigerante sem aspartame nos EUA.

O adoçante artificial aspartame será removido da composição da Diet Pepsi nos Estados Unidos, em meio à pressão de consumidores quanto ao uso da substância.
O produto sem aspartame estará à venda nos EUA a partir de agosto, usando como substituto outro adoçante, a sucralose, misturado com acessulfame-k (acessulfame potássio).
Segundo a PepsiCo, trata-se de uma decisão comercial. "Consumidores nos EUA nos disseram que queriam uma Diet Pepsi livre de aspartame, e estamos lhes entregando", disse nesta segunda-feira em comunicado Seth Kaufman, vice-presidente sênior da Pepsi.
As vendas de Diet Pepsi caíram mais de 5% no mercado americano no ano passado; as da Coca Diet, que também contém aspartame, caíram em índices semelhantes, em torno de 6%.
Executivos dessas empresas atribuem o declínio à percepção de que o adoçante não é seguro à saúde.
O aspartame, também conhecido como E951, é cerca de 200 vezes mais doce do que o açúcar, mas contém muito poucas calorias.
A substância está presente em milhares de alimentos processados e bebidas ao redor do mundo ─ incluindo cereais matinais e chicletes ─, como um substituto do açúcar.
A FDA, agência que regula alimentos e bebidas nos EUA, diz que o aspartame é "uma das substâncias mais exaustivamente estudadas na história do suprimento alimentar humano, com mais de 100 estudos confirmando sua segurança".

Nenhum comentário:

Postar um comentário