segunda-feira, 18 de maio de 2015

Por Alfredo Brites



 
Álcool deixa homens mais sensíveis aos sorrisos, diz estudo.
 O sorriso é uma ferramenta importante para a construção de relações afetivas e profissionais. Para que ele traga tais benefícios ao seu portador, é preciso que os dentes estejam esteticamente em ordem.
Um grupo de cientistas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, resolveu avaliar o poder do sorriso sob diferentes situações. Para isso, recrutaram 720 pessoas (homens e mulheres) classificadas como bebedores sociais saudáveis e com idade entre 21 e 28 anos. Para uma parte ofereceram vodka com suco de cranberry e para a outra, bebidas sem álcool.
Depois da interação, pode-se observar que o grupo que ingeriu bebidas alcoólicas estava mais receptivo a sorrisos, e essa evidência era bem mais clara nas mesas onde só havia homens. Para os cientistas, esse resultado pode explicar porque os homens são mais propensos a beber do que as mulheres.
Além disso, eles acreditam que essa receptividade aos sorrisos, conforme aumenta a ingestão de bebidas alcoólicas, pode ser encarada como um reforço positivo para que eles possam continuar bebendo, fator que pode ser relevante para se estabelecer a dependência.

Homem que lava louça é mais feliz!

Uma recente pesquisa divulgada pela Universidade Umeå, da Suécia, revelou que o homem que lava louça é mais feliz do que aqueles que não chegam nem perto da cozinha. O estudo feito com 723 pessoas ao longo de 26 anos apontou ainda que os preguiçosos também são mais propensos a ter problemas de saúde como ansiedade, nervosismo e déficit de concentração.
Antes de tomar qualquer atitude em relação ao seu parceiro, procure anotar primeiro tudo o que precisa ser feito em casa durante a semana: cozinhar, lavar, passar, limpar... Vale colocar toda e qualquer atividade nessa lista, das mais simples até as mais complicadas.
Depois, a dica é dividir as tarefas de maneira justa, de modo que nenhum dos dois seja prejudicado. A forma como será feita a organização da rotina vai depender do estilo de cada casa e de cada casal. O importante é que ambos colaborem de maneira igualitária, certo?
Saiba orientar
Procure deixar o nervosismo de lado e diga ao seu parceiro de que forma ele pode te ajudar. Use a lista de tarefas feita anteriormente e seja clara e objetiva.
Para que tudo corra bem, sem atritos desnecessários, tome cuidado para não se tornar uma espécie de chefe do seu namorado ou marido dentro de casa, cobrando-o o tempo todo sobre o que ele precisa fazer. Respeite o tempo dele. Deixe-o relaxar e só depois disso aborde o assunto, com a frase “amor, vamos arrumar a casa agora?”, caso ele não tome a iniciativa.

História do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)
No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. 
Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”. 
 Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário