sábado, 16 de maio de 2015

Por Alfredo Brites

Força do punho ajuda a prever chance de ataque cardíaco e derrame, diz estudo

Uma pesquisa com mais de 140 mil pessoas de 14 países, publicado na revista científica Lancet, sugere que a força do punho é um indicador melhor que a medição da pressão sanguínea para se prever o risco dessas doenças.
Segundo pesquisadores canadenses, esse seria um método "simples e barato" de ser implementado.
A força de se pressionar algo com a mão, naturalmente, vai sendo reduzida no decorrer dos anos. Mas aqueles cuja a força cai muito rapidamente têm um risco maior de se ter problemas de saúde.
As mulheres nos seus 20 anos, por exemplo, conseguem exercer uma força do punho equivalente a 34 quilos – algo que cai para 24 quilos quando elas atingem os 70 anos. Para homens nas mesmas faixas etárias, esse número cai de 54 quilos para 38 quilos.
O estudo mostrou que a cada 5 quilos de força reduzido na força do punho se aumenta em 17% em problemas de coração e 9% a de derrame.

Mais precisão?

Os médicos atualmente calculam a propensão a essas doenças a partir de informações fornecidas pelo paciente, como histórico familiar de doenças, se são fumantes, sedentários, além de dados como peso e níveis de colesterol e pressão.

Microsoft vai deixar de produzir versões do Windows


O Windows 10 será a última grande atualização do sistema operacional da gigante de tecnologia Microsoft, informou a companhia.
Na semana passada, Jerry Nixon, executivo de desenvolvimento da empresa, já havia dito, durante uma conferência, que o Windows 10 seria a "última versão" do software, que domina o mercado de computadores há décadas.
As declarações de Nixon foram confirmadas pela Microsoft, que informou que atualizaria o Windows no futuro de "maneira contínua".
Segundo a companhia, em vez de novas versões individualizadas, o Windows 10 passaria a ter atualizações periódicas.
Nixon falou sobre a novidade durante uma conferência da Microsoft realizada em Chicago na semana passada.
Por meio de um comunicado, a Microsoft afirmou que as declarações de seu executivo refletem uma mudança na forma como seu software será produzido.
"Windows será entregue como um serviço trazendo inovações e atualizações de uma forma contínua", informou a Microsoft, que disse esperar que o software tenha "vida longa".

Sem Windows 11

A Microsoft informou que ainda não decidiu como vai chamar o sistema operacional após o Windows 10.
"Não haverá Windows 11", afirmou Steve Kleynhans, vice-presidente de pesquisas da consultoria Gartner.

Matemática do amor' calcula momento certo de se casar.

Como saber quando você encontrou o amor da sua vida? O dilema sempre existiu.
Como saber qual a hora de parar de procurar? Será que a matemática pode nos ajudar a encontrar o melhor parceiro possível?
O programa de rádio More or Less, da BBC, fez essas perguntas ao matemático Matt Parker, que sugere uma abordagem científica para resolver a questão.
"Quando você está entrevistando parceiros - ou seja, namorando e saindo em encontros -, à medida que você avalia os candidatos e rejeita um deles, depois, é muito difícil voltar e dizer, 'Mudei de ideia - parece que você é o melhor que eu sou capaz de conseguir'", diz ele.

Estratégia matemática

Matematicamente, ele diz, sabemos que, se você quer obter a melhor pessoa possível dentro da média, precisa estimar o número total de pessoas com quem vai sair durante a sua vida.
Digamos que sejam cem pessoas. Então, você calcula a raiz quadrada desse número - no caso, dez. Use seus dez primeiros encontros para analisar qualidade, "compilando" a informação para sua própria pesquisa de mercado.
"Você pode até colocá-los em uma planilha, determinando quem foi o melhor", diz Parker. "Feito isso, você continua nos encontros até encontrar alguém tão bom quanto ou melhor do que a amostra original. Daí, matematicamente você terá o melhor resultado, em média."
A fórmula não é perfeita, claro. Quanto tempo você precisa de encontros e namoros até determinar a qualidade do parceiro? Como avaliar as pessoas de forma objetiva, e será que essa "qualidade" do parceiro - ou mesmo o que você considera ideal - não mudará ao longo do tempo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário