sexta-feira, 15 de maio de 2015

Por Alfredo Brites


Roupas vermelhas transmitem agressão e dominação, sugere estudo.


 Da France Presse

Vestir roupas da cor vermelha passa uma impressão de agressividade e autoridade, e pode ser uma vantagem nos esportes, segundo um estudo publicado pela revista "Biology Letters", da Sociedade Real Britânica.
Nesta pesquisa, os investigadores dos Departamentos de Antropologia e Psicologia da Universidade de Durham, no Reino Unido, mostram uma correlação entre a cor vermelha e a ideia de dominação masculina, de testosterona.
Para realizar esta investigação, os pesquisadores alteraram digitalmente a cor da roupa de homens em 20 fotografias.

Estes homens eram apresentados sucessivamente vestidos de vermelho, azul e cinza. Os observadores (50 homens e 50 mulheres) deveriam então avaliar, em uma escala de 7, a agressividade, a autoridade e o estado emocional que emergia do homem fotografado.
Quem estava com uma camiseta vermelha era visto como "mais agressivo", "mais dominante", "corajoso" e como tendo mais chance de ganhar uma competição. Os observadores conferiram aos de vermelho, de forme automática, traços de personalidade bem específicos.
A cor é sinônimo de agressão e raiva para os observadores de ambos os sexos. Mas apenas os homens percebem a cor como um sinal de dominação.
O estudo também descobriu que usar cinza ou azul não passa nenhuma impressão de agressividade ou autoridade. Os homens fotografados com essas cores não são julgados "com raiva".
De acordo com os cientistas, estes resultados mostram que existem associações surpreendentes entre pessoas vestindo roupas vermelhas e como a pessoa é socialmente percebida. O vermelho parece enviar sinais específicos para os humanos, desencadeando associações mentais, mesmo fora de qualquer contexto de concorrência.

Homens preferem sexo às 7h54 e mulheres às 23h21

 Quando o assunto é vida sexual, as diferenças entre homens e mulheres são maiores do que se imagina. De acordo com uma pesquisa encomendada pela marca de brinquedos sexuais Lovehoney, o momento ideal para a diversão entre quatro paredes é às 7h54 para eles e às 23h21 para elas. Os dados são do jornal Daily Mail.
O levantamento contou com dados de 2,3 mil pessoas. Constatou-se que 28% dos homens têm mais disposição para transar pela manhã, entre 6h e 9h, enquanto apenas 11% das mulheres preferem esse horário.
Para 25% das representantes do sexo feminino, o desejo é maior entre 23h e 2h, contra apenas 16% deles. Portanto, não é de se admirar que muitos casais lutem para manter uma vida sexual saudável.
Contatou-se também que 68% das mulheres e 63% dos homens já namoraram alguém cujo desejo sexual era diferente dos seus, mas que as pessoas tendem a se estabelecer com parceiros com impulsos sexuais semelhantes. Quase dois terços delas e metade deles disseram que queriam tanto sexo quanto seu companheiro atual.

Por que nós choramos?

 As causas "emocionais" para o choro são várias: para aliviar tensões e desabafar, porque somos empáticos, por compaixão, quando sentimos dor, para chamar a atenção e até mesmo por felicidade. Mas o certo é que não se conhecem exatamente as causas pelas quais o chorar desempenha esta função.
De fato, o homem parece ser o único animal que chora quando se emociona. Isto tem dado margem para que alguns cientistas classifiquem as lágrimas em "causadas por irritação" e "emocionais", ainda que sua produção e composição sigam o mesmo mecanismo fisiológico, e elas sejam distintas apenas por suas causas. Cabe dizer também que algumas emoções, como o riso muito forte, podem fazer com que fechemos os olhos pressionando-os, o que provoca a liberação de lágrimas. Esta, portanto, não seria uma ordem direta do cérebro.
O que se sabe com segurança é que as lágrimas cumprem a importante função fisiológica de proteger os olhos. Nossas lágrimas atuam como lubrificantes, evitando que o globo ocular se resseque, como anti-séptico – já que o sal que contêm é um ótimo desinfetante – e também ajudam a retirar qualquer tipo de impureza que possa vir a se instalar em nossos olhos. Este funcional sistema lacrimal é composto pelas glândulas lacrimais (que produzem o fluído da lágrima) e condutores excretores lacrimais (que segregam as lágrimas cada vez que fechamos os olhos).
Nas brigas entre casais, na família e até mesmo no trabalho, é fácil de constatar que as mulheres são as primeiras a chorar e a serem taxadas como o lado mais fraco da corda.
“As mulheres tem as glândulas lacrimais mais ativas que os homens. Eles não costumam chorar em público, isso ocorre porque no processo evolutivo, o homem que demonstra emoções, principalmente na frente dos outros, coloca-se em situação de risco. Ou seja, o choro é visto como fraqueza e, ao se transmitir fraqueza, ele encoraja outros homens a atacá-los – detalha.
As pessoas choram a partir do momento que se concentram em seus pensamentos diários e têm consciência deles. Por exemplo: quando um indivíduo percebe um pensamento negativo que transmite tristeza, o resultado pode ser o choro. Enquanto chora, um indivíduo excreta substâncias químicas geradas pelo estresse, sinalizando aflição em situações emocionalmente carregadas.
Curiosidade: um ser humano chora cerca de 250 mil vezes ao longo da vida.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário