quarta-feira, 13 de maio de 2015

Por Alfredo Brites

 

Chá de gengibre ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

 Os extratos dessa raiz são capazes de levar à transpiração, o que ajuda a desintoxicar o corpo e, além disso, fornece um impulso geral para o sistema imunológico. O gengibre é riquíssimo em gingerol, elemento um tanto quanto útil no tratamento de osteoartrite e artrite reumatoide, segundo informações da Universidade de Maryland Medical Center.

Vitaminas, minerais e aminoácidos do gengibre ainda ajudam a restaurar e a melhorar a circulação sanguínea, e isso talvez diminua consideravelmente as chances de problemas cardiovasculares. O gengibre pode evitar o depósito nas artérias, prevenindo assim a ocorrência de ataques cardíacos e derrames.
 Além disso, a raiz auxilia no fortalecimento da imunidade principalmente em razão dos altos níveis de antioxidantes nela presentes. Vale dizer, ainda, que muitas pessoas bebem chá de gengibre acreditando que ele ajuda a prevenir o câncer.
 Estudos comprovam outros benefícios
Um estudo realizado na escola de medicina da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriu que o gengibre ajudou a reduzir os marcadores de inflamação no cólon em um período reduzido, de um mês. A pesquisa foi publicada na revista Cancer Prevention Research.
 Além disso, o gengibre pode ajudar a diminuir os sintomas de dores menstruais, segundo pesquisadores da Universidade Islâmica Azad, no Irã, em pesquisa publicada no Journal of Pakistan Medical Association,
 Como preparar o chá de gengibre
Agora que você já conhece os benefícios, veja como é fácil preparar um chá de gengibre.
 Ingredientes:
 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
2 xícaras de água filtrada
1 colher de sopa de mel
Suco de ½ limão
 Modo de preparo:
 Colocar a água para ferver em uma panela. Depois, adicionar o gengibre. Cubra-o e deixe ferver por 15 minutos. Coe o chá. Adicione o mel e o limão a gosto.
 Cuidados com o uso do chá de gengibre
É raro ver efeitos colaterais no gengibre. Em doses elevadas, porém, é capaz de causar leve azia, diarreia e irritação na boca. Além disso, pessoas com cálculos biliares devem consultar um médico antes de ingerir gengibre.
 Isso vale também para mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com problemas cardíacos ou com diabetes, que não devem tomar gengibre sem recomendação médica. Não tome chá de gengibre se você tem um distúrbio de sangramento ou se você estiver tomando medicamentos para afinar o sangue, incluindo a aspirina.

Mulheres se sentem mais bonitas às 10h06 de segunda-feira, aponta pesquisa

Por iG São Paulo

Segundo estudo inglês, primeiro dia útil da semana é o período de pico de beleza para as mulheres; já quinta-feira, às 16h05, seria o pior momento da semana para elas

Quem diria que a famigerada segunda-feira seria o dia em que as mulheres se sentem mais bonitas? Pois é justamente isso o que aponta uma pesquisa feita por uma clínica de cuidados com a pela na Inglaterra, segundo o jornal britânico Daily Mail.
De acordo com entrevistas feitas com 1.000 mulheres pela London's Premier Laser Clinic, segunda feira, exatamente às 10h06, é o momento de pico de beleza das mulheres na semana.
A explicação para o momento mais belo seria justamente o início dos dias de trabalho. Segundo a pesquisa, esse seria o período em que as mulheres interagem mais com colegas e se sentem mais renovadas. A volta do descanso do fim de semana estimularia um cuidado extra com a beleza e a apresentação no ambiente de trabalho. 
A pesquisa mostra que 31% das mulheres declaram que segunda-feira é o dia preferido e que elas se propõem a investir mais em um look bonito neste dia. Sexta-feira vem em segundo lugar no pódio da beleza para 23% das mulheres. Logo depois, aparece o sábado com a preferência de 21% das mulheres.
O pior dia da semana fica por conta da quinta-feira, mais pontualmente às 16h05. Apenas 3% das mulheres se consideram mais bonitas nesse período. A explicação seria o desenrolar da semana de trabalho com problemas e estresses do dia a dia. Com o volume de trabalho, as mulheres admitem se descuidar da aparência perto do final da semana.

Inimigo dos dentes; vinho branco pode ser pior que tinto


Os ácidos presentes nos vinhos têm a capacidade de “arranhar” o esmalte dental, o que permite que sua estrutura seja mais facilmente agredida por outros alimentos, como os açucarados e os pigmentados. Mas, apesar de o vinho tinto trazer a combinação da acidez e do corante, é o branco que prejudica mais os dentes.
Por isso, a combinação dos dois vinhos pode ser ainda mais agressiva aos dentes. “Esse costume que algumas pessoas têm de começar com um vinho branco, durante o aperitivo, e depois passar para o vinho tinto durante a refeição, pode ser bem perigosa. A acidez do vinho branco deixa os dentes mais porosos e mais propensos a absorver os corantes naturais do vinho tinto”, diz o porta-voz do site Tintos&Tantos, especializado em vinho.
Dicas para amenizar os efeitos
Mas isso não quer dizer que você deve parar de tomar vinhos. Para que os efeitos nocivos aos dentes sejam amenizados existem alguns truques que podem ajudar.
Para começar, é fundamental que a higienização bucal diária esteja em ordem. “Escovar os dentes, não deixar acumular placas e tártaro e ingerir bastante água (que estimula a salivação) ajudam a diluir e neutralizar os ácidos presentes no vinho”, diz Leon.

Antes - Escove os dentes uma hora antes de beber vinho. Com essa antecedência, o paladar não ficará alterado e os dentes estarão mais protegidos, com a superfície limpa e, principalmente, lisa (dificultando a impregnação da pigmentação).
Durante - Sempre consuma água junto com o vinho. Melhor ainda se for água com gás, pois a carbonatação vai ajudar a proteger os dentes ainda mais. De qualquer forma, o importante é não ficar com a boca seca.
Depois - Mesmo que a saliva esteja um pouco tingida pelo vinho, não escove os dentes logo depois de bebê-lo. Nesse momento, a acidez bucal terá deixado os dentes mais sensíveis à abrasão e a escovação poderá danificar o esmalte. O ideal é deixar a saliva trabalhar reduzindo a acidez. E, quando for escová-los, primeiro faça um bom bochecho com água para eliminar as substâncias restantes.
Combinação queijo e vinho
A combinação do queijo com o vinho não é apenas deliciosa, mas também pode ajudar a diminuir os efeitos da bebida nos dentes. “O queijo ajuda a anular o efeito corrosivo do ácido ao aumentar o pH da cavidade bucal. Também aumenta a salivação e ajuda a fechar micro poros da superfície dental. Além disso, é um alimento rico em cálcio, mineral essencial para a saúde dos dentes”, diz o porta-voz do site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário