sábado, 25 de abril de 2015

Por Alfredo Brites



Justiça suspende lei que obrigava escolas de Florianópolis a terem bíblia

 Por ig

 

 

 

 

 

 A Justiça suspendeu liminarmente a lei municipal que obriga escolas das redes pública e privada de Florianópolis a manterem uma Bíblia em "local de destaque". O Tribunal de Justiça de Santa Catarina considerou a lei inconstitucional.

A decisão do desembargador Lédio Rosa de Andrade, relator na ação direta de inconstitucionalidade (Adin) ajuizada pela Ministério Público, reconheceu risco de ofensa aos direitos e valores extrapatrimoniais das crianças e adolescentes nas escolas, bem como aumento de despesas para a administração pública.
Lédio Rosa apontou não ser lícito, sob o aspecto constitucional, impor, por ilustração, a uma instituição de ensino ateia ou mulçumana a leitura ou exposição da bíblia em lugar privilegiado. Essa atitude, segundo o magistrado, ofende a liberdade religiosa prevista nas Constituições Estadual e do Brasil.
Não há previsão para o julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade, segundo o TJ-SC.
Lei polêmica
A lei municipal foi publicada no dia 17 de março no Diário Oficial de Florianópolis e obrigava as escolas a disponibilizarem o livro religioso em formato impresso, na versão em braile e em áudio. 
"Durante e semana que antecede o Dia do Livro, será permitido a instituições que assim desejarem distribuir exemplares da Bíblia nos pátios da escola, desde que acordado previamente com a direção escolar", dizia o texto.
 

Justiça suspede lei que obrigava escolas de Florianópolis a terem bíblia

                           O arcebispo de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, foi eleito na última segunda--feira, 20, como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo presidente foi escolhido ainda no primeiro escrutínio, após receber 215 votos, superando assim os 196 que corresponderam aos dois terços necessários para a eleição.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é um organismo permanente que reúne os Bispos católicos do Brasil que, conforme o Código de Direito Canônico, "exercem conjuntamente certas funções pastorais em favor dos fiéis do seu território, a fim de promover o maior bem que a Igreja proporciona aos homens, principalmente em formas e modalidades de apostolado devidamente adaptadas às circunstâncias de tempo e lugar, de acordo com o direito" (Cân. 447).
Pertencem à CNBB, pelo próprio direito, todos os Bispos diocesanos do Brasil e os que são a eles equiparados pelo direito, os Bispos coadjutores, os Bispos auxiliares e os outros Bispos titulares que exercem no mesmo território algum encargo especial, confiado pela Sé Apostólica ou pela Conferência dos Bispos. (cf. Cân. 450)
A CNBB foi fundada em 14 de outubro de 1952, no Rio de Janeiro. A transferência da sede para Brasília aconteceu em 1977.

Missão

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, segundo seu estatuto, tem por finalidade:
  • aprofundar cada vez mais a comunhão dos Bispos;
  • estudar assuntos de interesse comum da Igreja no País, para melhor promover a ação pastoral orgânica;
  • deliberar em matérias de sua competência, segundo as normas do direito comum ou de mandato especial da Sé Apostólica;
  • manifestar solicitude pela Igreja Universal, através da comunhão e colaboração com a Sé Apostólica e com as outras Conferências Episcopais;
  • cuidar do relacionamento com os poderes públicos, a serviço do bem comum, ressalvado o conveniente entendimento com a Nunciatura Apostólica, no âmbito de sua competência específica.

Justiça suspende lei que obrigava escolas de Florianópolis a terem bíblia

Então, estamos consumindo do jeito errado. Muitas vezes usamos alguns alimentos sem conhecer todos os benefícios à nossa saúde, desperdiçando partes muito mais saudáveis do que pensávamos. É o caso da casca do limão.
Normalmente, utilizamos a polpa da fruta e jogamos o resto fora. O que você provavelmente não sabia é que justamente a casca tem de 5 a 10 vezes mais vitaminas C do que o próprio suco, além de ser rica em potássio.
Segundo alguns estudos, o limão é um dos mais poderosos antioxidantes e antimicrobianos da natureza. Um jeito simples de aproveitar toda fruta é congelando-a antes de consumir, dessa maneira fica bem mais fácil aproveitar a casca em receitas variadas.
Depois de lavar bem a fruta, coloque-a no congelador (em um saco vedado) e só retire quando estiver bem congelada. Depois utilize um ralador para raspá-la, sem descascar.
Uma ótima técnica, para quem não é muito chegado na ideia de frutas no freezer, é congelar apenas a casca ralada. É um pouquinho mais chato ralar in natura, rende menos, mas funciona. O suco da fruta também pode (e deve) ser congelado.
Coloque as raspas onde você preferir: na salada, sopa, molho, suco, sorvete, bebidas… Com o que sobrar da polpa você faz o que der na telha, de caipirinha a um potente acelerador de metabolismo:
Com essa técnica é possível usufruir todos os incríveis nutrientes oferecidos pelo limão e ainda dar um toque especial de sabor em seus pratos. Vale ressaltar que a fruta pode ficar cerca de 1 ano congelada, e sua validade em temperatura ambiente é de 2 semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário