sexta-feira, 24 de abril de 2015

Por Alfredo Brites



 
Dormir pelado faz bem para o organismo







Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 40% da população mundial sofre de algum distúrbio do sono. Com números tão altos, vale a pena investir em técnicas que possam fazer com que o descanso não seja um problema. Dormir pelado pode ser uma delas.
 A informação pode parecer estranha e curiosa, mas há comprovação científica para o fato: dormir pelado traz benefícios ao organismo.
 Dormir melhor
 Ao dormir, sua temperatura corporal diminui e o corpo relaxa. Se você estiver de pijama, esse processo pode ser interrompido e demora mais tempo para acontecer. Isso significa um sono menos profundo.
 Fazer mais sexo
 Se você dorme acompanhado, saiba que abandonar as roupas gera benefícios hormonais, como maior liberação de oxitocina, o “hormônio do amor”. O processo acontece a partir do contato com a pele, o que também estimula a sensualidade e o sexo
 Prevenir doenças
 No caso das mulheres, por exemplo, doenças como a candidíase ocorrem pela proliferação de um fungo, que pode infectar, dentre outras partes do corpo, a vagina e a vulva.
 O uso constante de absorventes diários, roupas íntimas e biquínis, especialmente se estiverem molhados, dificulta a ventilação na região e aumenta a possibilidade de fungos. Ao dormir sem roupa, você favorece a ventilação e evita a umidade.

Noruega será primeiro país a acabar com rádio FM
 Sob os olhares de outras nações, a Noruega se tornará, em 11 de janeiro de 2017, o primeiro país do mundo a tirar do ar o sinal FM.
Segundo o governo, hoje, a Noruega tem 22 estações nacionais de rádio digital e ainda há espaço para outras 20.
No entanto, só restam cinco estações nacionais de rádio FM neste país de 5 milhões de habitantes.
O serviço público de radiodifusão norueguês, o NRK, desligará seu sinal FM antes da concorrência.
Mas este processo não será repentino: o sinal sairá do ar região por região, a partir de janeiro de 2017.
O ministério da Cultura norueguês estima que a digitalização das emissoras nacionais de rádio gerará uma economia anual de cerca de US$ 25 milhões (aproximadamente R$ 75 milhões).
"O custo de transmissão de rádio nacional pela rede FM é oito vezes maior que pela rede de Retransmissão Digital de Áudio", disse o ministério em um comunicado.
Isso se deve em parte pelo menor consumo de energia da transmissão digital.
Iniciativa na Noruega servirá de teste para a indústria global de rádio
Vários outros países da Europa e do sul da Ásia também avaliam uma transição para a rádio digital.

Ciência identifica atividades físicas que faz bem para o cérebro.

Cérebro é estimulado por atividades físicas, mas esportes atuam de formas diferentes
Que exercícios fazem bem para a saúde, todo mundo já sabe; mas o que é menos conhecido são os benefícios dos esportes sobre o funcionamento do cérebro, a "saúde da mente".
Embora as pesquisas indiquem que qualquer atividade física, incluindo caminhadas, seja benéficas, há evidências de que nem todas contribuem da mesma forma ou geram os mesmos efeitos para a saúde.

Esgrima

Um estudo publicado em 2012 pela Universidade Foro Itálico de Roma comprovou que os esportes que requerem tomar decisões em frações de segundos melhoram a função cognitiva tanto em pessoas jovens como em idosos, o que permite reduzir problemas associados ao envelhecimento.
A velocidade da esgrima, tanto para atacar como para defender, ajudaria a melhorar as funções cognitivas do cérebro.
Para diferenciar os esportes, os pesquisadores estabeleceram duas categorias: abertos e fechados.
Ciclismo é considerado esporte de habilidade fechada por ser repetitivo.
"Os esportes considerados de habilidades abertas - em que a tomada de decisões rápidas, reações instantâneas, de precisão em velocidade são a premissa - seriam, por exemplo, futebol, basquete, vôlei, esgrima, tênis de mesa (ping pong), hockey etc."
"Os outros, de habilidades fechadas (repetição de movimentos, ritmo estável), seriam atletismo, ciclismo, boliche e patinação, entre outros", explicou o especialista em medicina esportiva.
O consenso entre os especialistas em medicina desportiva é que a atividade física oferece benefícios a pessoas de qualquer idade e que é melhor começar tarde do que nunca.
Médicos recomendam fazer exercícios desde cedo, embora nunca seja tarde para começar.
000

Nenhum comentário:

Postar um comentário