quinta-feira, 23 de abril de 2015

Por Alfredo Brites



 
Barra de cereal: tire suas dúvidas sobre ela




A barra de cereal é pequenininha, prática e promete ser sua melhor amiga caso queira incluir um pouco mais de saúde na sua rotina. Ela virou item obrigatório nas bolsas femininas, prometendo matar a fome com uma ótima fonte de fibra e poucas calorias. Mas será que esse alimento prático cumpre o que promete?
Os valores nutricionais da barra de cereal variam muito conforme a marca e sabor. Mas, de maneira geral, todas possuem fibras, carboidratos, açúcar (exceto quando indicado na embalagem a falta dele), proteínas e gorduras.
Mesmo que você esteja fazendo uma dieta com baixa ingestão de calorias, nunca substitua uma refeição pela barra de cereal. Isso porque ela não possui todos os nutrientes necessários para uma alimentação saudável. A função dela é ser a tábua de salvação na hora que a fome bater, e não única fonte de alimento.
Existe uma maneira bastante prática de saber se você está comprando saúde ou um alimento com poucos nutrientes disfarçado de saudável.
 Quem ajuda nessa tarefa é a própria embalagem. Basta ler as letrinhas pequenas onde estão as informações nutricionais e observar um item fundamental: a ordem dos ingredientes. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), eles devem sempre estar colocados de forma decrescente de quantidade no produto.
 Em muitas, essa lista vem encabeçada pelo xarope de glicose que nada mais é do que açúcar. Outro item que também é açúcar é a maltodextrina. E a lista de doces e travessuras da barra de cereal pode não parar por ai: açúcar mascavo, invertido e o açúcar puro e simples fazem a festa em algumas barrinhas. Além disso, cuide também da quantidade de gordura saturada.
 Dê preferência as que tenham maior quantidade de fibra alimentar e proteína. Com o hábito de ler as embalagens, aos poucos você irá fazer melhores escolhas dentre as que encontra na gôndola do supermercado.
 Se você pratica esportes
Prefira as barras de cereal ricas em proteínas. Essas, raramente, são encontradas em supermercados, mas sim em lojas de produtos naturais. A base nutricional delas é o whey, proteína do soro do leite que ajuda a definir o corpo e até emagrecer.
 Porém, segundo o Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), é importante não consumir esses produtos em excesso, pois o uso abusivo de proteínas pode sobrecarregar o organismo.
 Faça sua própria barrinha
Com tantos detalhes para prestar atenção na embalagem, para garantir que o que você consome é, verdadeiramente, saudável, você pode optar por fazer a sua própria barrinha de cereal.
 Ingredientes:
 – 3 xícaras (chá) de granola sem açúcar
– 1 xícara (chá) de coco ralado
– 2 unidades medida de whey protein
– 3 colheres (sopa) de pasta de amendoim
– 2 colheres de sopa de mel
– 2 unidades claras de ovos.
 Modo de Preparo:
 Em uma tigela, misture todos os ingredientes até formar uma pasta. Depois, faça em formato de barras. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos e está pronto.

Homens se matam na faixa dos 40.









O suicídio leva um número preocupante de vidas em todo o mundo e, no Reino Unido, os homens sofrem um risco muito maior do que as mulheres. Simon Jack, cujo pai cometeu suicídio, tentou investigar as razões.
Os 44 anos de idade, uma idade não muito memorável para a maioria das pessoas mas, no meu caso, foi um aniversário que sempre terá uma importância especial. Foi a idade em que meu pai cometeu suicídio, há 25 anos, por razões que ainda não consegui esclarecer totalmente.
Como resultado, sempre fui muito sensível em relação a histórias sobre suicídio no noticiário e notei também a frequência com que estas histórias envolviam homens.
O que não percebi até recentemente é que o suicídio é a mais frequente causa de morte de homens abaixo dos 50 anos na Inglaterra e no País de Gales. Cem homens morrem por semana. É a causa de morte mais prevalente atualmente, mais do que em qualquer outro momento dos últimos 14 anos e homens têm quatro vezes mais chances de acabar com a própria vida do que as mulheres.
Queria descobrir o por quê. Qual a razão de homens serem mais suscetíveis e o que pode ser feito a respeito, se é que algo pode ser feito?
Meu próprio pai, na faixa dos 40 anos, estava na faixa etária mais vulnerável.

Pesquisa

Para tentar descobrir as causas, perguntei para os Samaritanos, cuja pesquisa é baseada em 60 anos de experiência. O trabalho deles destaca uma série complexa de fatores - incluindo problemas financeiros e emocionais, traços de personalidade, desafios da idade e questões de saúde mental.
Todos estes problemas afetam mulheres também. Então, qual a razão de que, apesar de metade dos telefonemas recebidos pelos Samaritanos ser de mulheres, quatro vezes mais homens acabam mortos?
Simon Jack conversou com a família para descobrir os motivos que levaram ao suicídio do pai
Existe uma opinião muito comum de que suicídio é prova de doença mental. O argumento é que, se você comete suicídio, você precisa estar sofrendo de uma doença mental diagnosticável como depressão.
Rory O'Connor é responsável por um dos mais importantes centros de pesquisa sobre suicídio no mundo, na Universidade de Glasgow, Escócia. Faz experiências em psicologia e comportamento suicida. Frequentemente, a doença mental é parte do problema, mas não é uma explicação suficientemente completa para isto.
Alimentos perigosos para cachorros









A maioria das comidas ingeridas pelo homem é inofensiva ao animal. No entanto, alimentos como leite, chocolate e uva podem causar de diarreia a insuficiência renal no cão.
Muitas pessoas não resistem ao olhar de pidão de seus cachorros e oferecem ao animal um pedacinho do que estão comendo. Na maioria das vezes, os agrados são inofensivos. "A domesticação praticamente adaptou o cão à dieta humana. Em comparação com o homem, o cachorro só precisa de um pouco mais de proteína e menos de carboidrato", diz o veterinário Wagner Luis Ferreira, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Massas, pães, carnes e boa parte das frutas e legumes não fazem mal ao bicho. No entanto, há algumas comidas prejudiciais à saúde canina. Chocolate, uva e leite são exemplos que podem causar problemas como diarreia, insuficiência renal e parada cardíaca.
Segundo a veterinária Ane Amaral, professora da Universidade de Santa Maria (UFSM), o cachorro não é muito seletivo nas escolhas alimentares e, para piorar, come compulsivamente. "Como a espécie costumava viver em matilha, a incerteza de que sobraria comida fazia o cachorro comer até acabar tudo", diz Ane. Por causa dessa herança, o cão ingere praticamente qualquer alimento oferecido a ele, característica que contribui para o sobrepeso. "A obesidade pode ser o agente complicador de doenças respiratórias e cardiovasculares. Cabe ao dono controlar as comidas e o tamanho das porções", afirma Wagner Luis Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário