quinta-feira, 2 de abril de 2015

Por Alfredo Brites


 
“QUARENTÕES” ATIVOS TÊM RISCO DE CÂNCER REDUZIDO
 BBC
Homens "quarentões" em boa forma física têm menos chances de desenvolver cânceres de pulmão e colorretal.
Os pesquisadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, também sugerem que a combinação de boa alimentação e bom nível de atividade física aumenta as chances de sobrevivência para homens em boa forma no caso de eles diagnosticados com a doença.
E alertam ainda que mesmo pequenas melhorias na rotina de exercícios já podem diminuir os riscos de câncer.
Ainda que exercício e alimentação balanceada sejam medidas já conhecidas para reduzir as possibilidades de se ficar doente, a autora do estudo da Universidade de Vermont, Susan Lakoski, acredita ser benéfico dizer as pessoas o quanto elas precisam melhorar sua forma física para reduzir o risco de câncer a níveis aceitáveis.
Segundo os pesquisadores, homens com alto nível de atividade física na meia-idade reduziram seu risco de câncer de pulmão em 55% e o de colorretal em 44%, em comparação com homens mais sedentários - mais especificamente os que demoraram mais de 12 minutos para correr ou andar uma milha (1,6 km).
Porém, o estudo descobriu que homens com boa condição física não mostraram redução de risco de desenvolvimento de câncer de próstata.
A pesquisadora afirma no estudo que apenas estar em forma física acima da média já traz vantagens para a saúde.
DOENÇAS QUE CAUSAM EXCESSO DE SONO
  Terra
 Existem casos em que o excesso de sono do indivíduo é tão grande, que ele adormece em qualquer lugar durante o dia. Essa característica faz parte dos sintomas de um distúrbio raro do sono conhecido como narcolepsia. A pessoa que sofre disso adormece repentinamente, tem pesadelos e acorda com frequência.
 Apneia, estresse e ansiedade podem causar sonolência excessiva durante o dia.
Já a anemia, causa sonolência por proporcionar uma redução de hemoglobina no sangue. Como essa proteína é responsável por carregar oxigênio para as  células, sua redução resulta em uma menor produção de energia no organismo e gera fraqueza e cansaço excessivos.
 A apneia do sono é um distúrbio respiratório potencialmente grave e começa repentinamente. Esse distúrbio se resume em uma dificuldade de respirar durante o sono, o que deixa o momento fragmentado, além de afetar o raciocínio e memória.
 O estresse e a ansiedade estão diretamente ligados, pois impossibilitam que o indivíduo que sofre desses distúrbios descanse durante o sono.
 Dormir menos que seis horas por dia eleva os riscos do indivíduo ter um acidente vascular cerebral, desenvolver hipertensão, arritmia ou infarto. Além disso, a pessoa fica propensa a se tornar obesa e diabética.
 Por isso, se você sofre com excesso de sono durante o dia devido a algum distúrbio listado, é essencial que evite bebidas estimulantes, como café, energéticos e chá preto. Realize as suas refeições no mínimo duas horas antes de dormir e não exagere nas porções. 
CACHORROS IDENTIFICAM QUANDO ALGUÉM É DESONESTO.
BBC
Cachorros podem não parecer incrivelmente inteligentes quando correm atrás de seus próprios rabos, mas usam outras maneiras para demonstrar como são criaturas espertas. Uma de suas melhores qualidades é que eles estão sempre atentos aos seres a sua volta, tanto humanos como outros cães.
Muitos estudos já demonstraram que cachorros são capazes de perceber as emoções humanas. Pesquisas recentes descobriram que eles podem notar a diferença entre rostos alegres e tristes, e conseguem até demonstrar ciúme.
Mas um trabalho que foi há pouco tempo publicado na revista científica Animal Cognition revelou que os cachorros também percebem quando uma pessoa não é confiável. E uma vez que decidem que determinado indivíduo é desonesto, param de seguir suas instruções.
O estudo foi realizado na Universidade de Kyoto, no Japão, pela equipe da cientista Akiko Takaoka. Partindo da noção já comprovada de que os cães entendem quando um humano aponta algo para eles, os investigadores puderam concluir que os animais também percebem rapidamente quando o gesto de um humano é enganoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário