sábado, 18 de abril de 2015

Por Alfredo Brites



 
O QUE É REAL NO TERMO “PLUS SIZE”
           Uma campanha iniciada na internet tenta pressionar a indústria da moda para abandonar o termo "plus size" – uma distinção que se aplica aos tamanhos maiores de roupa.
A iniciativa partiu da apresentadora de TV australiana Ajay Rochester, que lançou a hashtag #DropThePlus (algo como #AbandoneOPlus, em inglês) após ler uma reportagem com uma "modelo plus size" que vestia roupas de um tamanho considerado normal para mulheres comuns.
"Existe essa separação entre o que é uma modelo real e uma modelo 'plus size'. E depois existe o resto do mundo!", disse a apresentadora à BBC Trending, que acompanha as notícias que mais repercutem nas redes sociais.
"Eu olhava para a foto e não conseguia ver ninguém que eu consideraria 'plus size'. Pensei: meu Deus, se essa mulher é 'plus size', o que somos as outras?"
Mulheres nas redes sociais compartilharam a hashtag em apoio à ideia de Rochester.
Mulheres abraçaram a hashtag em apoio à ideia de Ajay
Quando a apresentadora sofreu abusos por parte de internautas, a campanha ganhou o apoio da modelo 'plus-size' Stefania Ferrario, que postou no site de fotos Instagram uma imagem sua em roupas íntimas com os dizeres: "Sou modelo – PONTO".
"Apenas três tamanhos da escala americana são considerados 'normais'. As mulheres se sentem aprisionadas nessas categorias e a única forma de sair dessa armadilha é passando fome, porque o corpo delas nunca vai ser naturalmente desse tamanho", disse Stefania.
Mas outras especialistas acreditam que o termo 'plus' pode ser um símbolo de orgulho para mulheres de proporções mais generosas.

 

Fome oculta: um problema real


A fome oculta é um fenômeno pouco divulgado, mas, quando em estágio avançado, este problema silencioso deixa o organismo mais fraco e vulnerável a inflamações e infecções. A professora do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Andréa Ramalho é especialista no assunto e publicou o livro Fome Oculta - Diagnóstico, Tratamento e Prevenção (Editora Atheneu).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que uma em cada quatro pessoas no mundo tem fome oculta. O que é esse problema?
A “fome oculta” é definida como uma carência não explícita de um ou mais micronutrientes, em que há alterações fisiológicas mínimas, não perceptíveis no exame clínico de rotina.  A “fome oculta” é uma consequência da falta ou do baixo consumo, sobretudo, de micronutrientes (vitaminas e minerais). É o estágio anterior ao surgimento dos sinais clínicos de carência e não está necessariamente associado a enfermidades claramente definidas, como as facilmente observadas na desnutrição.
Há algum sintoma? Quais são as consequências da carência de micronutrientes para o organismo?
Por não apresentar sinais clínicos de carência, que são característicos das manifestações finais do quadro de ausência de vitaminas e minerais, a fome oculta se instala de forma imperceptível e silenciosa. Porém, mesmo que não evolua para os estágios terminais da deficiência, já causa prejuízos à saúde.
 
Saiba como identificar uma crise de ansiedade
 Sentir ansiedade diante de novas situações é normal em qualquer idade. Bebês ficam ansiosos frente a uma nova descoberta, sensação que acompanha o ser humano por toda a vida. Porém, ficar ansioso é diferente de ter crise de ansiedade ou distúrbios mais graves que possam atrapalhar o convívio social.
 De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 25% da população mundial é acometida de um dos cinco tipos de transtorno de ansiedade conhecidos: síndrome do pânico, estresse pós-traumático, fobia social, fobias específicas e o transtorno de ansiedade generalizada.
 Diferença entre crise de ansiedade e Síndrome do Pânico
A crise de ansiedade e a Síndrome do Pânico podem ser bastante confundidos por aqueles que não sofrem deles. A Síndrome do Pânico é considerada um transtorno mental que tem como principal característica sintomas bastante intensos. Taquicardia, tontura, falta de ar e sensação de morte vêm acompanhados de náuseas, tremores e até desmaio.
 Vem sem avisar, embora possa ser acionada por situações específicas como ir a determinados lugares ou, nos casos mais graves, pensar no simples ato de sair de casa. 
a crise de ansiedade não é tão imprevisível quanto à Síndrome do Pânico. Isso porque ela vem precedida da sensação de que algum ruim pode acontecer caso a pessoa conclua determinada ação.
 É considerada menos traiçoeira que o pânico porque os pensamentos começam a se voltar para todos os aspectos negativos do que pode acontecer e as mais variadas maneiras de evitá-las. Por esse motivo, diante da incapacidade de ter todas as possibilidades sob controle, o corpo desencandeia reações físicas bastante desconfortáveis.
            Numa proporção menos agressiva, também há a falta de ar, a palpitação, tontura, suor nas mãos e até dores pelo corpo. Caso não for tratado na busca de um controle, a crise pode trazer consequências maiores tanto físicas quanto sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário