quarta-feira, 15 de abril de 2015

Por Alfredo Brites




Dicas para uma alimentação saudável
 1. Mastigar bem os alimentos (aproximadamente 30 vezes) que é fundamental para uma boa digestão.
2. Fazer as refeições de maneira consciente, com calma e em local tranqüilo.
3. Evitar ingestão de líquidos às refeições. O ideal é ingerir até 15 minutos antes ou 2 horas após. Se quiser tomar líquido antes deste intervalo, restringir o volume em 200 ml.
4. Hidratar-se bem
5. Fracionar a dieta em 5 a 6 refeições por dia
6. Evitar bebidas alcoólicas – se consumir, no máximo 2 doses por semana (ex: 2 caipirinhas ou 2 taças de vinho, etc)
7. Evitar alimentos que contenham glúten: trigo, cevada, centeio, aveia
8. Usar condimentos naturais na comida: hortelã, manjericão, orégano, gengibre, alecrim, alho, açafrão, etc
9. Se utilizar adoçantes preferir stévia ou sucralose
10. Manter o controle alimentar nos finais de semana e feriados
11. Tenha uma alimentação variada e colorida!

Veja como acabar com as rugas com novos hábitos

Praticar atividades físicas deve ser um hábito. Seja teimosa consigo mesma e mexa-se. O exercício físico melhora a circulação sanguínea da pele e o metabolismo do organismo. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.
 Proteja sua pele das agressões externas: vento, frio, poluição e raios solares. A boa hidratação representa uma pele com boa elasticidade, enquanto que a pele desidratada é sinônimo de flacidez e rugas.
 Já ouviu falar do sono da beleza? Pois bem, um dos métodos de como acabar com as rugas é por meio do sono. Durante ele, produzimos hormônios como a melatonina e o hormônio do crescimento, que são calmantes e reparadores.
 A dieta equilibrada nem precisa de argumentos. Ela deve ser rica em vegetais, frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças. É a melhor proteção contra os radicais livres, que são inimigos da pele e não nos permitem acabar com as rugas.
 Priorize vitamina C (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate), vitamina E (amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos), vitamina A (cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão) e bioflavonoides (frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas).
 Acabe com o consumo de açúcares e gordura
 O açúcar em excesso é responsável por um processo de envelhecimento celular chamado “glicação”. Ele se liga às proteínas da pele, como o colágeno, e provoca a rigidez dessas proteínas.
 Protetor solar sempre
 O excesso de exposição solar é a principal causa do envelhecimento e do câncer de pele. A radiação do sol é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas mais brancas, que sofrem esse processo precocemente.
 Abuse da água
 A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água favorece a eliminação de toxinas. O recomendado é consumir pelo menos dois litros por dia.
  Pare de fumar
 Quer saber como acabar com as rugas? Pare de fumar imediatamente! Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos. Então, você escolhe: ou sua pele ou seu vício. Os dois juntos não combinam. O ato de fumar provoca rugas ao redor dos lábios e dos olhos.



Daltonismo:  a doença que leva à confusão de cores

 daltonismo é a incapacidade de identificar as cores de uma maneira normal. Essa condição é  uma deficiência que torna quase impossível perceber diferenças entre algumas cores, principalmente verde e vermelho. Embora a maioria dos casos de daltonismo tenha origem hereditária, é possível que ele seja causado por outros fatores.
 Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 12 homens e 1 em cada 200 mulheres no mundo apresentam daltonismo.
 Problema pode ser genético
 Dentre as principais causas do daltonismo, destacam-se os fatores genéticos. Ele é resultado da recepção hereditária de um cromossomo X geneticamente defeituoso, que geralmente vem de uma mãe portadora e tem 50% de chance de ser passado para o filho.
 A filha da mesma mãe terá 50% de chance de também se tornar uma portadora, mas só tem risco de se tornar daltônica se o pai também o for. É justamente por isso que a maioria das pessoas daltônicas são do sexo masculino.
 Além das questões genéticas, a condição também pode ser causada por envelhecimento, problemas oculares, lesões, efeito colateral de algum medicamento.
 Tipos de daltonismo
 O distúrbio pode se manifestar de diferentes formas, variando de pessoa para pessoa. Existem pelo menos três tipos de daltonismo:
 Protanopia: é a diminuição ou a ausência total do pigmento vermelho. Por isso, o indivíduo que tem essa condição identifica outras cores no lugar do vermelho, como o marrom, o cinza ou o verde.
 Deuteranopia: nesse tipo de deficiência, ao ver as cores, a pessoa não é capaz de identificar o verde, podendo perceber outras cores em seu lugar.
 Tritanopia: nesse tipo, há a deficiência no reconhecimento do azul e do amarelo. Assim, é possível que a pessoa veja essas cores em tonalidades diferentes, e não distinga a cor laranja.
 Daltonismo tem cura?
 Quando a pessoa é daltônica em razão de fatores genéticos, não há tratamento. As lentes de contato, porém, são úteis em algumas situações. Por outro lado, quando essa deficiência é adquirida por outros motivos, a visão pode retornar ao normal se a causa for tratada.
 Para quem é daltônico, coisa triviais para pessoas não portadoras da doença podem ser uma experiência frustrante e, muitas vezes, perigosa. Muitos daltônicos não conseguem cozinhar, já que é difícil diferenciar alimentos maduros ou não, como as bananas e os tomates.
 Além disso, as crianças daltônicas podem ter problemas na escola com leitura e com outros aspectos da aprendizagem. É importante que os professores sejam informados sobre as condições desses alunos.
 Obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também pode ser um problema. A Resolução nº 80/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que o candidato deve ser capaz de identificar as cores vermelha, amarela e verde - o que nem sempre é possível para os daltônicos.
             Entretanto, tramita no Senado Federal um projeto de lei que visa alterar o formato dos semáforos, justamente para favorecer os daltônicos. Pela proposta, será possível identificar as indicações através de diferentes formatos (a cor vermelha seria quadrada, a amarela triangular e a verde circular).

Nenhum comentário:

Postar um comentário