sábado, 11 de abril de 2015

Por Alfredo Brites



 

Silenciosa, doença renal crônica atinge 10% da população.

 (Com Agência Brasil)

 A doença renal crônica atinge 10% da população mundial e afeta pessoas de todas as idades e raças. A estimativa é que a enfermidade afete um em cada cinco homens e uma em cada quatro mulheres com idade entre 65 e 74 anos, sendo que metade da população com 75 anos ou mais sofre algum grau da doença. Diante desse cenário, a Sociedade Brasileira de Nefrologia defende que os exames de creatinina sérica e a pesquisa de proteína na urina, necessários para a verificação da saúde real, façam parte dos exames médicos anuais.

Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que 100 000 pessoas fazem diálise no Brasil. Atualmente, existem 750 unidades cadastradas no país, sendo 35 apenas na cidade de São Paulo. "Por enquanto, a gente ainda dá conta da demanda, mas o número de pacientes aumenta mais rápido que o número de clínicas", alertou a presidenta da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Carmen Tzanno.
Nos últimos dez anos, o número de brasileiros em diálise aumentou 134% enquanto o número de estabelecimentos que oferecem o serviço cresceu apenas 40%. Os números mostram ainda que 70% dos pacientes que fazem diálise descobrem a doença tardiamente. A taxa de mortalidade para quem enfrenta o tratamento é 15%.
Cuidados - O risco de doença renal crônica, de acordo com a entidade, deve ser avaliado por meio de oito perguntas: Você tem pressão alta? Você sofre de diabetes mellitus? Há pessoas com doença renal crônica na sua família? Você está acima do peso ideal? Você fuma? Você tem mais de 50 anos? Você tem problema no coração ou nos vasos das pernas (doença cardiovascular)? Se uma das respostas for sim, a orientação é procurar um médico.
Os principais sintomas da doença renal crônica são falta de apetite, cansaço, palidez cutânea, inchaços nas pernas, aumento da pressão arterial, alteração dos hábitos urinários como urinar mais à noite e urina com sangue ou espumosa.
As recomendações das entidades médicas para reduzir o risco ou para evitar que o quadro se agrave incluem manter hábitos alimentares saudáveis, controlar o peso, praticar atividades físicas regularmente, controlar a pressão arterial, beber água, não fumar, não tomar medicamentos sem orientação médica, controlar a glicemia quando houver histórico na família e avaliar regularmente a função dos rins em casos de diabetes, hipertensão arterial, obesidade, doença cardiovascular e histórico de doença renal crônica na família.
1 -Johann Goethe
As dez pessoas mais inteligentes da história.
O engenheiro eletroquímico americano Libb Thims, que estuda a genialidade humana, listou as 40 pessoas mais inteligentes da história.
Para criar o ranking, Thims não usou somente o QI (quociente de inteligência) das personalidades - embora os testes de QI sejam uma medida altamente imprecisa e controversa, o método ainda é tido como uma das principais formas de avaliar as capacidades intelectuais. Ele optou por considerar também a capacidade de realização de cada personalidade, antes de lhe conferir o título de gênio.
Os primeiros colocados na lista elaborada por Thims têm QI estimado em torno de 200. A título de comparação, cerca de 50% da população mundial possui QI de 90 a 105, que é considerada inteligência média. Estima-se que apenas 2% da população mundial possua QI acima de 150.
 


As dez pessoas mais inteligentes de toda a história:

  • 1 -Johann Goethe-

A medida de QI estimada do escritor alemão varia de 210 a 225. Seu romance "Fausto", publicado em 1808, ainda hoje é considerado uma das maiores obras-primas da literatura alemã.

  • 2 -Albert Einstein. O autor da teoria da relatividade revolucionou a física e sua foto simboliza a genialidade. A medida de QI estimada do alemão vai de 205 a 225.
  • 3 Leonardo da Vinci
Pintor, arquiteto, músico, matemático, botânico, geólogo, engenheiro e inventor. A medida de QI estimada do gênio italiano varia de 180 a 220.
  • 4 Isaac Newton
O físico e matemático inglês, que formulou a lei da gravitação universal, teve papel fundamental na revolução científica do século 17. Seu QI estimado varia de 190 a 200.
  • 5 -James Maxwell
O físico e matemático escocês que viveu no século 19 formulou a teoria eletromagnética e é considerado um dos cientistas que mais influenciaram a física. Seu QI estimado varia de 190 a 205.
  • 6 –Rudolf Clausius
O físico e matemático alemão, autor da segunda lei da termodinâmica, foi um dos primeiros cientistas a sugerir que as moléculas são feitas de átomos. Seu QI estimado varia de 190 a 205.
  • 7 -Nicolau Copérnico
O QI estimado do matemático e astrônomo polonês varia de 160 a 200. Copérnico foi responsável pela descoberta do modelo heliocêntrico do universo, que colocou o sol, e não a Terra, como o centro do Sistema Solar.
  • 8 Gottfried Leibniz
O matemático e filósofo alemão que viveu no século 17 aprofundou seus estudos em cálculo diferencial e integral e no sistema binário. Seu QI estimado varia de 182 a 205.
  • 9 William Sidis
William Sidis foi uma criança prodígio americana. Aos 2 anos de idade, Sidis já lia o New York Times e escrevia (em inglês e francês) na máquina de escrever. Aos 9 anos, foi aceito na Universidade de Harvard — mas, sem capacidade emocional para frequentar as aulas, só pode ingressar aos 11 anos. Sidis faleceu com 46 anos em 1944 devido a uma hemorragia cerebral. A estimativa de seu QI varia de 200 de 300.
  • 10-Thomas Young
O médico e físico inglês trouxe descobertas importantes na óptica e anatomia humana, como a causa do astigmatismo. A estimativa é que seu QI varia de 185 a 200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário