segunda-feira, 9 de março de 2015

Por Alfredo Brites









 
Uma enquete do site “Baby Name Wizard”, com milhares de pessoas ao longo de 5 anos, elegeu os 10 nomes mais atraentes do mundo.
E o resultado trouxe uma ótima notícia para os brasileiros: as mulheres acham os nomes latinos os mais atraentes.
Sorte também dos nossos colegas italianos, franceses, espanhóis e sul-americanos, evidentemente.
Eis o Top 10:
1.  Alessandro
2.  Lorenzo
3.  Rhett
4.  Romeo
5.  Mateo
6.  Dimitri
7.  Dane
8.  Marcelo
9.  Dante
10.             Rémy
Como você pode ver, dois nomes populares por aqui (Alessandro e Marcelo) entraram no ranking.
Em relação às mulheres, a lista ficou assim:
1.  Scarlett
2.  Nicolette
3.  Natalia
4.  Anaïs (pois é, vai entender)
5.  Paulina
6.  Alessandra
7.  Chanel
8.  Soraya
9.  Adrianna
10.             Giuliana
A lição que aprendemos com isso? Quando você viajar para fora do Brasil, e quiser um romance de uma noite, contar uma pequena mentirinha em relação ao seu nome pode aumentar suas chances de se dar bem.

 
CACHORRO PRESTA ATENÇÃO.










Quando conversamos com os nossos cães, eles fazem de tudo para entender o que queremos dizer, de acordo com um estudo publicado no Journal of Current Biology.  A co-autora do estudo, Victoria Ratcliffe, explica que os cachorros prestam atenção “não somente para quem somos e como falamos as coisas, mas também para o que estamos dizendo.”
Embora outros estudos tenham explorado como os cachorros nos entendem, esse estudo se diferencia por mostrar que os cachorros não somente prestam atenção a nossa entonação, mas também ao que estamos tentando dizer com nossas palavras.

Quando o cachorro vira a cabeça para o lado direito, significa uma coisa, para o lado esquerdo, significa outra

Para entender o que estava passando no cérebro dos cachorros, os pesquisadores reuniram 250 cachorros, de várias raças.  Os cachorros foram colocados em uma sala com um alto-falante de cada lado.
Em seguida, os cães ouviram o som de seus donos falando “venha” (em inglês, Come on, then) sem alteração no som, sem a entonação de emoção e mudando a voz do dono.  Também ouviram os donos falando o comando de tal forma que as palavras não poderiam ser compreendidas, mas com ênfase na entonação e conteúdo emocional da voz.
Os cachorros têm uma parte do cérebro que processa a fala humana e apesar de não entenderem tudo o que estamos dizendo, eles conseguem entender a mensagem que queremos passar.  Dependendo do que falamos, o cachorro vira a cabeça em uma certa direção.
Os cães do estudo viraram a cabeça para a direita quando ouviram as palavras sem emoção e para a esquerda quando ouviram o comando com entonação emocional.  Mas quando eles ouviram o som de estático, sem palavras, não viraram a cabeça em nenhuma direção.  Isso é importante pois cada virada de cabeça indica o lado do cérebro que está funcionado.
Por exemplo, se o cachorro vira a cabeça para o lado esquerdo quando você fala com ele, isso significa que ele está escutando prioritariamente da orelha esquerda, e que provavelmente está utilizando o hemisfério direito do cérebro. Sendo assim, o estudo sugere que eles processam informações da mesma forma que nós, usando os dois hemisférios do cérebro.
O estudo não diz como os cachorros entendem a informação que queremos passar a eles, mas revela que eles utilizam tanto as informações verbais quanto as informações não verbais que passamos para eles para decifrar a mensagem que queremos passar.
Quando você fala com o seu cachorro, ele vira a cabeça para o lado direito ou esquerdo?
 
MÚSICAS ALTAS NO OUVIDO CAUSA DANOS.
 Mais de um bilhão de jovens se arriscam a sofrer danos auditivos porque ouvem música muito alta, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS). A principal causa seria a potência sonora dos dispositivos de áudio com fones de ouvido e dos alto-falantes em shows e casas noturnas.
Segundo dados recolhidos pela OMS, quase 50% dos 2,5 bilhões de jovens entre 12 e 35 anos de países com renda média ou alta ouvem música em smartphones e outros eletrônicos em níveis danosos à audição. Além disso, 40% dessa mesma faixa etária estão expostos a barulhos excessivos em discotecas, bares e eventos esportivos por tempo prolongado.
O estudo mostra que os grandes eventos como shows de música e partidas de futebol podem transmitir níveis sonoros que chegam a 100 decibéis. De acordo com a OMS, uma pessoa não deveria se expor a um som como esse por mais de 25 minutos por dia. Quanto aos fones de ouvido, a recomendação da organização é que se ouça música a um volume máximo de 60% da capacidade.
Hoje cerca de 360 milhões de pessoas sofrem algum tipo de dano auditivo pelo mundo. Isso ocorre devido a fatores como doenças infecciosas, genéticas, complicações durante o parto, uso de certos medicamentos, ruídos ou envelhecimento.
CRÉDITO Agence France-Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário