terça-feira, 10 de março de 2015

Por Alfredo Brites



 
CAFÉ LIMPA ARTÉRIAS.
 
O consumo diário de algumas xícaras de café pode ajudar a evitar o entupimento das artérias, um conhecido fator de risco para doenças cardíacas, disseram pesquisadores sul-coreanos, o que deve reabrir o debate sobre os benefícios da bebida para o coração.
O estudo analisou mais de 25 mil funcionários homens e mulheres que se submeteram a exames de saúde de rotina no local de trabalho. Aqueles que bebiam uma quantidade moderada de café - de três a cinco xícaras por dia - tinham uma possibilidade menor de apresentar os primeiros sinais de doença cardíaca nos exames médicos.
Efeitos no coração.
Alguns estudos relacionam o consumo da bebida a fatores de risco cardíaco, como maior colesterol ou pressão arterial. Já outras pesquisas sugerem, na verdade, alguma proteção cardíaca.
Neste estudo, pesquisadores usaram exames médicos para avaliar a saúde do coração. Eles buscavam, especificamente, qualquer doença nas artérias que irrigam o coração - as artérias coronárias.
Nas doenças coronárias, estas artérias ficam entupidas pelo acúmulo gradual de material gorduroso em suas paredes.
Pesquisadores usaram métodos para visualizar pequenos depósitos de cálcio nas paredes das artérias coronárias para ter uma pista inicial sobre a ocorrência deste processo da doença.
Nenhuma das pessoas incluídas no estudo tinha sinais visíveis de doença cardíaca, mas mais do que uma em cada 10 tiveram depósitos de cálcio visíveis em seus exames.
Os pesquisadores, então, compararam os resultados dos exames com o consumo de café diário anotado por cada um dos funcionários, levando em conta outros potenciais fatores de risco cardíaco, como tabagismo, exercícios físicos e histórico familiar de problemas cardíacos.
Pessoas que beberam algumas xícaras de café por dia apresentaram menos probabilidade de ter depósitos de cálcio em suas artérias coronárias do que as que bebiam mais do que isso ou simplesmente não bebiam nada.
Os autores do estudo dizem, no entanto, que mais pesquisas são necessárias para confirmar e explicar a ligação. Vai um cafezinho!
 
CHÁ PRETO É MUITO BOM.
 TERRA
Pesquisadores americanos divulgaram uma pesquisa onde afirmam que o chá preto pode prevenir a diabetes tipo 2. De acordo com o estudo, o líquido inibe a absorção em excesso de moléculas de glicose pelo corpo, responsável por causar a doença.
Os pesquisadores da Universidade Estadual de Framinghan comprovaram os resultados ao analisarem o comportamento de ratos de laboratório. O estudo mostrou uma diminuição do nível de açúcar no sangue dos ratos e o chá preto conseguiu prevenir e curar os casos de diabetes.
"O estudo mostra que, como o chá verde, o chá preto possui atividade antidiabética", explicam os pesquisadores.
Orgãos de saúde têm alertado para o aumento do número de pessoas com diabetes tipo 2, devido aos maiores indíces de obesidade, sedentarismo, e dietas não balanceadas. 

PENSE BEM ANTES DE OPTAR POR UM ANIMAL.
Considerações básicas para refletir antes de optar por um animal de estimação:
1. As pessoas da família estão de acordo?
2. Na residência, existe espaço físico suficiente para a espécie animal e para a raça escolhida?
3. Na área do domicílio é permitido ter animais, como por exemplo em edifícios de apartamentos?

4. O animal escolhido é mesmo um animal doméstico ou trata-se de um animal silvestre da fauna brasileira?
5. A opção considerada é a de compra ou a de adoção?
6. O animal está sendo considerado como um ser vivo ou como um “brinquedo” para as crianças?
7. O interessado no animal está disposto a cuidar dele por toda a vida? Cães e gatos podem viver por 10 a 20 anos.
8. O interessado no animal está consciente dos custos que representa um animal, com alimentação, vacinas, cuidados médicos veterinários etc.?
9. A escolha do animal recaiu sobre um filhote ou um animal adulto? Um filhote necessita de atenção, treinamento, dedicação permanente. Um adulto tem hábitos instalados, preferências definidas.
10. Quem vai cuidar do animal rotineiramente, nos períodos de férias, em situações de emergência? Quem vai dar banho e passear diariamente com ele?
11. Se a escolha for de uma fêmea, quem responde pelos cuidados dos filhotes, sua doação e, eventualmente sua castração?
12. A raça do animal escolhido é adequada ao estilo de vida da pessoa interessada?


Nenhum comentário:

Postar um comentário