sábado, 7 de março de 2015

Por Alfredo Brites



 
 Mitos e verdades sobre as hemorroidas.
BBC
Quando se fala em hemorroidas, existem apenas duas coisas que se pode afirmar com alguma segurança.
A primeira é que se trata de um problema de saúde surpreendentemente comum: pelo menos 50% das pessoas terão uma crise de hemorroidas em algum momento de suas vidas.
A segunda é que algumas das lendas sobre as origens da doença não têm nenhuma base científica.
Mas antes de explorarmos o que a Ciência tem a nos dizer, tentemos entender melhor esse problema tão embaraçoso.

O mito da cadeira fria.

As hemorroidas são inflamações que se formam nas camadas de tecido que revestem o canal anal. Algumas são externas e têm um aspecto semelhante ao de minúsculas uvas.
Nesses casos, sentar-se em uma superfície dura pode ser algo desconfortável, o que deu origem ao mito de que assentos frios e úmidos seriam, na realidade, a causa do problema.
Mas como uma das maneiras de aliviar a dor e a coceira provocadas pelas hemorroidas é aplicar uma compressa gelada, especialmente se alguma veia tiver formado um coágulo rígido, podemos concluir que uma superfície fria seria até uma ajuda.
Pouquíssimos estudos científicos examinaram a relação entre a temperatura e o aparecimento de hemorroidas. Uma pesquisa feita no Centro de Endoscopia e Proctologia de Berlim, na Alemanha, em 2009 investigou vários fatores possíveis para a doença, inclusive o ato de se sentar em superfícies frias.
No estudo, um grupo sofria de hemorroidas externas que estavam enrijecidas e bastante doloridas. O outro grupo estava saudável.
Ao analisarem uma série de variáveis, como carregar muito peso, tossir, espirrar, comer alimentos apimentados ou usar lenços umedecidos para fazer a higiene pessoal, os cientistas não encontraram provas de que esses atos fizessem alguma diferença na propensão de uma pessoa às hemorroidas. Nem mesmo sentar-se em uma superfície fria.

A verdade sobre ler no banheiro.

Qualquer situação que aumente a congestão na pelve, como a gravidez, pode piorar as hemorroidas.
A constipação provoca uma pressão sobre as veias e pode levar o paciente a fazer tanta força para evacuar que as hemorroidas acabam saindo do ânus, o que pode causar fortes dores.
Mas temos uma boa notícia: existem provas de como evitar o surgimento do problema.
O estudo feito na Alemanha descobriu que as pessoas que tomam banho frequentemente têm menos tendência a desenvolver uma crise de hemorroidas, enquanto aquelas que usam muita força ao ir ao banheiro têm mais riscos.
Portanto, tudo o que ajudar a evitar o chamado "intestino preso" pode contribuir para espantar o problema das hemorroidas: aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras (como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e castanhas), manter um peso saudável, praticar exercícios físicos e beber bastante água.
Também é importante ir ao banheiro assim que a vontade vier, em vez de esperar.
O que nos leva a um último mito. Ou melhor, uma verdade: ler no banheiro não é uma boa ideia. Os estudos sugerem que o hábito pode incentivar as pessoas a passar mais tempo forçando a evacuação, sem se darem conta.


  IDOSO TEM DIREITO SIM SENHOR!
O Código de Defesa do Consumidor prevê proteção adicional nas relações de consumo para os brasileiros com idade a partir de 60 anos. Com a entrada em vigor do Estatuto do Idoso, em 2003, essas pessoas receberam atenção especial, com a inclusão de mais benefícios. Apesar de a legislação ter mais de uma década, muita gente desconhece pontos importantes da lei, que podem facilitar suas vidas.
 Prioridade em atendimento.
O Estatuto do Idoso garante a prioridade do idoso ao atendimento preferencial numa série de serviços públicos e privados. Esse direito, que deveria ser básico, no entanto, tem dificuldade de ser cumprido até mesmo pelo governos. É comum ainda ver os idosos passarem a noite na frente de postos de saúde, hospitais ou da previdência social.  
 Descontos em ingressos.
O idoso tem direito a 50% de desconto nos ingressos em eventos esportivos, culturais, artísticos e de lazer. A lei não especifica tipos de assentos ou preferência de localização. Em vista disso, o consumidor com mais de 60 anos pode escolher o lugar que deseja e pagar metade do preço, independentemente de sua localização. Para obter o desconto, basta apresentar um documento que comprove a idade.
 Transporte.
O idoso, com idade igual ou superior a 65 anos, pode viajar de graça em ônibus urbanos municipais. As empresas devem reservar 10% dos assentos para idosos. No transporte intermunicipal, está previsto duas vagas gratuitas por veículo para idosos com renda até dois salários-mínimos.  
Assistência ao idoso.
As entidades de atendimento ao idoso devem estar inscritas na Vigilância Sanitária e no Conselho da Pessoa idosa. O Estatuto do Idoso indica uma série de itens que as entidades precisam respeitar, como a criação de espaço para o recebimento de visitas e a obrigação de fornecer atividades educacionais, esportivas, culturais e de lazer. 
Imposto de Renda.
Em agosto de 2008, foi incluído entre os direitos do idoso, a prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda. Normalmente, as pessoas com idade acima de 60 anos recebem no primeiro lote.


 LIMÃO É PODEROSO.
A fruta pode ser azeda, mas traz muitos benefícios à saúde. Basta saber utilizar suas diversas propriedades.
Antioxidante, emagrecedor, cicatrizante, antibacteriano, antiviral, anti-inflamatório, anticancerígeno, anticolesterol, antidepressivo, ativador do sistema imunológico, desentupidor de artérias. Todas essas propriedades estão presentes em uma única fruta: o limão. Esses já seriam alguns (bons) motivos para ele integrar, diariamente, as refeições de todos os atletas. Para uma ajudinha extra no combate aos radicais livres produzidos com a carga de exercícios.
Os benefícios do limão são diversos e vêm da vitamina C, rica em polifenóis e carotenoides. E as suas propriedades não estão, apenas, no suco. A casca da fruta apresenta uma substância chamada d-limoneno, que tem alto teor de ácido cítrico e, com isso, ajuda a dissolver toxinas e gorduras. Dessa forma, o sangue é afinado, passa a circular melhor e a equilibrar o metabolismo. Por isso, a fruta é indicada em vários quadros de doenças, como problemas cardiovasculares, gripe, febre, infecções estomacais e varizes.
Vale lembrar que nada em excesso é saudável. Portanto, recomenda-se usufruir apenas duas unidades da fruta por dia. Além disso, cuidado quando espremer um limão, pois a pele em contato com a ele e exposta ao sol pode gerar manchas na pele.
Outras vantagens do limão:
- Combate a elevação do ácido úrico;
- Aumenta a absorção de cálcio, magnésio e vitamina D;
- Melhora o sistema imunológico: devido à combinação da vitamina C e ácido cítrico, que combate os radicais livres e aumenta nossa resistência;
- Desintoxica o fígado e a vesícula;
- Pessoas com problemas cardiovasculares, deveriam usar limão todos os dias, pois ele ajuda a desobstruir os vasos sanguíneos;
- Contém fibras, como a pectina, que auxilia na saúde intestinal;
- Estimula a produção de bile.

000

Nenhum comentário:

Postar um comentário