segunda-feira, 30 de março de 2015

Por Alfredo Brites




CHOCOLATE






Além de gostoso, o chocolate traz muitos benefícios à saúde: ajuda a abaixar a pressão sanguínea, controlar o colesterol, reduzir os riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e melhora a memória.
Pesquisadores da Universidade de Gana afirmaram ter encontrado uma maneira de fabricar um chocolate com mais nutrientes, sem alterar seu sabor. De acordo com eles, duas pequenas mudanças no processo que transforma o cacau em chocolate preservam os polifenois, antioxidantes presentes na fruta e associados a benefícios cardiovasculares, mas que são perdidos durante a etapa de torrefação da semente do cacau.
A primeira alteração foi armazenar a fruta por alguns dias, antes de as sementes serem retiradas para fermentação. Para determinar qual seria o melhor período de armazenamento, os cientistas realizaram um experimento. Trezentas frutas foram divididas em quatro grupos: guardadas por nenhum, três, sete ou dez dias. Os pesquisadores descobriram que as unidades guardadas por uma semana apresentaram a maior concentração de antioxidantes após a torrefação.
A segunda mudança aconteceu na torrefação. No processo atual, as sementes são torradas por 10 a 20 minutos, a uma temperatura que varia entre 120 e 130 graus Celsius. Os pesquisadores descobriram que torrá-las por mais tempo - 45 minutos - e a uma temperatura mais baixa - 116 graus Celsius - preserva uma quantidade maior de polifenois.
Os resultados foram apresentados durante o Encontro e Exposição Anual da Sociedade Americana de Química.

ALIMENTAÇÃO NA GRAVIDEZ

 BBC World Service
Em todo o mundo, mulheres grávidas são bombardeadas com opiniões sobre o que comer e o que não devem nem chegar perto.
Na Coréia, as grávidas são aconselhadas a tomar uma sopa de algas marinhas. Na África do Sul, uma mistura de ervas chamada Isilabezo, que pode incluir desde margaridas a urina de animais. No Irã, suco de romã.
Se queijo cremoso e carnes curadas são mesmo altamente proibidos durante a gestação, como as grávidas italianas se esbaldam com prosciuttos e as francesas não abandonam o camembert?

Ciência + superstição

Mas algumas tradições ou conselhos muitas vezes ganham "roupagens" que parecem mais mágicas do que medicina. Em locais como no interior da Nigéria, acredita-se que comer caracol pode deixar o bebê preguiçoso.
No Brasil, muitos acreditam que se a mulher não comer o que tem vontade, o bebê pode nascer com uma marca semelhante ao alimento que a mãe acabou não comendo.
Uma outra crença que existe por aqui é a de que canela é perigoso para grávidas e que o chá do produto é abortivo.
No Brasil, muitos acreditam que chá de canela tem características abortivas e por isso deve ser evitado na gravidez
No México, há uma tradição que diz que uma mãe que come ovo durante a gestação tem bebês que cheiram mal.
Na Tanzânia, as grávidas muitas vezes não comem carne, temendo que o bebê possa nascer com características dos animais consumidos.
CRUZAR OS DEDOS ELIMINA A DOR
 BBC
O simples ato de cruzar os dedos pode afetar a sensação de dor, revelou um estudo publicado no periódico Current Biology. De acordo com os pesquisadores, a sensação é influenciada pela maneira como as diferentes fontes da dor interagem entre si.
Cientistas do Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade Global de Londres utilizaram um experimento chamado "thermal grill illusion". Por meio deste teste, outros pesquisadores demonstraram no passado que, se uma pessoa receber simultaneamente um estímulo de temperatura quente nos dedos indicador e anular e fria no médio, o indivíduo terá percepção de ardor no dedo médio.
Isso acontece porque a sensação de queimação que os dedos indicador e anular enviam ao cérebro bloqueia a atividade que normalmente seria desencadeada pelo estímulo frio no médio.
Dedos cruzados - No presente estudo, cientistas fizeram pequenas variações no teste ao mudar a disposição espacial entre os dedos, e tiveram resultados diferentes. Quando o dedo médio foi cruzado sobre o indicador, a sensação de ardor foi reduzida.
Em outra variação do experimento, o frio foi aplicado sobre o dedo indicador e o calor sobre os outros dois. Neste caso, o ardor aumentou quando os dedos médio e indicador foram cruzados.
Para os pesquisadores, o cérebro usa a disposição espacial dos três diferentes estímulos para produzir a sensação de ardor em um único dedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário