terça-feira, 31 de março de 2015

Por Alfredo Brites



 
Alimentação saudável
  terra
 De acordo com o Inca ( Instituto Nacional do Câncer ), de 3 a 4 milhões de casos poderiam ser evitados no mundo apenas com mudança na alimentação.
Confira abaixo 12 recomendações do Inca- Instituto Nacional do Câncer- sobre alimentação, nutrição, atividade física para prevenção de câncer.
1)  Manter o peso corporal adequado é uma das principais formas de prevenir o câncer.
2) Experimente atividades físicas como parte da rotina diária, começando por aquelas que lhe deem prazer, como caminhar, andar de bicicleta, dançar, nadar, dentre tantas outras. Quanto mais se movimenta o corpo, mais protegido estará contra o câncer!
3) Frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, sementes e castanhas protegem contra o câncer, fortalecendo nosso sistema imunológico e ajudando a regularizar o funcionamento do intestino. Faça deles a base da sua alimentação!
4) Procure diminuir os alimentos e bebidas com alto teor calórico, do tipo fast-food e industrializados, pois eles promovem excesso de peso e obesidade que aumentam a chance de desenvolver câncer.
5) Carnes vermelhas como de boi, porco, cordeiro e cabra podem causar câncer se consumidos em grande quantidade. Portanto, o seu consumo deve ser limitado a menos de 500 g por semana.
6) As carnes (brancas e vermelhas) fritas, grelhadas, defumadas ou preparadas como churrasco podem aumentar a chance de desenvolver câncer. As melhores formas de preparo das carnes são assadas, cozidas e ensopadas.
7) O excesso de sal e alimentos com conservantes, como carnes salgadas e defumadas, alimentos industrializados prontos para consumo e frios à base de carne (ex. mortadelas, presuntos, peito de peru, salsichas e linguiças) devem ser evitados.
8) Bebidas alcoólicas favorecem a formação de câncer, por isso é recomendado que não sejam consumidas.
9) O uso de suplementos alimentares, como cápsulas com vitaminas e minerais, sem recomendação profissional pode ser perigoso para a saúde. Para a população em geral, uma alimentação saudável é suficiente para proteger contra o câncer.
10) O consumo frequente de adoçantes artificiais adicionados a bebidas e alimentos ou presentes em produtos light , diet ou zero, pode causar algumas doenças como o câncer.
11) Os agrotóxicos utilizados na produção da maioria dos alimentos no Brasil causam danos à saúde do produtor rural e do consumidor. Sempre que possível, dê preferência aos alimentos orgânicos!
12) Amamentação protege as mães do câncer de mama e os bebês do sobrepeso e da obesidade. A criança deve receber somente o leite materno até os 6 meses. A partir de então deve receber a alimentação complementar saudável mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.
doenças crônicas mais comuns no Brasil
terra
Em 2013 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, divulgou os resultados da primeira edição da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em convênio com o Ministério da Saúde.
De acordo com o documento, elas têm forte ligação com fatores de risco, como o consumo abusivo de álcool, o excesso de peso, os níveis elevados de colesterol, o tabagismo, o baixo consumo de frutas e verduras e o sedentarismo, o que, inclusive, já foi demonstrado por diversos estudos científicos.
Hipertensão arterial
Conhecida também como pressão alta, ela á um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e é considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A proporção de indivíduos maiores de 18 anos que relataram ter recebido esse diagnóstico durante a pesquisa foi de 21,4%, o que corresponde a 31,3 milhões de pessoas.
Diabetes
Trata-se de um transtorno metabólico provocado por hiperglicemia, em outras palavras, o excesso de açúcar no sangue, que acontece quando a insulina, hormônio responsável pela entrada da glicose nas células, é insuficiente (diabetes do tipo 1) ou tem sua ação dificultada pelo excesso de peso (diabetes do tipo 2). A Pesquisa Nacional de saúde estimou que 6,2% da população acima de 18 anos de idade ou mais sofrem com o problema, o equivalente a 9,1 milhões de pessoas.
Colesterol alto
Provocado principalmente por causa do consumo exagerado de gorduras, esse problema aumenta o risco do surgimento de doenças cardiovasculares. O levantamento apontou que 12,5% dos brasileiros maiores de idade, porcentagem que corresponde a 18,4 milhões de pessoas, já receberam o diagnóstico desse mal.
Acidente vascular cerebral
Essa é uma das principais causas de mortes e incapacidade no mundo e é caracterizado por um entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando dor de cabeça, perda de visão, instabilidade e paralisia, entre outros sintomas. De acordo com o levantamento feito pelo IBGE, 1,5% dos brasileiros maiores de idade, o que corresponde a 2,2 milhões de pessoas, referiu diagnóstico desse problema, que também é conhecido como AVC e derrame.
Depressão
É um distúrbio afetivo que tem como principal sintoma a tristeza profunda e prolongada, muitas vezes sem causa aparente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão é o principal item na carga global de doenças do mundo. Por aqui a estimativa é que ela acometa 7,6% das pessoas com 18 anos ou mais, o que representa 11,2 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário