segunda-feira, 23 de março de 2015

Por Alfredo Brites



 
        GOLPES COMUNS NA INTERNET.
Muitos já receberam ou conhecem alguém que recebeu um telefonema de uma pessoa que alega ser do Departamento de Suporte da Microsoft afirmando que detectou uma falha de segurança no computador do usuário.
"Os fraudadores usam o nome de companhias importantes para cometer seus crimes porque, desta forma, o contato que estabelecem parece mais legítimo", explicou em sua página da web a Action Fraud, uma organização britânica que tenta evitar crimes virtuais.
Os fraudadores online também usam e-mails e páginas da web para convencer usuários a baixarem programas ou clicarem em algum link.
"Foi detectado que muitas organizações criminosas que se dedicam ao phishing estão no Brasil. E entre os países que lideram a lista de emissores de spam estão vários asiáticos, seguidos pelos Estados Unidos e Rússia. O número de afetados é maior nos países em que existe pouca educação em informática", afirmou o especialista.

Como se proteger

  • As empresas não fazem telefonemas se oferecendo para consertar um computador, sem que houvesse solicitação do usuário neste sentido. Se receber esta chamada, considere-a suspeita e não dê nenhuma informação.
  • As companhias também não enviam informações sobre atualizações de segurança a não ser que o usuário tenha pedido para recebê-las. Se não é este o caso, não abra a mensagem.
  • A Microsoft não pede dados de cartão de crédito para validar cópias do Windows. Se estes dados forem pedidos, não forneça.
  • Se alguém ligar para oferecer algo, pergunte se há algum custo. Se a resposta for afirmativa, desligue o telefone.
  • Nunca dê o controle do computador a uma terceira pessoa, ao não ser que você tenha certeza absoluta de que é seguro e que a pessoa representa uma empresa.
"Os cibercriminosos não são particularmente conhecidos por sua gramática e correção ortográfica. As organizações profissionais têm funcionários que revisam as mensagens enviadas aos usuários para verificar se não há erros", explica a empresa em seu site.
Os links enviados por estes e-mails são sempre perigosos. Uma forma de verificar se é fraudulento é colocar o mouse em cima do link, mas SEM clicar.
Desta forma é possível descobrir qual é o endereço verdadeiro. Se aparecer uma série de números, está claro que não há ligação com a empresa que supostamente enviou a mensagem.
 
Mulher que dorme mais faz mais sexo.
 IG
A cada hora adicional de sono, a possibilidade de uma mulher transar no dia seguinte aumenta em 14%, segundo um estudo americano. 
 Quando pensamos nas qualidades de uma mulher, raramente “dorminhoca” entra na lista. Pelo contrário, isso costuma ser visto como um defeito, na verdade.
Mas a ciência provou que as preguiçosas têm uma grande vantagem: elas fazem mais sexo. Pois é.
Pesquisadores da Universidade de Michigan passaram 2 semanas analisando os hábitos de sono e sexo de 171 mulheres jovens.
E o que eles descobriram? A cada hora adicional dormida, a chance delas transarem no dia seguinte aumentava em 14%.
Além do desejo, elas também apresentaram níveis de excitação maiores.
“Então para não ter problemas no quarto, o casal deve tomar cuidado para não dormir pouco”, disse David Kalmbach, o líder da pesquisa.
A próxima vez que você reclamar que sua namorada dorme demais, lembre-se disso e dê graças a Deus por ela ser dorminhoca.

PARIS E BRASIL
BBC Brasil
As editoras brasileiras apostam no Salão do Livro de Paris de 2015 – no qual o Brasil é o convidado de honra – como forma de amenizar os efeitos da crise no mercado nacional, agravada pela redução das compras governamentais, que totalizam quase um terço das receitas do setor.
A 35ª edição do Salão do Livro de Paris abriu as portas ao público nesta última sexta-feira. O Brasil participa com 43 autores.
Além de representar uma "grande oportunidade" para divulgar a literatura brasileira no exterior, o salão também "possibilita um aumento nas vendas de títulos e de direitos autorais na França, aquecendo o mercado nacional", afirma Karine Pansa, diretora da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e membro do comitê que organizou a participação do Brasil no evento.
Fato inédito até recentemente, o Brasil também passou a exportar direitos autorais. "Antes éramos apenas compradores. Agora já podemos dizer que vendemos também direitos autorais", disse Pansa à BBC Brasil.
A França já é o terceiro maior comprador de livros do Brasil e também possui um dos maiores mercados literários do mundo.
Segundo dados da Fundação Biblioteca Nacional, desde 2009, 95 títulos brasileiros foram traduzidos para o francês por meio da bolsa de apoio à tradução. Em 2014, foram 21 títulos. Muitas das cerca de 30 traduções publicadas por ocasião do salão receberam o apoio desse programa.
Entre os escritores que participam do salão parisiense há nomes famosos como Paulo Coelho, Milton Hatoum, Nélida Piñon, Ana Maria Machado e Luiz Ruffato, e autores da nova geração, como Michel Laub, Daniel Galera e Fernanda Torres.












Nenhum comentário:

Postar um comentário