segunda-feira, 16 de março de 2015

Por Alfredo Brites





      BARBA JÁ ERA!
 Depois de virar tendência nos últimos anos, a era dos barbudos pode estar com os dias contados em 2015. Nos últimos tapetes vermelhos, alguns atores que chegaram a aderir à moda dos pelos faciais começaram a nadar contra a corrente e surpreenderam os fãs ao aparecerem de rosto liso. Os atores Bradley Cooper, Bruno Gagliasso e, o mais radical de todos, Jared Leto, deixaram a barba para trás e resolveram mudar o visual.
A mania de deixar a barba cresceu tanto que já é quase encarada como uma regra – e essa moda pode ter atingido o seu pico. Uma pesquisa da Universidade de New South Wales, em que foram entrevistadas 1.453 mulheres e 213 homens, apontou que quanto mais rostos barbados as pessoas veem, mais elas acham atraentes os rostos lisos. O efeito é o mesmo quando a situação é o contrário: quanto mais rostos lisos elas veem, mais elas acham os barbudos atraentes.
A questão é que, de cerca de três anos para cá, grande parte dos homens seguiu a tendência de deixar a barba crescer. E talvez essa seja a hora de fazer como os atores de Hollywood e mudar o visual.
Para ajudar quem deseja se barbear a fazer o processo corretamente, o dermatologista, em parceria com a Gillette, criou o “Guia da Pele Sensível Masculina”. Veja o passo a passo para um barbear perfeito que eles criaram:
1 – “Amoleça os pelos com vapor da água do banho ou colocando uma toalha molhada com água morna no rosto (isso vai facilitar o corte e evitar possíveis traumas na pele).”
2 – “Aplique a espuma ou o gel de barbear sobre o rosto. O produto é fundamental para facilitar o deslizamento da lâmina e proteger a pele contra irritações.”
3 – “Raspe no sentido de crescimento do pelo – no sentido contrário, há mais chance de causar traumas no folículo piloso (e consequentemente, foliculite).”
4 - "Passar loção pós barba" - "Possui propriedades que não irrita a pele, ação anti-inflamatória e antimicrobióticas, além de vitamina E, sem contar que ele não contém álcool.
Além de seguir este passo a passo, o homem deve se lembrar que outros fatores também influenciam na irritação da pele, entre eles o banho com água muito quente, o excesso de suor, climas extremos, o uso de ácidos para tratamentos dermatológicos e, o maior inimigo de todos, os raios ultravioleta. Portanto, o médico indica um bom hidratante para manter a pele saudável e, claro, protetor solar sempre.

GENTIL É UM MACHISTA DISFARÇADO.
Em uma experiência com 27 homens e mulheres que não se conheciam, Judith aplicou um jogo de perguntas e respostas para que eles interagissem e, assim, fosse possível analisar suas atitudes. Os homens, que tinham entre 18 e 22 anos, preencheram, também, um questionário sobre ações consideradas sexistas.  
Entre as alternativas avaliadas pelos participantes, constavam da lista que as mulheres "tendem a exagerar sobre os problemas do trabalho" e "acreditar que devem ser as primeiras resgatadas em um naufrágio". 
Por mais que a sociedade tenha se transformado e evoluído, alguns conceitos demoram a desaparecer. Ideias machistas ainda estão por toda a parte e muitas pessoas as reproduzem, sem nem se dar conta disso. "O comportamento feminino e o masculino são construções históricas, culturais e sociais. E leva muito tempo para modificarmos essas concepções de forma definitiva", diz a historiadora e socióloga Rosana Schwartz, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Alguns pensamentos podem parecer inofensivos, mas, se analisarmos com cautela, veremos que não correspondem mais à realidade e, por isso mesmo, devem ser superados.
Os enquadrados como "sexistas disfarçados" foram mais sorridentes e pacientes durante o contato com as participantes do estudo. 
A pesquisa diz, ainda, que os costumes classificados como sexistas "disfarçados" podem ser bem-intencionados, mas que não deixam de ser prejudiciais. "Homens sexistas benevolentes apreciam as mulheres e estão dispostos a sacrificar-se por elas. Os críticos da teoria argumentam que não há nada de errado com homens que querem proteger as mulheres. "Para elas, isso é importante. Devemos aceitar e não procurar motivos para acabar com o que é plausível", declara Jill Kirby, escritor de política social, ao "Daily Mail".

6 passos do flerte
Mulheres não param de reclamar sobre o assédio que sofrem nas ruas. E não é para menos. Imagine ser abordado por estranhos de forma invasiva ou até agressiva todos os dias, várias vezes por dia, ao sair por aí. Realmente um elogio ou brincadeirinha perdem totalmente a graça nessas situações.
Em meio a tantas queixas, os homens também andam reclamando de se sentirem perdidos sobre como agir diante das garotas. No Brasil, é muito raro elas tomarem iniciativa no flerte. Depende muito mais dos garotos fazerem alguma coisa para algo acontecer. Para eles, vale a pena arriscar.
Exercite as 6 etapas do flerte a seguir e comece a se dar bem com as mulheres.
1# Dispense o fiu-fiu
Ela provavelmente já ouviu tantas vezes por aí que é bonita, não precisa de outro estranho aleatório para lembrar. Se a achou atraente, encare-a de longe a fim de ver sua abertura a um contato. Caso a menina feche a cara quando notar que está sendo olhada, melhor nem tentar.
2# Contato olho no olho
Se ela olhar e sorrir, provavelmente está esperando que você tente o approach. Já quando a garota apenas baixa o rosto, embaraçada, pode ser que esteja sem graça de retribuir o olhar – o que não quer dizer que necessariamente se incomode com ele. Se ela estiver dançando, tente puxá-la para dançar com você.
3# Observe o que ela está fazendo
A melhor forma de puxar assunto é falar sobre algo que está rolando no momento. Seja sutil. Não chegue perguntando nada muito íntimo. Aborde algum assunto que tenha a ver com a situação, sem cair no chavão “Você vem sempre aqui?” Perguntar das tatuagens para ter desculpa para olhar seu corpo provavelmente vai fazê-la te achar sem criatividade. Ser engraçado é sempre bom, mas aquelas abordagens muito ensaiadas costumam constranger. Melhor optar pela espontaneidade.
4# Aproxime-se aos poucos
Respeite o espaço entre vocês, a princípio. Porém, quando ela estiver mais aberta, vale a pena tomar iniciativa de chegar mais perto, de forma a deixá-la sentir seu cheiro e tê-la ao alcance das suas mãos. Continue a observar seus gostos, seus interesses e converse sobre eles. Note se ela não se afasta – pode ser que esteja mesmo disposta a um contato maior.
5# Toque-a quando estiverem mais íntimos
Espere até adquirir intimidade antes de encostar em sua pele, pegar seu cabelo. Se sua mão no corpo dela não parecer incomodar, então seus lábios talvez sejam bem-vindos na boca da garota.
6# Dê-lhe um beijo
Caso a garota faça o tipo encabulada, será preciso buscar sua boca para rolar o primeiro beijo. Mas por que pressa? Sinta antes o calorzinho do seu corpo, acaricie seu rosto. Tente deixá-la com vontade de sentir seu gosto. Tanta dedicação costuma compensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário