sábado, 7 de fevereiro de 2015

Por Alfredo Brites



 
 cachaça ou uísque
Agência Fapesp
Uma cachaça com pureza equivalente a de um uísque 12 anos foi produzida pela USP (Universidade de São Paulo), em Sorocaba (99 km de São Paulo), com apoio de uma destilaria montada dentro de um laboratório.
Para chegar ao nível da requintada bebida, a cachaça passou por um processo de dupla destilação e foi envelhecida por dois anos em tonéis novos de carvalho importados da França.
A cachaça 'premium' foi desenvolvida no Laboratório de Tecnologia e Qualidade da Cachaça, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), situada no campus de Piracicaba (SP), fruto de análise do doutorado da engenheira agrônoma Aline Marques Bortoletto.
Os pesquisadores não informaram se vão comercializar a bebida, mas vislumbram um mercado para ela no país.
De acordo com o engenheiro agrônomo André Ricardo Alcarde, coordenador do projeto, a madeira libera uma série de compostos durante o envelhecimento que melhoram as características sensoriais da bebida.
Ao passo que a dupla destilação ajuda a eliminar compostos indesejáveis, como o cobre, alguns aldeídos que podem causar dor de cabeça e o carbamato de etila --substância potencialmente cancerígena -- além de ácidos que causam a sensação de "garganta arranhada".
"Com a dupla destilação, conseguimos eliminar quase 99% do carbamato de etila. O líquido fica muito mais puro, com teor acertado de álcool e menos prejudicial à saúde pública", afirmou o engenheiro agrônomo Ricardo Alcarde à Agência Fapesp.
O objetivo do estudo foi avaliar qual seria o resultado da cachaça envelhecida em tonéis novos de carvalho, "o que não é feito no Brasil", segundo o pesquisador.



 O governo divulgou  os feriados nacionais e pontos facultativos de 2015. Ao todo, são 16 datas, mas como 1º de janeiro já passou, ainda são 15 datas de folgas que os brasileiros têm pela frente. Dessas, seis são pontos facultativos e as outras oito são feriados nacionais.
As datas foram publicadas no "Diário Oficial da União". Este ano, ao contrário do ano passado, apenas um feriado cai em dia de fim de semana, 15 de novembro, que será num domingo. Veja lista completa abaixo:
1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional), quinta-feira
16 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo), segunda-feira
17 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo), terça-feira
18 de fevereiro: Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas), quarta-feira
3 de abril: Sexta-Feira da Paixão (feriado nacional), sexta-feira
21 de abril: Tiradentes (feriado nacional), terça-feira
1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional), sexta-feira
4 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo), quinta-feira
7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional), segunda-feira
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil (feriado nacional), segunda-feira
30 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo), sexta-feira
2 de novembro: Finados (feriado nacional), segunda-feira
15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional), domingo
24 de dezembro: véspera de Natal (ponto facultativo após as 14 horas), quinta-feira
25 de dezembro: Natal (feriado nacional), sexta-feira
31 de dezembro: véspera de Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas), quinta-feira.
                                        Lubrificantes oculares
 
Lubrificantes usados nos olhos passaram a ser considerados medicamentos. É o que determina Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no Diário Oficial da União. A norma reclassifica lágrimas artificiais e lubrificantes oculares da categoria "produtos para a saúde" para a de "medicamentos específicos".
O medicamento continuará sendo vendido sem a necessidade de apresentação da receita médica. A mudança é devida a utilidade terapêutica destes produtos.
Os pedidos de registro em avaliação na Anvisa com o enquadramento antigo continuam o processo normalmente, mas novos pedidos relativos às lágrimas artificiais ou lubrificantes oculares só serão avaliados se apresentados na nova categoria.
Para os produtos que estão no mercado, a norma prevê uma regra de transição que varia de acordo com o tempo que falta para o vencimento do registro. A mudança pode acontecer em até dois anos.
As empresas que não solicitarem novo registro no prazo determinado terão a permissão de venda cancelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário