segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Por Alfredo Brites



 

Facebook “Pós-morte”
                                
Segundo o jornal americano The Wall Street Journal, o usuário da rede social poderá selecionar alguém de sua família para gerenciar alguns aspectos na conta.
Antes o Facebook “congelava” a conta de uma pessoa ao saber de sua morte. Isso deixava os herdeiros e familiares irritados com a rede social, pois eles queriam mudar e acessar as informações e fazer as devidas homenagens na rede.
No novo formato, as pessoas selecionadas poderão criar um legado para seu familiar ao baixar arquivos com posts e fotos do usuário falecido. No entanto, o familiar não poderá alterar mensagens publicadas anteriormente.
Para os brasileiros na rede social, a opção ainda não foi adicionada. Na versão para americanos ela já está disponível em inglês. Para acessar basta clicar em “Settings”, “Security” e “Legacy Contant” – no Brasil, quando lançado, os passos devem ser similares ao entrar em “Configurações”, “Segurança” e “Contato de Legado”.
Além desta opção, um “tutor digital” designado por testamento também pode assumir o perfil no Facebook, mesmo sem ter sido pelo usuário morto.


constipação
  

Ir ao banheiro menos de três vezes por semana é sinal de constipação, conhecida como prisão de ventre. O problema é caracterizado não só pelo baixo número de evacuações, mas pela consistência endurecida das fezes e pelo esforço necessário para evacuar. A constipação é mais comum em mulheres, uma vez que os hormônios femininos dificultam o trânsito intestinal, e em idosos, pois os músculos intestinais não funcionam a pleno vapor.
“A constipação pode ser um sintoma de doenças como hipertireoidismo, diabetes, esclerose múltipla e Parkinson”, afirma Paulo Corsi, gastroenterologista do Hospital Samaritano, em São Paulo. Por isso, quando uma pessoa sem histórico de prisão de ventre passa a sofrer do problema, é preciso procurar um médico.
Complicações — Caso não seja tratada, a prisão de ventre pode desencadear hemorróidas e diverticulite, uma inflamação no intestino grosso. “Alguns estudos indicam ainda que há uma maior incidência de tumores intestinais em pacientes constipados”, diz Guilherme Andrade, gastroenterologista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.
O tratamento da prisão de ventre começa com mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida. Fibras industrializadas, vendidas em farmácias, completam o tratamento. Laxantes e supositórios só devem ser utilizados quando as primeiras medidas não surtem efeito. Contudo, segundo a gastroenterologista Maira Marzinotto, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, o problema do uso de laxantes é que muitas pessoas preferem tomar o medicamento a mudar o estilo de vida. 
Estratégias para combater a prisão de ventre: controlar o stress- conversar com o médico antes de tomar qualquer remédio-comer fibras- berber bastante água -fazer atividade física-não abusar dos laxantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário