domingo, 15 de fevereiro de 2015

Por Alfredo Brites










crédito AFP
 -Comentário: penso que a sua santidade o Papa é um homem realmente iluminado, pois há muito tenho analisado o sermão dos padres das igrejas que frequento e confesso são horríveis. Já me disseram aproveite o mínimo de conteúdo do que ele  fala e faça uma grande projeção de reflexão, mas isso é muito duro, agora a sua santidade deu um toque diria um ALERTA de que os padres precisam melhorar e muito, são tão vazios, sem sentido, divagam e pensam que ali presente  na igreja não tem pessoas analíticas- não criticas- que querem ouvir o sermão adaptado para uma conversa confortável para os nossos corações e obviamente nossa alma, falei e pronto!
Sermões devem ser 'claros, breves e atraentes', diz Vaticano.
Um padre católico que pronunciar um sermão não deverá a partir de agora dar uma aula de erudição, contar sua história pessoal ou "distorcer os textos" para impor seus preconceitos, recomenda uma diretiva para sacerdotes em todo o mundo.

Intitulado "Diretriz sobre a Homilia" (sermão), este documento de 117 páginas responde a uma prioridade do papa Francisco, que em 2013 ressaltou a importância de um conteúdo claro, breve e atraente, em linguagem susceptível de ser compreendida, e que deve confortar os fiéis, e não afligi-los.

"Para se tornar um bom pregador, não é necessário ser um grande orador", reafirma esta longa carta, ressaltando que "Moisés sofria com dificuldades de expressão, Jeremias se considerava muito jovem e Paulo sentia temor e tremor". "A voz de trovão e gestos teatrais devem dar lugar ao uso adequado da voz e gestos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário