quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Por Alfredo Brites


Olhos tatuados










  
O homem que primeiro experimentou injetar tinta em um globo ocular é um tatuador norte-americano que atende pelo nome de Luna Cobra. Longe de expressar maldade, o objetivo inicial era de se parecer com os personagens de olhos azuis do cultuado filme de ficção científica "Dune".
"Havia uma convenção de tatuadores no Canadá e um velho amigo tinha usado o Photoshop para criar uma imagem em que substituía o branco dos olhos por azul, como em Dune. Eu disse a ele: 'Acho que posso fazer isso de verdade.'"
No dia seguinte, Luna Cobra praticou em três corajosos voluntários.
O tatuador diz ter feito isso em centenas de pessoas - em azul, verde, vermelho e preto - de Singapura e Sydney a Londres e EUA.
Oftalmologistas, porém, alertam sobre o risco de danos aos olhos, e até mesmo a perda da visão.
Luna Cobra sugere ainda que jovens esperem até que tenham um trabalho antes de tatuar o globo ocular de preto, porque senão jamais serão contratados.

Mario de Andrade

O escritor será homenageado, nos 70 ano de sua morte na Feira Literária Internacional de Paraty(Flip) 2015 que acontece dos dias 1 a 5 de julho.
Mário nasceu em 1893 na rua Aurora, no centro de São Paulo. Filho de uma família humilde, embora culta, não contou com os mesmos privilégios que seus companheiros de geração. Não era rico como Oswald de Andrade, herdeiro de uma família tradicional. Pela vida toda, exerceu atividades paralelas a de escritor e pesquisador.
Foi poeta, romancista, crítico musical, gestor público, folclorista, agitador cultural.   Autor de livros como Macunaíma – o herói sem nenhum caráter, discutiu questões importantes para a cultura nacional, composta por influências tão distintas e pelo embate do novo – e estrangeiro – com o tradicional.

Ao longo de suas 12 edições, a Flip homenageou Millôr Fernandes, Vinicius de Moraes, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Graciliano Ramos.


 
Carteira Digital
 
A fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul já esta  emitido as carteiras de trabalho em formato digital, a nova CTPS é emitida por meio de um Sistema Informatizado que impede as emissões em duplicidade e forma um banco de dados do trabalhador que contém informações da qualificação civil do cidadão e outros complementos como: endereço, número do CPF, do título de eleitor, da CNH, fotografia, impressão digital e assinatura digitalizada, além da numeração do NIS/PIS.
Segundo a Funtrab, o prazo de entrega da CTPS informatizada é de até 15 dias úteis. Para emitir a 1º via da Carteira de Trabalho são necessários os documentos a seguir: CPF, RG ou certidão de nascimento, casamento ou reservista, e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário