quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Por Alfredo Brites



Uso do celular pode prejudicar fertilidade masculina.

 

O uso de telefones celulares durante mais de uma hora ao dia duplica o risco de redução da qualidade do esperma a níveis ínfimos para a procriação, segundo revelam os dados de um estudo realizado por especialistas israelenses.
A pesquisa, elaborada por uma equipe do Centro Médico Carmel e do instituto Technion de Haifa (norte do país), e publicada nesta semana pela revista científica digital Reproductive BioMedicine Online , evidencia a temida ligação que especialistas pensavam existir entre a infertilidade masculina e a prevalência do uso de telefones celulares.
A infertilidade masculina constitui de 30% a 40% dos casos em que um casal não pode procriar. Alguns estudos mostraram uma contínua piora na qualidade do sêmen desde o início do século XX, sendo um dos pontos analisados o impacto da radiação de frequência eletromagnética emitida pelos telefones celulares.
Os pesquisadores, liderados pelo médico Ariel Zilbertlicht, do Centro Médico Carmel, estudaram a relação entre as características do uso do celular e a qualidade do sêmen. Para isso foram analisadas as referências de 106 homens mediante o acesso a dados demográficos e como eles utilizavam o telefone, assim como a qualidade de seu esperma.
Os resultados revelam que a qualidade do sêmen foi reduzida a níveis que poderiam causar infertilidade entre os homens que costumam carregar seus celulares a meio metro ou menos da virilha.
Além disso, 47% dos que guardavam o aparelho nos bolsos de suas calças ao longo do dia apresentaram os mesmos níveis anormalmente baixos de concentração de sêmen de 11% da população masculina em geral.
Outro fator que influencia na concentração do esperma é falar pelo telefone celular durante mais de uma hora ao dia ou enquanto carrega a bateria do aparelho, o que duplica segundo o risco de baixa concentração de sêmen, de acordo com o estudo.
Os cientistas introduziram uma variável adicional e chegaram à conclusão de que falar enquanto o celular carrega e fumar contribui drasticamente para a má qualidade do esperma.
"Com os resultados do estudo, é recomendado (aos homens) que reduzam a duração das conversas e evitem portar o aparelho perto da virilha, dormir junto a ele, ou falar quando enquanto a bateria carrega e usar fones sempre que possível", afirmou Zilberlicht ao Canal 2 da televisão local.
Os pesquisadores apontam como conclusão que certos aspectos do uso dos celulares podem provocar efeitos adversos na concentração do esperma e que seria necessário pesquisar em estudos de maior envergadura o dano que este tipo de radiação pode causar à fertilidade masculina. 
EFE
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário