sábado, 9 de janeiro de 2016

Por Alfredo Brites



Organização americana reconhece duas novas raças de cachorro.



O terrier americano sem pelos (à esquerda) e o  sloughi, também conhecido como greyhound árabe. (Fotos: American Kennel Club) O terrier americano sem pelos (à esquerda) e o sloughi, também conhecido como greyhound árabe. (Fotos: American Kennel Club)

 

Duas novas raças foram reconhecida pela American Kennel Club (AKC), organização que coordena apresentações e competições entre cães nos Estados Unidos. O terrier americano sem pelos e o sloughi, conhecido como greyhound arábe, soma-se as 187 raças reconhecidas anteriores, somando 189 cachorros.  Entre os critérios para a inclusão de novas raças de cães na associação está ter centenas de animais da raça ao redor dos Estados Unidos.
O terrier americano sem pelos é um cachorro de porte pequeno a médio. Segundo a American Kennel Club, os antepassados deste cão foram criados para caçar animais, e hoje ele se destaca em atividades esportivas. A raça também é conhecida por causar menos reações alérgicas do que outras.


           Apostas da literatura em 2016.

 





Confira abaixo as previsões de destaques literários para 2016.
1. "Roberto Carlos Em Detalhes", de Paulo César de Araújo (Record)
Ainda sem data exata de lançamento, volta às livrarias a biografia do rei escrita por Paulo César de Araújo e recolhida das livrarias em 2007. Com a liberação das biografias pelo Supremo, em 2015, Paulo César começou a reescrever o livro censurado, incluindo fatos da vida do cantor nos últimos anos, desde que o primeiro livro saiu.
Quando: sem data
2. "A Ditadura Acabada", de Elio Gaspari (Intrínseca)
Depois dos quatro volumes nos quais tratou do surgimento da ditadura militar, sua radicalização, o início de sua abertura e seu declínio, o jornalista volta com um novo tomo. Dessa vez, Gaspari vai tratar do final do regime militar. Serão duas histórias: uma, sobre os últimos 14 meses do governo Geisel; outra, sobre o governo Figueiredo.
Quando: junho
3. "A História de um Novo Nome", de Elena Ferrante (Biblioteca Azul)
Sensação internacional, o segundo tomo da tetralogia napolitana, de Elena Ferrante, chega ao Brasil, contando a continuação da saga das amigas Elena e Lila. Em maio sai "Dias de abandono", também da autora, mas que não faz parte da série.
Quando: fevereiro
4. "Vozes de Chernobil", de Svetlana Ale (Companhia das Letras)
Chega ao Brasil o livro mais famoso da bielorrussa Svetlana Alexievich, ganhadora do Nobel de Literatura de 2015. Na obra, ela reconstrói com depoimentos a história do famoso acidente nuclear. No segundo semestre, será a vez de "War's Unwomanly Face" (o rosto pouco feminino da guerra).
Quando: março
5. "Carlos Lacerda", de Mário Magalhães (Companhia das Letras)
O novo livro de Mário Magalhães, autor da premiada biografia de Carlos Marighella. O novo trabalho vai contar os últimos 13 anos de Carlos Lacerda, de 1964 a 1977. Um dos protagonistas do Golpe de 1964, o político passou para a oposição poucos meses mais tarde. Magalhães já reuniu 4.000 páginas de documentos, antes sigilosos, das inteligências brasileira, americana e soviética. A obra ainda não tem título.
Quando: fim de 2016

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário