quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Por Alfredo Brites



O segredo para dormir bem? Dividir a cama com o animal de estimação.

 

Dividir a cama com animal de estimação pode ajudar pessoas que têm problemas para dormir a terem uma noite de sono melhor. De acordo com um novo estudo feito por cientistas da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, uma das instituições médicas mais respeitadas do mundo, o companheirismo dos pets faz com que os indivíduos se sintam mais seguros, satisfeitos e relaxados durante a noite.
Apesar de alguns dos participantes do estudo relatarem que os animais perturbam sua noite, com a respiração ruidosa ou movimentos durante a noite, os benefícios da presença dos animais são maiores que os malefícios. Os pesquisadores entrevistaram 150 pessoas que frequentam o Centro do Sono da Clínica e, entre eles, 49% têm animais de estimação. Nesse grupo, 20% disseram que os animais interrompem seu sono, enquanto para 41%, os animais são uma vantagem e os ajudam a dormir melhor.
De acordo com os depoimentos, a simples presença do animal no quarto traz a sensação de segurança e conforto que ajuda a ter noites de sono mais tranquilas.
"Alguns pacientes deliberadamente adquiriam um gato ou cachorro para ajudá-los a relaxar. Pessoas que dormem sozinhas frequentemente mencionaram a companhia benéfica de um pet no quarto ou na cama", afirmam os pesquisadores no estudo.
De acordo com os cientistas, o estudo pode orientar os médicos que pretendem ajudar seus pacientes a dormir melhor - perguntar sobre a presença dos animais nos quartos e sua influência nas noites de sono pode ajudar a combater problemas para dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário