segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Por Alfredo Brites



Uma a cada três pessoas no mundo não lava as mãos depois de ir ao banheiro.

 

A higiene é maior entre os brasileiros, que 73% indicaram que lavam as mãos sempre que saem do toalete.

Mais de 62 mil pessoas de 64 países foram entrevistadas sobre os hábitos de higiene no banheiro, e o resultado espantou os pesquisadores. Uma a cada três pessoas respondeu não ter o hábito automático de lavar as mãos com sabonete depois de usar o toalete. Isso quer dizer que 36% da população mundial não lava as mãos.
Do Brasil, o IBOPE Inteligência, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), ouviu mais de mil internautas, e as respostas foram mais higiênicas. Entre os brasileiros, 73% disseram lavar as mãos automaticamente depois de usar o banheiro, como um hábito totalmente integrado ao dia a dia.
Essa média foi confirmada entre os chineses e sul-coreanos, porém ao contrário: para 76% dos chineses e 60% dos sul-coreanos, lavar as mãos após ir ao banheiro não é um hábito automático.
Na Europa, a Holanda não tem boa fama. Segundo a pesquisa, 47% não lavam as mãos com frequência. Os mexicanos não estão muito atrás. Para 32% deles, lavar as mãos é só de vez em quando.
“Estima-se que 35% da população mundial não têm acesso a banheiros com condições seguras de higiene e talvez seja o motivo pelo qual um grande número de pessoas não lava as mãos com água e sabonete após irem ao banheiro. Isso acontece tanto por falta de estrutura, como por hábitos inadequados”, diz Jean-Marc Leger, presidente da WIN.
Os mais limpinhos
Na Arábia Saudita, 97% da população acredita que lavar as mãos depois do banheiro é uma regra. Próximo a eles, os gregos são os mais higiênicos da Europa, com 85% das pessoas lavando as mãos. Mais de 90% dos colombianos lavam as mãos, sendo os mais limpinhos das Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário