quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Por Alfredo Brites



Frases que pessoas inteligentes nunca falam.



Tudo o que falamos é passível de diversas interpretações. Por isso o jargão “não ponha palavras na minha boca” ficou tão conhecido: muitas vezes não é maldade, é apenas um mal entendido. Deslizes verbais ocorrem frequentemente porque dizemos coisas sem o conhecimento das implicações sutis que eles carregam.
A consultoria TalentSmart testou a inteligência emocional de mais de um milhão de pessoas nos Estados Unidos e descobriu que o que falta é saber o que realmente importa para as pessoas na hora de se comunicar com elas. Isso acontece porque as pessoas se concentram no que estão falando que deixam de planejar melhor o diálogo de acordo com as necessidades do outro.
A notícia boa é que para melhorar seu discurso basta ajustes simples que fazem toda diferença e trazem um retorno positivo nas relações com outras pessoas. Veja frases que você deve evitar:
“Você parece cansado.”
Em vez disso diga “Está tudo bem?”. A pessoa não achará que você está sendo rude e sim que está preocupado e se sentirá confortável para se abrir e compartilhar um possível problema.
”Pelo menos, eu nunca…”
Essa é uma maneira agressiva de desviar a atenção de um erro seu para um erro provavelmente irrelevante da outra pessoa. Apenas admita a culpa com um “Sinto muito”.
”Como você perdeu peso!”
Diga apenas “Você parece fantástico”. Não seria uma fala crítica e sim um elogio.
”Pelo menos, eu nunca…”
Essa é uma maneira agressiva de desviar a atenção de um erro seu para um erro provavelmente irrelevante da outra pessoa. Apenas admita a culpa com um “Sinto muito”.
”De qualquer maneira, você era muito bom para ela.”
Quando alguém rompe os laços com uma relação de qualquer tipo, pessoal ou profissional, este comentário implica que ele tem mau gosto e fez uma má escolha. Para fornecer apoio em tom de otimismo fale “Perda dela!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário